Esse é um livro para líderes, educadores, profissionais de RH e todos aqueles
que se interessam pelos temas propostos. A autora, que é psicóloga, professora de MBA na área de liderança e educadora organizacional, mistura teorias
acadêmicas e experiências corporativas, instigando o leitor ao autoconhecimento
e à transformação consciente.
Ao conceituar os temas com base em pensadores renomados, ela aponta diretrizes para que empresas e colaboradores possam se fortalecer num diálogo
maduro, ético e acertado, sobre as competências que desejam valorizar. E para
complementar os conceitos em questão, o livro também conta histórias de pessoas surpreendentes ? verdadeiros protagonistas ? que concretizaram benfeitorias em prol do coletivo, demonstrando pensamento crítico e força moral (autonomia), ao longo de uma jornada de superação das adversidades (resiliência).
COMO ESTABELECER CONEXÕES SINCERAS E RESOLVER CONFLITOS DE FORMA PACÍFICA E EFICAZ. ?A Comunicação Não Violenta conecta uma alma a outra, permite a cura e nos ajuda a expressar com toda a sinceridade o que está ou não em harmonia com nossas necessidades. É o elemento que falta em tudo que fazemos.? ? DEEPAK CHOPRA, autor de As sete leis espirituais do sucesso A Comunicação Não Violenta (CNV) é um dos temas mais transformadores e fundamentais que nós da Sextante já publicamos. Ela é tão essencial que deveria ser ensinada a todas as pessoas, assim como ler, escrever e fazer as quatro operações matemáticas. Mais do que uma técnica para resolver conflitos, é um modo de ser, de pensar e de viver que, como diz Marshall Rosenberg, ?nos ensina a expressar o que está vivo em nós e a enxergar o que está vivo nos outros. Assim podemos descobrir o que fazer para enriquecer essa vida?. Além de oferecer uma introdução à Comunicação Não Violenta, este livro trata dos seguintes temas: ? Podemos dar um jeito: como resolver conflitos de forma pacífica e eficaz ? Amar sendo eu mesmo: como criar relações amorosas sem abrir mão de nossos valores e integridade ? Superando a dor entre nós: como alcançar a reconciliação e a cura sem fazer concessões ? O propósito surpreendente da raiva: para além do gerenciamento da raiva, como encontrar sua virtude ? Criando filhos com compaixão: como educar de acordo com a CNV ? Espiritualidade prática: reflexões sobre a base espiritual da CNV
"Há quanto tempo você não recebe uma carta de alguém?Alexandre é um psicólogo e terapeuta familiar que escreve cartas. Mas aqui elas se revestem de poesia, num encontro da intensidade com a beleza. Os remetentes das cartas são os sentimentos humanos, que chegam para uma conversa honesta e terna sobre como eles cumprem uma jornada viva dentro de cada um de nós.Abra o livro e leia a carta da saudade, da tristeza, do medo e da esperança, entre outras tantas que certamente encontrarão em você o melhor endereço de destino. Estas cartas dialogam com sua sensibilidade, com sua vontade de se aceitar, de viver uma vida mais autêntica e de construir um mundo melhor à sua volta.?Em seu livro cheio de beleza e encantadoras metáforas, Alexandre nos convida à construção de um novo texto, no qual nossas dores emocionais, culpas e limitações, possam ser vistas, não como o capítulo final de nossa história, mas como os textos iniciais de uma vida repleta de possibilidades promessas e significados?. - Rossandro Kinjey, escritor."
Encontre a maturidade emocional que você sempre quis Suas emoções são suas aliadas ou inimigas? Você tem controle sobre elas a ponto de fazê-las serem ferramentas para conquistar seus sonhos? A maturidade emocional é o que nos garante uma vida mais leve e plena, uma vida onde o problema não é o foco, mas sim uma nova oportunidade de amadurecimento. Ao amadurecer, você melhora o espaço mental para olhar para dentro e para os outros, ganha mais tempo emocional para gerenciar suas reações com propriedade e estabilidade, amplia sua presença no mundo e se conecta com os outros sem cair em jogos emocionais, flui com mais abertura e sabedoria na sua personalidade, e vive leve e sem desequilíbrios nas emoções. Neste livro você encontrará as ferramentas que precisa para descobrir a maturidade emocional e viver a vida que sempre quis viver.
Aprenda a desligar o piloto automático da sua mente e tomar decisões com mais segurança e menos ansiedade com Escolher bem, escolher mal! Você já parou para pensar em como nosso cérebro funciona quando precisamos tomar uma decisão? Por trás de todas as nossas decisões existem processos mentais e psicológicos acontecendo, apesar de, frequentemente, fazermos escolhas das quais nem sempre estamos conscientes. As palavras que usamos, os movimentos que fazemos com o corpo, tarefas que cumprimos por hábito, todas são decisões que tomamos sem fazer grandes reflexões. Mas há momentos em que precisamos assumir o controle para tomar decisões fundamentais em nossa vida sem nos perder no processo.Alexandra Strommer Godoi, doutora em Economia de Empresas, palestrante da Casa do Saber e professora da FGV, vem analisando há anos o modo como nós fazemos escolhas em diferentes áreas da vida e o que podemos fazer para tornar o processo de tomada de decisão mais fácil e escolher com mais sabedoria, sem cair em armadilhas inesperadas.Em Escolher bem, escolher mal, a autora apresenta os recursos necessários para não cairmos nessas armadilhas e os estudos que têm sido feitos por especialistas sobre o assunto em áreas como a psicologia cognitiva, a economia comportamental e a ciência da computação.Escolher bem, escolher mal livro fascinante e informativo no qual você encontrará o conhecimento de que precisa para pensar sobre questões complexas, compreender melhor nossas acoes e limitações. Se você está em busca de mais conhecimento e segurança em sua vida, ler este livro, com certeza, é a melhor decisão que poderia tomar.
O mundo está cheio de trapaceiros, vigaristas e impostores. Muitos deles podem ser adequadamente descritos com o termo maquiavélico. Tais indivíduos desrespeitam princípios morais, enganam seus companheiros e tiram vantagem da fragilidade e inocência dos outros. Tiram vantagem dos outros ao usá-los para atingirem seus objetivos, enquanto suas vítimas nem mesmo percebem que estão sendo usadas. Eles têm uma mente penetrante, racional e soberba, incapaz de ser perturbada por emoções. Às vezes não podemos deixar de ficar encantados pelo seu talento, mesmo que saibamos que eles o utilizam mal. Mentes maquiavélicas é o primeiro livro compreensivo de psicologia sobre o maquiavelismo desde o trabalho pioneiro de Christi e Geis de 1970. Ele sumariza as descobertas das pesquisas mais importantes das últimas décadas.
Este livro em forma de caixinha auxilia o indivíduo a trabalhar e compreender as suas emoções, amenizando os impactos causados pela dependência química, a fim de que possa pensar e agir de forma diferente e buscar um equilíbrio para a vida.
Neste livro em forma de caixinha você vai ver que o simples ato de colocar uma palavra no papel pode ajudar a expressar seus sentimentos, liberando emoções que às vezes não se pode expressar por outros meios. Afinal, a escrita é um recurso terapêutico de autoconhecimento, de comunicação e de transformação pessoal. Aqui estão 100 cartas para você exercitar sua escrita reflexiva, desabafar e libertar-se. Uma obra que vai levar você a escrever espontaneamente e materializar seu pensamento em palavras. Elabore melhor suas experiências e expresse suas emoções, deixando de lado o pensamento racional, exercitando seu cérebro emocional por meio deste recurso lúdico, prático e criativo. Não precisa ser escritor para se beneficiar da escrita
Escrita por uma das maiores autoridades brasileira em qualidade de vida no trabalho, esta obra traz o estudo das pessoas nas organizações: suas percepções, interações, conflitos, processos de convivência e adaptação biopsicossocial.
A partir de uma abordagem psicossomática, a autora trata das relações de saúde entre empresa, trabalho e pessoa, demonstrando como a saúde no trabalho é afetada pela nova economia e por fatores como tecnologia, internacionalização e comunicação humana.