Busca

FATO SOCIAL E DIVISÃO DO TRABALHO
EMILE DURKHEIM

 
  • Sinopse do produto
  • Especificações do produto
  • Opinião sobre o produto
  • Tags do produto
  • Acesso Digital
A obra teórica de Durkheim ajudou e ajuda a demonstrar como se pode delimitar com nitidez o campo de atuação da sociologia e adotar métodos específicos de avaliação dos fenômenos sociais, diferenciando-a das demais ciências humanas.

Tendo como fonte duas obras clássicas de Émile Durkheim, As regras do método sociológico e Da divisão do trabalho social, este novo volume da coleção Ensaios Comentados reúne cinco textos indispensáveis para a compreensão do mundo atual.

Em "O que é fato social?", o autor comprova que os fatos sociais têm características especiais, que indicam a prevalência da sociedade sobre os indivíduos, como exterioridade, impessoalidade e objetividade. São, portanto, maneiras de ser, agir e pensar exteriores ao indivíduo, e, por isso mesmo, dotadas de poder coesivo e coercitivo.

Nos demais textos, o pensador francês distingue dois tipos de "solidariedade social" - a "mecânica" e a "orgânica" - e discorre sobre o predomínio dessa última nas sociedades modernas, uma vez que o aumento da divisão do trabalho modifica a estrutura social e fortalece a diferenciação de funções.

Durkheim também aponta situações em que a divisão do trabalho não produz solidariedade, e as denomina de "anomia". Porém, ele acredita que tais anomalias podem e devem ser corrigidas, o que estabeleceria o consenso social, combinando, assim, individualismo e diversidade moral.

Conhecer essas idéias fundamentais para a sociologia, esmiuçadas pela análise objetiva e consistente feita pelo professor Ricardo Musse, da Universidade de São Paulo, é descobrir a origem e o cerne dessa ciência.
Editora: ATICA
ISBN: 8508110936
Edição: 1
Coleção: ENSAIOS COMENTADOS - ATICA
Ano: 2007
Páginas: 78
Dimensões (A x L x P): 21,00cm x 16,00cm x 5,00cm

Obrigado por avaliar este produto!

Dê uma nota para este produto Fechar




 
 

 

Não há comentários cadastrados para este produto.


Abaixo você confere as TAGs que os clientes mais associaram a este produto. Você também pode criar novas TAGs através da ferramenta "Minhas TAGs". Confira a política de publicação.

As TAGs mais comuns para este produto:
 
Minhas TAGs: (editar)
Buscar Produtos por TAGs:
Para criar múltiplas TAGs de uma só vez separe-as por vírgulas. (ex.:moderno, presente, aniversário...)
Minhas TAGs:
N


Deixe seu comentário

  Dê uma nota para este produto
   
 
  
 
Nome:   
E-mail:     
 
Comentário:   
 
 
Últimos produtos vistos (1)
Pág 1
Termos Pesquisados
Seções Visitadas
vertisDesenvolvimento