O presente manual tem como principal objectivo sugerir medidas básicas para a prática de uma arquitectura sustentável. Destina-se a estudantes e profissionais de arquitectura e engenharia, sendo também acessível ao público com alguma preparação técnica na área da construção. Tendo em conta o clima, os recursos naturais e o contexto socioeconómico, são traçadas, de forma simplificada, estratégias de boas práticas de projecto.Foi elaborado com o apoio da CPLP, a comunidade dos Países de Língua Portuguesa, na sequência do projecto europeu SURE-Africa (Sustainable Urban Renewal: Energy Efficient Buildings for Africa). Este projecto foi implementado para aprofundar e disseminar o conhecimento existente em países de língua oficial portuguesa, na área da arquitectura sustentável - em particular no que se refere ao projecto bioclimático e eficiência energética em edifícios, contribuindo para a melhoria das con¬dições de habitabilidade do espaço construído.Nesta fase do projecto, que decorreu entre 2012 e 2014, foram participantes a Universidade de Timor Lorosae, o Ministério do Ambiente da República de S. Tomé e Príncipe, e três instituições académicas europeias - o Instituto Superior Técnico, a Universidade de Cambridge (Reino Unido) e a Universidade de Lund (Suécia).
Este livro tem por objetivo insistir sobre a importância do imaginário na história, mas também mostrar que a Idade Média criou heróis e maravilhas destinados a alimentar sonhos a longo termo, na maior parte das vezes através da sublimação das realidades sociais e materiais daquela época: catedrais, cavaleiros, amor, divertimentos e espetáculos, mulheres excepcionais que se situam entre Deus e satã.
Limpar, arrumar, lavar, passar, cozinhar: são muitas as tarefas de um empregado doméstico. A profissão exige capricho, discrição e uma atitude generosa para proporcionar o bem-estar de outras pessoas. Este livro procura guiar um profissional completo, que precisa saber as técnicas de seu ofício, mas também se adaptar à realidade da casa em que trabalha.
"Durante trinta anos atuando como projetista de instalações, o engenheiro Roberto de Carvalho Júnior constatou vários problemas de compatibilização entre o projeto arquitetônico e o de instalações prediais hidrossanitárias.
Como professor de disciplinas de instalações prediais em faculdades de Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo, o autor observou a carência e a importância de uma bibliografia que atendesse às necessidades de aprendizado e consulta sobre as interfaces físicas e funcionais do projeto arquitetônico com as instalações prediais hidráulicas e sanitárias.
Na parte 1 deste livro, são apresentados os principais conceitos de instalações prediais de água fria e água quente, segurança contra incêndios, esgoto e águas pluviais com enfoque no projeto arquitetônico. Na parte 2, são abordados as principais interfaces com a arquitetura e os novos conceitos e tecnologias das instalações prediais hidrossanitárias.
O livro foi desenvolvido com a finalidade de apresentar a arquitetos, engenheiros civis, projetistas e alunos dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil uma visão conceitual mais didática, prática e simplificada dos vários subsistemas das instalações hidráulicas prediais, bem como mostrar a necessidade de integração dessas instalações com os demais subsistemas construtivos envolvidos na construção de um edifício."
Qual o impacto da tecnologia na sociedade e na concepção de lar? Como a arquitetura tem dialogado com a cultura digital? O que mudou na dinâmica de trabalho dos arquitetos e nas possibilidades de criação de ambientes residenciais?
Habitar híbrido: subjetividades e arquitetura do lar na era digital traz o estudo do arquiteto mundialmente premiado Guto Requena, buscando respostas às suas inquietações sobre o papel da arquitetura na era digital, especialmente quanto ao desenho de interiores domésticos. Doze anos depois de concluir essa pesquisa, o arquiteto retoma a publicação, acrescentando conceitos essenciais para entender o que é um habitar híbrido hoje e suas aplicações, ilustrados com projetos desenvolvidos entre 2007 e 2018, que abrangem concepções de lar, instalações, objetos sensíveis e arte pública.
Este lançamento do Senac São Paulo é dirigido a arquitetos e estudantes de arquitetura, a fim de apresentar novas formas de fazer, pensar e compreender a área em que atuam, valorizando o uso das tecnologias de informação e comunicação para criar uma arquitetura emocional, na qual ambientes interativos e híbridos podem responder a estímulos, sensibilizar e promover maior conexão entre as pessoas.
Moema Wertheimer, arquiteta com 20 anos de atuação, é a primeira mulher a figurar na renomada coleção Arquitetos do Brasil, da editora Victoria Books. A obra reúne em 272 páginas os projetos mais representativos da profissional na arquitetura corporativa, efetuados para importantes empresas dos mais diversos setores. Formada pela Universidade de São Paulo, a arquiteta possui obras realizadas em boa parte dos países da América Latina. Os trabalhos de Moema se diferenciam pela qualidade, originalidade e um crescente comprometimento com a sustentabilidade.
Os principais tópicos da arquitetura são explicados neste livro, que percorre a história, desde o período primitivo até a atualidade, as teorias mais relevantes e as práticas da área. Em linguagem acessível e objetiva, o volume oferece uma estimulante introdução ao assunto. Textos curtos, exemplos esclarecedores e criativas ilustrações facilitam o entendimento. São sete capítulos temáticos: "Fundações", sobre as origens e a história do tema; "Inovações-chave", sobre os elementos estruturais; "Representação gráfica", sobre o desenho arquitetônico; "Teorias e conceitos", sobre os fundamentos; "Ideias e movimentos", sobre as correntes estilísticas; "Estilos", sobre outras escolas e influências estéticas; e "Futuro", sobre os próximos desafios da arquitetura, como a sustentabilidade. Inclui biografias de algumas das personalidades mais influentes, como Vitrúvio, Michelangelo, Palladio, Le Corbusier, Oscar Niemeyer, Frank Lloyd Wright e Frank Gehry, além de glossário e bibliografia recomendada.