O sucesso da edição fac-similar de O Livro Vermelho, publicada em 2009 é prova de um enorme interesse nas obras visuais e criativas de Jung. Pela primeira vez, Jung se tornou visível a um público mais amplo não apenas como uma figura fundadora da psicologia moderna, mas também como um artista por direito próprio. Notando a crescente demanda por uma documentação mais completa e informativa acerca do legado criativo de Jung, a Fundação das Obras de C.G. Jung decidiu empreender uma nova publicação, apresentando este material num volume dedicado exclusivamente à obra visual de Jung. Que um livro chamado A arte de C.G. Jung chegue a ser publicado é algo notável e, finalmente, nos permite apresentar o corpus substancial da obra criativa de Jung no contexto de seu desenvolvimento intelectual e pessoal.
O livro Autismo: um olhar por inteiro traz uma abordagem abrangente sobre o transtorno do espectro do autismo (TEA), entrelaçando conceitos relacionados aos desafios iniciais do desenvolvimento infantil com visões práticas e teóricas sobre as dificuldades vivenciadas pelo autista e por sua família em todas as fases da vida, nos contextos acadêmico, profissional e sexual. Psicólogos, educadores, neuropsicólogos e profissionais de outras áreas apontam caminhos para que o autista tenha uma vida integral, saudável, discorrendo sobre o papel da educação na vida das crianças autistas, a prática de intervenções alternativas, o desenvolvimento de habilidades sociais, a entrada no mercado de trabalho, entre outros assuntos. Para complementar este olhar por inteiro que esta obra se propõe a dar ao autismo, relatos de mães inseridas neste contexto compõem este vasto manual sobre o transtorno. Esta obra tem artigos dos seguintes profissionais: Adriana Assis, Amanda Machado de Magalhães Peixoto, Ana Carolina Porcari, Ana Cordeiro, Ana Nossack, Andrea Lorena Stravogiannis, Andreza Aparecida Oliveira Santos, Caroline Loezer, Célia de Fátima Macagnan, Cilene Maria Cavalcanti, Claudia Moura, Daisy Miranda, Débora Fukuoca, Edilaine Geres, Eliziane da Silva Lima, Erika Reggiani Lavia, Ester Melo, Fabio de Oliveira Santos, Flávia Cavalcanti, Gabriela A. Cruz, Glicéria Martins Cleter, Hannah Iamut Said, Jacineide Santos Cintra Silva, Jacqueline Menengrone, Jaqueline Silva, João Miguel Marques, Karen Thomsen Correa, Lenice Silva Munhoz, Liana Vale dos Santos Marques, Lídia Silveira, Luanda Garcez Ranha, Luciana Garcia de Lima, Milene Rocha Lima, Nadia Giaretta, Neli Maria Tavares, Osmarina Montrezol de Oliveira, Paula Adriana Zanchin, Priscila Sorrentino, Ricardo Schers de Goes, Simoni Hoffmann, Suzana Kelly Soares Lara, Talita Nangle, Tatiane Hollandini, Tito Lívio De Figueiredo, Virna Valadares, Viviane Mattos Battistello, Wilson Candido Braga e Yuri Riera Nicolau.
Neste livro, que se tornou um grande clássico em diversos países do mundo, Alexander e Leslie Lowen apresentam os principais exercícios usados na bioenergética. Depois de explicar os fundamentos primordiais da abordagem ? como grounding, respiração, autoconhecimento e contato ?, os autores oferecem mais de 100 exercícios que podem ser realizados tanto em grupo quanto individualmente. Por meio deles, o leitor será capaz de liberar as tensões corporais que restringem seu potencial energético, além de obter uma respiração mais profunda e aumentar sua capacidade vital. Totalmente ilustrada, a obra traz ainda técnicas de massagem e exercícios sexuais.
"Ao pesquisar a evolução da psicologia nos últimos 130 anos, é possível observar uma divergência contínua entre os pensamentos e as teorias que desejam explicar a operação da mente humana. Ainda assim, nenhuma abordagem explora o desenvolvimento psicológico sob a perspectiva da dinâmica evolucionária entre ego e alma.
Pois a alma é, em grande parte, ignorada pelo mundo acadêmico
Este livro busca reunir noções de diversos campos de conhecimento, incorporando pensamentos e ideias de pensadores reconhecidos à sabedoria ancestral consolidada com pensamentos e ideias do próprio autor. A proposta é que a área de jurisdição da psicologia seja ampliada e permita a construção de uma nova teoria do bem-estar humano que unifique diferentes abordagens psicológicas e explique como ciência, espiritualidade e psicologia podem ser reunidas em uma única filosofia
Tal abordagem oferece uma compreensão mais abrangente do florescimento humano ao integrar corpo, mente e alma. Os três principais desejos da alma (expressar plenamente seu caráter, conectar-se com outras e contribuir para o bem da humanidade) dependem da capacidade do ego de dominar os níveis de consciência de sobrevivência, relacionamento e autoestima. Quando se vive em alinhamento com as motivações da alma, experimenta-se uma sensação mais profunda de bem-estar e uma sólida saúde física, pois a pessoa encontra-se em um estado de coerência energética."
O QUE DEVERÍAMOS SABER SOBRE AS PESSOAS QUE NÃO CONHECEMOS. Ao apontar como nossas ideias preconcebidas afetam nossas interações com os outros, Malcolm Gladwell, autor dos best-sellers Fora de série e O ponto da virada, escreveu um guia valioso para tempos de intolerância e crise. ?Gladwell é um brilhante explicador do comportamento humano.? ? The Week Como Fidel Castro conseguiu enganar a CIA durante décadas? Por que Neville Chamberlain pensou que podia confiar em Hitler? Por que os casos de ataques sexuais nas universidades estão crescendo? Neste livro, Malcolm Gladwell apresenta uma análise surpreendente da maneira como interagimos com as pessoas que não conhecemos ? e questiona por que tantas vezes fazemos julgamentos equivocados em relação a elas. Existe algo muito errado com as estratégias que usamos para interpretar os outros. Por não sabermos falar com estranhos, abrimos a porta para conflitos e mal-entendidos, às vezes com consequências catastróficas. Em Falando com estranhos, você lerá sobre uma espiã que passou anos nos mais altos níveis do Pentágono sem ser detectada, sobre o homem que derrubou o gestor de fundos Bernie Madoff, sobre o suicídio da poeta Sylvia Plath e várias outras histórias intrigantes.
Segundo a Organização das Nações Unidas, a cada 40 segundos uma pessoa se suicida no planeta. São quase 800 mil casos de morte autoinfligida por ano. Esses dados alarmantes têm chamado a atenção de profissionais de saúde, educadores e responsáveis pela elaboração de políticas públicas. Porém, além de prevenir esse tipo de ocorrência, é preciso cuidar daqueles que enfrentam o suicídio de um ente querido: os sobreviventes. Maior especialista brasileira no tema, Karina Okajima Fukumitsu reúne neste livro anos de pesquisa e de trabalho de campo com mães, pais, irmãos e amigos de pessoas que se suicidaram, desvendando o processo de choque, dor, agonia e tristeza pelo qual passam. Denominando posvenção o cuidado específico com esse público, a autora aborda os impactos do suicídio, detalha as dificuldades emocionais enfrentadas pelos sobreviventes, aponta caminhos para ressignificar a dor, apresenta propostas de prevenção e propõe políticas públicas para transformar a impotência individual em potência coletiva.
O primeiro obstáculo enfrentado pelo portador do transtorno do espectro autista se dá na própria fase de diagnóstico: os indícios são sutis e variáveis entre indivíduos, o que dificulta a identificação do transtorno. Com o intuito de auxiliar os pais a reconhecer esses sinais e a iniciar o tratamento apropriado para seus filhos o quanto antes, o Dr. Gustavo Teixeira escreveu este livro esclarecedor. Referência internacional no assunto, o Dr. Gustavo aborda todas as questões relativas ao autismo, respondendo às principais dúvidas e oferecendo as ferramentas necessárias para o estabelecimento de um ambiente estimulante e acolhedor para os pacientes. Quem seguir as orientações de Manual do autismo será capaz não apenas de reagir adequadamente ao comportamento autista, como também saberá oferecer o apoio necessário a esses pacientes, amenizando as eventuais dificuldades. Esta é, portanto, uma leitura obrigatória para todos que se relacionam com algum portador desse transtorno que já afeta mais de 600.000 jovens brasileiros, sejam pais, médicos ou mediadores educacionais.
Privado da vida comunitária, como se manifesta o indivíduo? Goffman, emérito sociólogo de Berkeley, responde de modo polêmico, amparado por grande massa de dados e ampla informação sociológica: o segregado atua de modo semelhante, seja qual for a razão do isolamento - vocação, punição ou doença mental. Um ponto de vista abalizado e inovador sobre uma questão-chave do mundo contemporâneo, Manicômios, Prisões e Conventos é agora reeditado pela Editora Perspectiva, que se orgulha em tê-lo em sua coleção Debates.
Escrito por duas especialistas em luto, este livro é dirigido a todos aqueles que perderam um ente querido e a profissionais de saúde que lidam rotineiramente com a morte. Em linguagem simples e direta, ele aborda a teoria do apego, explica como falar sobre a morte com as crianças, dá orientações para superar a perda de forma saudável e propõe reflexões a médicos, psicólogos e cuidadores.