Tratar de relações nutritivas ou tóxicas não é tarefa fácil. Às vezes, nas relações com o outro, enfrentamos situações que nos levam à decepção, pois criamos expectativas de cumplicidade e esperamos que o outro nos respeite em nossas dores. Contudo, nem sempre essa expectativa é atendida. Aquele que se sente traído tem dificuldade em acreditar e confiar no outro novamente e, muitas vezes, pode até adoecer. A desarmonia relacional tem início em um emaranhado de sentimentos que provoca dúvidas sobre estarmos no caminho certo. Todos os sentimentos nos permitem aprender quem somos e, portanto, merecem um olhar cuidadoso, principalmente porque acreditamos que é nosso dever dar hospitalidade a todos eles, sejam bons ou maus. "Acolher e se afastar - relações nutritivas ou tóxicas" é o primeiro volume da Coleção "adolescer sem adoecer - conversas entre uma psicóloga e um padre"
Uma das principais personagens da cultura corporalista no Brasil, Regina Favre registra neste livro sua busca pessoal e profissional de um horizonte em que a cultura do corpo fosse disseminada e consolidada no Brasil. Ao longo destas páginas, ela conta sua trajetória desde os anos 1960, quando entrou em contato com abordagens psicoterápicas como o psicodrama e a bioenergética, passando pelas vivências em Londres e na Califórnia, quando finalmente conheceu aquele que moldaria seu pensamento e sua práxis: Stanley Keleman, o respeitado autor de Anatomia emocional e de diversos outros livros publicados pela Summus Editorial. A partir daí, Regina passou a incorporar também outras influências, como a esquizoanálise de Deleuze e Guattari, fazendo uma crítica ferrenha ao modo capitalista de se apropriar de corpos. Regina produziu, assim, um jeito absolutamente inovador e anticolonialista de enxergar a realidade somática, social e política dos brasileiros.
O pequeno príncipe que habita em nós é uma obra que transita em diversos níveis de profundidade e significações, amoldando-se ao alcance de cada leitor e a cada estágio de desenvolvimento, ideia captada por Edilson Santana, que brinda sua neta com uma visão aguçada e profunda da obra de Antoine de Saint Exupéry.
Uma sociedade saudável depende da capacidade de nos entendermos e de entendermos os outros. Com esse fim, a psicologia visa a explicar e prever o pensamento, a emoção e o comportamento humanos.
Este livro contém perguntas e respostas, com conhecimentos suficientes, para que um iniciante ou leigo possa aprender sobre o tema.
José Angelo Gaiarsa acreditava que a educação oferecida em casa é a grande vilã da humanidade. Neste livro, ele nos leva a refletir ? não sem grande aflição ? sobre a relação que estabelecemos com nossos filhos, abordando temas como agressividade, autoridade imposta versus conquistada, a importância do risco para o aprendizado, diálogo genuíno versus sermão, comunicação não verbal como fonte de conhecimento e a importância de cultivar a alegria para que nossos filhos se transformem em adultos saudáveis, criativos, seguros e amorosos.
Este manual, amplamente revisto e atualizado, fornece as bases conceituais e operacionais para realizar com competência as pesquisas em âmbito psicológico através do exame atento dos aspectos epistemológicos teóricos e metodológicos do processo de pesquisa. Os autores levaram em consideração as importantes mudanças recentes no desenvolvimento tecnológico ligado à internet e à pesquisa online.
"A NVERSOS EDITORA TRAZ ATÉ VOCÊ, DE FORMA ACESSÍVEL, OS LIVROS DA COLEÇÃO- LEITURAS SOBRE LACAN- VOLUME 1 - DISCURSO E SEMBLANTE E VOLUME 2 - LITORAIS DO PATOLÓGICO, DO PSICANALISTA CHRISTIAN INGO LENZ DUNKER. ESTAS OBRAS TIVERAM ORIGEM NOS SEMINÁRIOS SOBRE A OBRA DE JACQUES LACAN DESENVOLVIDOS NA USP (UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO), DURANTE 15 ANOS.
NA COLEÇÃO, SÃO EXAMINADOS OS AVANÇOS CLÍNICOS E TEÓRICOS ALCANÇADOS DENTRO DO CONTEXTO GERAL DA OBRA LACANIANA À ALTURA DO ?SEMINÁRIO XVIII- DE UM DISCURSO QUE NÃO FOSSE DO SEMBLANTE (1971)?. NELE EMERGE A NOÇÃO DE SEMBLANTE, QUE FOI ESCOLHIDA PARA OCUPAR O LUGAR DE AGENTE DO DISCURSO."
As mais importantes teorias da psicologia são apresentadas neste livro de maneira acessível. Com textos curtos que dialogam com ilustrações, a obra destrincha questões sobre a mente e o comportamento, com exemplos claros que facilitam o entendimento. O volume é dividido em sete capítulos: "Velha escola, nova escola", sobre os métodos científicos; "Crescimento e mudança", sobre o desenvolvimento infantil, "Tomada de decisões e emoções", sobre a dualidade entre razão e emoção, "Psicologia social", sobre como as pessoas se relacionam umas com as outras, "Por que somos diferentes" e "Mentes transtornadas", dois capítulos que explicam diversas teorias da área; e "Pensamentos e linguagem", sobre o funcionamento da mente. Conceitos como behaviorismo, psicanálise, efeito placebo, cognição encarnada e memória falsa são esclarecidos sem complicação. Perfis biográficos de pensadores, como Sigmund Freud, Jean Piaget e Elizabeth Loftus, além de glossário e bibliografia, complementam os conhecimentos.