O lendário capitalista de risco, John Doerr, revela como o sistema de Objetivos e Resultados-chave (OKRs) ajudou gigantes da tecnologia, como Intel e Google, a alcançarem um crescimento exponencial
? e como ele pode ajudar qualquer organização a prosperar.
No outono de 1999, John Doerr se reuniu com os fundadores de uma startup, a quem ele acabara de doar 12,5 milhões de dólares, o maior investimento de sua carreira. Larry Page e Sergey Brin tinham uma tecnologia incrível, energia empreendedora e ambições altíssimas, mas nenhum plano
de negócios real. Para o Google mudar o mundo (ou mesmo sobreviver), Page e Brin tiveram que aprender a fazer escolhas difíceis para manter a equipe no caminho certo. Eles teriam que saber quando interromper propostas destinadas a falhar e precisavam de dados oportunos e relevantes para acompanhar o progresso ? para avaliar o que importava.
Doerr ensinou-lhes sobre uma abordagem comprovada de excelência operacional: Objetivos e Resultados-
chave. Ele havia descoberto os OKRs na década de 1970 quando atuava como engenheiro
da Intel, onde o lendário Andy Grove (?o maior administrador de sua ou de qualquer outra época?) dirigia a empresa mais bem-sucedida que Doerr já tinha visto. Mais tarde, como capitalista de risco, Doerr compartilhou as ideias de Grove com mais de cinquenta empresas e onde quer que o processo fosse fielmente praticado, funcionava.
Nesse sistema, os objetivos definem o que se busca alcançar e os resultados-chave são como esses objetivos de prioridade máxima serão atingidos com ações específicas e mensuráveis dentro de um prazo definido. As metas são transparentes para toda a organização, do porteiro ao CEO.
Os benefícios são profundos. Os OKRs concentram esforços e promovem a coordenação. Eles mantêm os funcionários no caminho certo, unificam e fortalecem toda a empresa. Por consequência, os OKRs aumentam a satisfação no local de trabalho e aumentam a retenção.
Avalie o Que Importa compartilha uma ampla gama de estudos de caso, com narradores incluindo Bono e Bill Gates, para demonstrar o foco, a agilidade e o crescimento que os OKRs tem estimulado nas grandes organizações. Este livro ajudará uma nova geração de líderes a capturar a mesma energia.
Este livro procura, de forma didática e objetiva, aproximar o leitor do mercado financeiro e seus principais agentes, as instituições financeiras. Ao demonstrar como as instituições financeiras funcionam e se organizam, o autor evidencia o processo de gerenciamento dos diversos riscos inerentes às atividades de tais instituições como elas se relacionam com os diversos tipos de mercado que compõem o sistema financeiro nacional, além dos relevantes impactos tributários em suas atividades e as diversas variáveis de seus modelos de gestão.
Este livro, de fácil leitura, interpretação e aplicação, tem o objetivo de auxiliar os dirigentes de pequenas empresas no desenvolvimento de habilidades para planejar racionalmente e melhorar a competitividade empresarial. Com uma abordagem essencialmente prática, este livro apresenta os procedimentos necessários para que os dirigentes de empresas de pequeno porte possam substituir a improvisação e a informalidade pelo planejamento estratégico, um importante instrumento de apoio às atividades empresariais.
Cada uma das etapas do processo de planejamento estratégico é apresentada com clareza e objetividade, simplificando assim a sua operacionalização e transformação em resultados.
O livro apresenta também um exemplo real de planejamento estratégico, o que certamente facilitará o desenvolvimento do processo pelos dirigentes das pequenas empresas.
Além de servir como um guia para Pequenas Empresas, este livro também pode ser utilizado como material para disciplinas tais como Planejamento Estratégico, Estratégia Empresarial, Planejamento Empresarial, Administração de Pequenas Empresas, Gestão de Pequenos Negócios e Administração Estratégica em cursos de graduação e pós-graduação em Administração.
Recomendado também para profissionais da área da Administração ? em especial, consultores e gerentes que atuam em pequenas empresas ? e para programas de desenvolvimento profissional.
As pequenas empresas atuam em um ambiente de mudanças rápidas e concorrência intensa, por isso, improvisação e informalidade devem ser substituídas por instrumentos de gestão capazes de apoiar a atividade empresarial de maneira eficaz, tal como o planejamento estratégico.
Com a instituição do planejamento estratégico, os dirigentes das empresas de pequeno porte poderão, mais facilmente, desempenhar as suas tarefas de tomada de decisão e de condução da empresa rumo ao futuro desejado.
Este livro é um guia e foi idealizado para nortear as ações empresariais.
Ele apresenta uma abordagem essencialmente prática e coerente com a realidade das pequenas empresas."
O livro Coaching no DNA nasceu de um grupo no WhatsApp que facilita o contato entre 230 coaches espalhados por todo o Brasil. Há mais de três anos, os profissionais compartilham experiências e aprimoram conhecimentos por meio do aplicativo. A troca de experiências deu certo e, assim, criaram o projeto do livro, para reunir cases de sucessos alcançados ao longo das carreiras de cada um. A obra revela bases teóricas e melhores práticas do método de coaching, destinadas ao profissional que busca aprimorar sua essência como coach. Dessa forma, é possível entender como a psicologia positiva, programação neurolinguística, administração e neurociência, por exemplo, podem ser aplicadas em processos de coaching. O coaching guia as pessoas para a frente, trabalha diretamente com a ação e busca entender as crenças limitantes, que podem atrapalhar os avanços do coachee. Além disso, esclarece desejos tornando-os objetivos de vida. Com estratégias práticas, a metodologia passou a ser um norte para aqueles que se recusam à acomodação e buscam transformar sonhos em realidade. Esse poder transformador move os coaches a trabalharem com o desenvolvimento de pessoas, atuando de forma eficaz na mudança de vida e carreira. Por isso o nome Coaching no DNA, aprimorar a essência e singularidade, pois os escritores dessa obra tem como missão levar os seus coachees a novos patamares. As páginas do livro estão recheadas com experiências que revelam a essência dos processos de coaching na prática e propõe uma troca constante de conhecimento e aprimoramento.
?Storytelling com Dados é admiravelmente bem escrito, uma amostra magistral de rara arte no mundo dos negócios. Cole Nussbaumer Knaflic possui uma habilidade única - um dom - em contar histórias usando dados. No JP Morgan Chase, ela ajudou a melhorar nossa capacidade de explicar análises complicadas para a gerência executiva e para os reguladores com quem trabalhamos. O livro de Cole reúne seus talentos em um guia fácil de ler, com exemplos excelentes que qualquer um pode aprender para estimular a tomada de decisão mais inteligente.? ?Mark R. Hillis, diretor-chefe do setor de riscos de hipoteca bancária do JPM Chase.
?Temos tantos dados que pode ser difícil para as pessoas prestarem atenção em nossas principais descobertas. Cole Nussbaumer Knaflic nos ensinou valiosas lições em seu workshop e é fantástico vê-las aprofundadas no Storytelling com Dados. Minha equipe já está usando as lições ensinadas por Cole para fazer as pessoas agirem ao identificarem novas pérolas de entendimento e fazer a diferença na vida de outros. Agora outras pessoas também podem fazer isso!? - Eleanor Bell, Diretora de Analítica Comercial da Bill & Melinda Gates Foundation.
"Quando Mary Barra assumiu o comando da General Motors, a empresa se recuperava de um pedido de concordata e estava prestes a encarar um dos maiores recalls de sua história. Na época, algumas pessoas insinuaram que a companhia só havia colocado uma mulher em seu cargo mais alto para que ela assumisse a culpa pelo problema que ocasionou o recall, e que logo seria substituída por outro executivo ? homem.
O que muitos não sabiam era que Barra sempre esteve presente na lista de executivos de destaque da companhia e que sua ascensão já era esperada. Desde que começou na empresa, aos 18 anos, Barra sempre se dedicou a alcançar resultados que às vezes estavam muito além de seu job description. Conforme ganhava projeção nas áreas em que atuou, foi sendo promovida a cargos mais desafiadores, que incluíram a direção da área de Comunicação e da área de Recursos Humanos ? até então, os cargos mais altos ocupados por mulheres.
Mas Barra não parou por aí. Como um teste de sua capacidade para um dia assumir o comando da empresa, foi dada a ela a gerência de uma das maiores fábricas da GM. E dali para alcançar o posto de CEO seria só um passo...
Estrada para o sucesso narra a trajetória de Mary Barra e a história da própria GM, e é um ótimo exemplo de como as mulheres vêm quebrando barreiras dentro de organizações que sempre foram consideradas quase exclusivamente masculinas."
A globalização é um processo inevitável. A cada dia se
estende a mais setores da atividade humana. Antes restrito
ao comércio internacional, ao turismo e às finanças,
o processo de integração mundial da produção de bens e
prestação de serviços vai envolvendo as profissões liberais,
pequenos comerciantes e indústrias locais, em todo lugar.
O mais temível para as empresas brasileiras de qualquer
porte, mas em especial para as pequenas e médias (95% do
nosso setor produtivo), é que os atores dominantes deste
novo cenário são empresas multinacionais que detêm um
poder desproporcional, graças a suas escalas de operação,
seus recursos de pesquisa, sua capacidade de se fi nanciarem
e fi nanciar seus clientes, consumidores ou usuários, de
montar redes mundiais de fornecedores.
O que fazer para enfrentar este poder colossal? Este é
o tema central do livro de Belmiro Valverde Jobim Castor,
executivo e professor de talento, conhecimentos e experiência
comprovadas, com o foco centrado na empresa brasileira.
O autor é bem claro em sua análise: existem capacidades
e competências que podem ser explorados com
sucesso por empresas locais de maneira muito mais produtiva
e ágil do que por grandes corporações, cuja própria natureza
exige uma multidão de controles e de níveis de decisão
para evitar erros catastróficos de alcance mundial. Aí
reside a chave para sobreviver e lucrar com a globalização.
"
Coisas para Lembrar Quando Elaborar o Modelo de Negócio Quando elaborar um modelo de negócio, você tem muito que lembrar. Consulte esta lista prática de lembretes do modelo de negócio para garantir que você se mantenha no trilho. Diferente é sempre melhor que melhor. O plano da ratoeira melhor raramente funciona. Sem margem, sem missão. Ótimos modelos de negócio têm ótimas margens. Se não for fácil vender, não vale a pena fazê-lo. Um surfista não vê a onda e depois a pega; ele tem que adivinhar onde a onda estará e bater os braços em frente dela. Muitas vezes ter sorte significa adivinhar com antecedência. Wayne Gretzky chamava isso de patinar para onde o disco estará. Apenas o mercado decide quais ideias são boas. A maioria das grandes ideias não é apreciada pelo senso comum até que dê certo. Não se preocupe com o que todo mundo pensa de suas ideias. Pense em sua estratégia de saída enquanto estiver construindo seu modelo de negócio. Não faz sentido construir um emprego. Perguntas a Se Fazer sobre o Seu Modelo de Negócio O modelo gera margens superiores às dos concorrentes? Com que facilidade sua ideia pode ser copiada? O que você pode fazer para desacelerar a concorrência? O que acontece se um concorrente maior copiar sua ideia? Como você colocará o produto nas mãos dos clientes e com que facilidade os consumidores pagarão por ele? Como as mudanças nos hábitos de compra, as tendências, taxas de juro, aumento da concorrência e a economia geral afetarão seu modelo?"