Formacao De Professores - Pesquisas Com Enfase Na Escola Do Campo - Crv - Livrarias Curitiba

  • CENTRAL DE
    ATENDIMENTO
  • PERFIL
    • MEUS PEDIDOS
    • MINHA CONTA
    • SAIR
  • TELEVENDAS
    (41) 3330-5191
  • MEUS
    DESEJOS (0)
Meu carrinho (0 item)
    Buscar no site
    Formacao De Professores - Pesquisas Com Enfase Na Escola Do Campo - Crv
    LV367482

    Quantidade: 1

    12345
    • OPÇÕES DE
      PARCELAMENTO
    • CONSULTE
      FRETE
    • ADICIONAR AOS
      MEUS DESEJOS
    Não se trata de uma caminhada que se inicia agora. Já temos um movimento expressivo de experiências pedagógicas inovadoras, fundadas na cultura popular e na matriz da gente do campo. A pequena e quase simbólica substituição da expressão "escola no campo" por "escola do campo" traduz esta passagem de uma escola urbana, apenas adaptada ao contexto rural sem alteração de suas características e estratégias pedagógicas, para uma escola emergente da relação visceral entre a educação e o homem do campo com suas tradições e cultura e trabalho. Trata-se de um modelo educacional próprio do campo ainda em construção, enriquecido, dia a dia, com novos conhecimentos empíricos e teórico-críticos, temperados na forja quente e martelante da experiência quotidiana e que, seguramente, abrirá caminho ao reconhecimento do sujeito do campo como portador pleno de direitos numa sociedade democrática e justa. As pesquisas publicadas no presente volume nos confrontam com esta realidade abrindo-nos os olhos para a distância entre o previsto em lei e a realidade concreta da educação do campo. Os trabalhos mostram a realidade, realçando os problemas do deslocamento, da formação e condição de trabalho dos professores, da falta de recursos materiais, das classes multisseriadas. São trabalhos de modo algum restritos ao interesse local uma vez que, desde contextos específicos e bem concretos, contribuem para entender fenômenos gerais da educação do campo do interesse de todos os brasileiros e, em especial, dos responsáveis pela formulação de políticas públicas para o setor, além, é claro, daqueles diretamente envolvidos na práxis pedagógica. Os autores partilham com o leitor um esforço auspicioso de investigação, cuja meta maior é a construção de uma escola básica do campo e não apenas uma escola básica no campo como destacam algumas passagens dos textos. Trata-se de fundar um projeto de educação tomando como ponto de partida a cultura e história do homem do campo, com seus sentidos e identidade próprios. Os textos mostram que não se trata apenas de fazer uma escola do campo adaptada as condições materiais e culturais da realidade rural, mas de promover, também, consciência e visão críticas dessa mesma realidade com vistas s sua superação. O livro que o leitor tem em mãos representa uma contribuição nesse sentido. São leituras e tentativas de resposta, circunstanciais e parcelares, mas fecundas porque focadas na realidade concreta do campo. Se o desafio é construir uma escola adequada ao movimento e a dinâmica do campo que, aos poucos, se difunda pelo país, é desejável que trabalhos como estes se ampliem, aprofundem e multipliquem.

    CARACTERÍSTICAS

    EditoraEDITORA CRV LTDA
    Edição1
    Ano da Edição2012
    AutorMARIA LILIA IMBIRIBA SOUSA COLARES, SOLANGE HELENA XIMENES ROCHA
    EAN139788580421873
    IdiomaPORTUGUES
    FormatoBROCHURA
    ISBN858042187X
    Largura14
    Altura21
    Páginas155

    Avaliações do Produto

    Dúvidas dos Consumidores