nullA beleza dos contos de fadas mascara muitas vezes como o amor na família pode se desdobrar em repetições de destinos difíceis. Os autores apresentam os fundamentos da psicoterapia sistêmico-fenomenológica segundo Bert Hellinger e reúnem os processos nos laços familiares. Em seguida, descrevem o modo como eles trabalham com histórias, ilustrando com exemplos de casos o significado sistêmico de alguns contos de fadas, bem como a força do efeito de seu esclarecimento. A originalidade deste livro está no significado sistêmico destas histórias, portanto como elas se ligam ao contexto das relações de cada cliente. Através de novas formulações e interpretações pode-se então desfazer a ilusão criada pelas imagens 'mágicas' da histórias, conduzindo os clientes à realidade que liberta. Ainda nesse livro encontramos dois importantes artigos - um sobre os relacionamentos de casal e outro sobre o atendimento individual com figuras.
"?A Psicologia não é uma caixa de ferramentas que você procura no almoxarifado ou no quartinho de bagunça da sua casa em busca de uma chave de fenda para consertar meia dúzia de parafusos soltos na cabeça de alguém. Em primeiro lugar, porque as cabeças das pessoas não têm parafusos, em segundo lugar, porque ferramentas com essa pretensão mecanicista não existem.
O que existe é toda uma linguagem e percepção simbólicas e filosóficas, das quais busquei tratar aqui. Se ofereci aqui algumas ?ferramentas fundamentais?, foram elas o chapéu do Mago, a tiara da Papisa, o cetro e o escudo da Imperatriz, o raio de Zeus e a bagagem leve do poema de Machado.
Sem elas, um psicólogo, munido daquilo que lhe oferece o método científico contemporâneo, será capaz de tratar de questões periféricas da vida, mas verá que seus instrumentos ainda são insuficientes no que diz respeito às questões centrais. (...) Essas ferramentas (ou armas) fazem parte também da panóplia simbólica de que você deverá se munir caso deseje, de fato, conhecer-se melhor, saber seu lugar no mundo, melhorar seus relacionamentos e ter uma história verdadeiramente sua para contar.?
"
Esta obra, organizada por Steven C. Hayes e Stefan G. Hofmann, apresenta os conhecimentos e as recomendações mais atuais na área, constituindo-se em leitura fundamental para clínicos, pesquisadores, estudantes, instrutores e outros profissionais que trabalham com a terapia cognitivo-comportamental.
O estudante, ao ingressar na universidade, vive um momento de grande conquista, no entanto, pode encontrar desafios que nunca havia enfrentado antes, por exemplo, a saudade das pessoas que ficaram em outra cidade (familiares, amigos, namorado). Adicionalmente, grande parte dos universitários precisa morar em república, o que implica em interagir com pessoas que são, muitas vezes, desconhecidas, além de precisarem cuidar de si próprios e de seus pertences, dividir tarefas na república, respeitar o espaço do outro, negociar. Alguns universitários também precisam começar a trabalhar e, assim, vão ter que organizar o tempo e atividades compatibilizando trabalho, estudo e vida social. Academicamente também há exigências diferentes das vivenciadas em colégios e cursinho, exigindo o estabelecimento de rotinas de estudo, trabalhos em grupos, falar em público (sobretudo em seminários), comportamentos nem sempre fáceis de executar. Há também a vida social intensa na universidade e não é incomum dificuldades em organizar o tempo entre festas e estudos.
Com a preocupação de auxiliar o estudante universitário a lidar com dificuldades acadêmicas e é que surgiu este livro e o programa para universitários denominado de Promove-Universitários. Este livro abordará diversas habilidades sociais, entre elas, falar em público, comunicar-se, expressar sentimentos, e aquelas que envolvem enfrentamento nas interações com familiares, namorados, amigos/colegas e autoridades, além de abordar o tema organização do tempo e tarefas. Acredita-se que esse material seja informativo para prevenir e auxiliar na resolução de dificuldades enfrentadas pelos estudantes na universidade.
Nenhuma crise conjugal acontece da noite para o dia. Ao contrário, ela é construída lenta e insidiosamente, ao longo do tempo, através de atitudes e comportamentos que ambos os cônjuges adotam, consciente ou inconscientemente.Este livro foi escrito para quem, mesmo à beira do divórcio, ainda sente a chama do amor arder em seu coração, quer lutar pelo seu casamento, mas não sabe como reconstruí-lo. De forma clara e objetiva, o livro trata em detalhes das causas que levam ao divórcio, como reconstruir um lar à beira do desastre e ? o principal ? revela todos os passos e métodos eficazes para recuperar seu casamento mesmo que, a princípio, só você queira salvar seu matrimônio.Capítulos como ?Os sete maiores bloqueadores dos casamentos?, ?13 coisas que podem aniquilar seu casamento?, ?A hora de saber quando falar e quando calar?, ?Transformando problemas em soluções?, ?As 10 principais características dos casamentos bem-sucedidos?, e outros mais ? num total de 15 envolventes capítulos ?, irão conduzi-lo de modo seguro e objetivo pela fascinante vereda que leva a um matrimônio feliz e realizador.
50 cartas, cada uma com uma pergunta para criar um momento de reflexão sobre questões da nossa finitude. É uma oportunidade para dialogar sobre as perdas, lidar com o luto e aprender, com essa troca de experiência, o verdadeiro sentido do amor pela vida.
Psicogenealogia: um novo olhar na transmissão da memória familiar vem para apontar para você, leitor, os impactos da herança familiar em sua vida. Como os efeitos das situações vividas por nossos antepassados, segredos de família, lutos não superados, brigas por herança, sentimento de injustiça e vergonhas podem nos conduzir a bloqueios e a um esquema de repetição por lealdade familiar. O propósito deste livro é ampliar a forma de enxergar esses elos transgeracionais e ajudar você a encontrar seu verdadeiro lugar na família. Esse valioso conhecimento poderá contribuir nos processos terapêuticos e, sem dúvida, ajudar pessoas e famílias a se conhecerem mais. Que a psicogenealogia possa lhe ser útil na compreensão do seu romance familiar.
Você sabe gerenciar as suas emoções e as dos outros? Quem sabe fazer isso tem o caminho aberto para uma vida mais feliz, com mais sucesso e menos estresse. É O que se chama inteligência emocional. NEste livro em forma de caixinha estão 100 perguntas para você treinar sua mente no sentido de reconhecer e avaliar os próprios sentimentos e os dos outros, assim como a sua capacidade de lidar com eles. A Inteligência emocional pode ser aprimorada com treino, assim como outra competência qualquer, para tornar você mais confiante, focado, adaptável e resiliente.
Este livro em forma de caixinha vai trazer diversão para suas reuniões de família e encontros de amigos. AQui estão 40 cartas com personagens de uma família e situações de vida. REúna quantas pessoas quiser. CAda um pega uma carta e deve se imaginar no lugar da pessoa que aparece ali indicada. AGora é hora de argumentar com os demais sobre a situação sugerida, apresentar uma já vivida ou inventar outra. O Objetivo é se colocar no lugar no outro, tentando enxergar um ponto de vista diferente, para melhorar relações familiares e estreitar vínculos afetivos. NO universo terapêutico, é material auxiliar para o autoconhecimento e para estimular a empatia.
A presente edição sem ilustrações contém o texto completo do original. É dirigida especificamente àqueles que gostariam de ocupar-se profundamente com a documentação literária da evolução interior de Jung. Estará sem dúvida de acordo com a intenção de Jung se esta edição ajudar os leitores a tornar sua leitura mais proveitosa para seu próprio desenvolvimento.