Busca

FATO SOCIAL E DIVISÃO DO TRABALHO
EMILE DURKHEIM

 
  • Sinopse do produto
  • Especificações do produto
  • Opinião sobre o produto
  • Tags do produto
  • Acesso Digital
A obra teórica de Durkheim ajudou e ajuda a demonstrar como se pode delimitar com nitidez o campo de atuação da sociologia e adotar métodos específicos de avaliação dos fenômenos sociais, diferenciando-a das demais ciências humanas.

Tendo como fonte duas obras clássicas de Émile Durkheim, As regras do método sociológico e Da divisão do trabalho social, este novo volume da coleção Ensaios Comentados reúne cinco textos indispensáveis para a compreensão do mundo atual.

Em "O que é fato social?", o autor comprova que os fatos sociais têm características especiais, que indicam a prevalência da sociedade sobre os indivíduos, como exterioridade, impessoalidade e objetividade. São, portanto, maneiras de ser, agir e pensar exteriores ao indivíduo, e, por isso mesmo, dotadas de poder coesivo e coercitivo.

Nos demais textos, o pensador francês distingue dois tipos de "solidariedade social" - a "mecânica" e a "orgânica" - e discorre sobre o predomínio dessa última nas sociedades modernas, uma vez que o aumento da divisão do trabalho modifica a estrutura social e fortalece a diferenciação de funções.

Durkheim também aponta situações em que a divisão do trabalho não produz solidariedade, e as denomina de "anomia". Porém, ele acredita que tais anomalias podem e devem ser corrigidas, o que estabeleceria o consenso social, combinando, assim, individualismo e diversidade moral.

Conhecer essas idéias fundamentais para a sociologia, esmiuçadas pela análise objetiva e consistente feita pelo professor Ricardo Musse, da Universidade de São Paulo, é descobrir a origem e o cerne dessa ciência.

Obrigado por avaliar este produto!

Dê uma nota para este produto Fechar




 
 

 

Não há comentários cadastrados para este produto.


Abaixo você confere as TAGs que os clientes mais associaram a este produto. Você também pode criar novas TAGs através da ferramenta "Minhas TAGs". Confira a política de publicação.

As TAGs mais comuns para este produto:
 
Minhas TAGs: (editar)
Buscar Produtos por TAGs:
Para criar múltiplas TAGs de uma só vez separe-as por vírgulas. (ex.:moderno, presente, aniversário...)
Minhas TAGs:
N


Deixe seu comentário

  Dê uma nota para este produto
   
 
  
 
Nome:   
E-mail:     
 
Comentário:   
 
 
Últimos produtos vistos (1)
Pág 1
Termos Pesquisados
Seções Visitadas
vertisDesenvolvimento