O "Auto da Compadecida" consegue o equilíbrio perfeito entre a tradição popular e a elaboração literária ao recriar para o teatro episódios registrados na tradição popular do cordel. É uma peça teatral em forma de Auto em 3 atos, escrita em 1955 pelo autor paraibano Ariano Suassuna. Sendo um drama do Nordeste brasileiro, mescla elementos como a tradição da literatura de cordel, a comédia, traços do barroco católico brasileiro e, ainda, cultura popular e tradições religiosas. Apresenta na escrita traços de linguagem oral [demonstrando, na fala do personagem, sua classe social] e apresenta também regionalismos relativos ao Nordeste. Esta peça projetou Suassuna em todo o país e foi considerada, em 1962, por Sábato Magaldi "o texto mais popular do moderno teatro brasileiro".
Um catador de lixo, uma caixa de supermercado e uma diarista são aprisionados em um centro psiquiátrico pelo mesmo motivo: foram acusados de criar outros mundos ao invés de simplesmente aceitar o mundo que lhes foi imposto. Durante o período de confinamento, porém, essas três figuras provocam mudanças drásticas nas engrenagens da poderosa indústria que os faz de loucos e reféns de tantos medicamentos. DESCULPE O TRANTORNO é uma investigação sobre a necessidade e a importância da criação de outros mundos dentro da opressora realidade que nos obrigam a considerar normal. Escrita por Jonatan Magella, esta dramaturgia foi criada durante as atividades da quarta turma do Núcleo de Dramaturgia Firjan SESI (2018) com orientação do dramaturgo e diretor Diogo Liberano.
"As viagens de Agatha Christie ao Oriente Médio influenciaram vários de seus livros, como Morte no Nilo e Aventura em Bagdá. Mas poucos conhecem Akhenaton, peça que escreveu em 1937. Publicada apenas em 1973, a obra é lançada pela primeira vez no Brasil.
Baseada em lendas que lhe foram contadas pelo arqueólogo Howard Carter ? descobridor da tumba de Tutancâmon, a quem a autora conheceu em Luxor, no Egito , a história se passa em 1350 a.C., durante o reinado de Akhenaton e Nefertiti. O faraó tenta convencer o povo a abandonar o culto pagão ao deus Amon e se voltar exclusivamente ao deus sol, Aton, o que acabará por suscitar sua trágica queda e a ascensão ao trono de seu genro, Tutancâmon. Com profundo conhecimento do tema, Agatha Christie brinda seus fãs com uma envolvente visão de um dos momentos cruciais da Antiguidade.
?Uma das obras mais profundas e ousadas de Agatha Christie.? (Daily Express)"
Zé do Burro é um homem simples que fez uma promessa para Santa Barbara curar seu burro, Nicolau, Zé tenta cumprir a promessa - levar uma enorme cruz até o altar
da igreja da Santa Bárbara no dia dos festejos para a santa.
Uma melhor compreensão das diferentes expressões artísticas habilita mediadores, professores, agentes culturais, alunos, aprendizes e o público em geral a apreciá-las ainda mais. O Caderno de Artes Cênicas - Volume 1 traz uma série de informações direcionadas a agentes culturais, orientadores, educadores e bibliotecários enquanto mediadores e facilitadores e permitem que eles multipliquem os referenciais mínimos para que o público em geral decodifique o universo dos sons, dos textos e das imagens presentes cotidianamente no mundo da comunicação e da arte.
O livro reúne as peças Prometeu acorrentado, Édipo Rei, Medeia e As Nuvens, nas já consagradas traduções de Mário da Gama Kury. São as quatro obras mais emblemáticas dos quatro autores mais importantes do teatro clássico. Além de uma apresentação geral ao livro, a cada uma das peças foi acrescentado o seguinte material de apoio: introdução à peça; lista de personagens; resumo de cada ato; perfis das personagens; notas de rodapé revistas. O volume conta também com um glossário.
Nesta adaptação de Prometeu acorrentado - tragédia inspirada na mitologia grega - para prosa narrativa podemos conhecer a ira de Zeus, deus dos deuses, quando Prometeu rouba-lhe o fogo para dar aos homens.
Nesta narrativa em prosa adaptada da peça teatral Medéia, conhecemos uma das mais fortes e impactantes personagens femininas de todos os tempos.
Medéia é abandonada pelo marido, Jasão. Ele se casa com Glauce, filha do rei de Corinto, Creonte. Mas Medéia não se conforma em ser abandonada e arquiteta uma terrível vingança.
Sófocles (495 a.C. - 406 a.C.) nasceu e morreu em Atenas, na Grécia, e foi um dos maiores intelectuais da antigüidade clássica. Autor prolífico e consagrado em seu tempo, produziu cerca de 120 peças das quais restaram conservadas apenas sete, entre as quais, Antígona, Ajax, Electra e Édipo Rei, talvez a mais célebre de todas as tragédias.
Atormentado pela profecia de Delfos, de que iria matar o pai e desposar a mãe, Édipo tenta inutilmente fugir de seu destino...