Entendemos que a aprovação da Base Nacional Comum Curricular não esgotou os debates, como também não resolveu os problemas e lacunas nela observados durante sua elaboração e apresentação da versão final ao público. Observamos como principais limites as evasivas quanto à formação de professores, a pouca clareza quanto aos recursos para o financiamento e efetivação de uma base nacional democrática, federativa e diferenciada. Analisamos ainda a pouca participação de crianças e jovens nas definições da BNCC, a dissimulação de um processo de sua elaboração falsamente democrático, quando na realidade este foi parcial, não acolhendo as críticas que ocorreram em paralelo a sua elaboração. Com este livro, esperamos contribuir para este debate e aprofundar as questões aqui tratadas.
A inteligência artificial é empolgante ? e um pouco assustadora. Está por toda parte. A IA ajuda a proteger você das fraudes, marca consultas médicas, auxilia no atendimento ao cliente e até ajuda a escolher o programa de TV e a limpar a casa. Quer saber mais? Este livro preenche as lacunas, mostrando o que a IA é e não é, considerando as questões éticas por trás de sua utilização, os usos atuais e as expectativas futuras. Seja você um tecnófilo ou apenas curioso, ficará fascinado com esse novo mundo! Abra este livro e descubra? ? A história da IA ? Como a IA é usada em aplicações de computador, no campo médico e no aprendizado de máquina ? Como se livrar do sensacionalismo em torno da IA ? Mais detalhes sobre robôs e drones John Paul Mueller escreveu 108 livros e mais de 600 artigos sobre temas que variam de inteligência artificial, networking até gestão de banco de dados. Ele também é editor técnico e consultor. Luca Massaron é cientista de dados e diretor de pesquisa de marketing especializado em análise estatística multivariada, aprendizado de máquina e customer insight.
Desenvolver funcionários bem-sucedidos requer mais do que instinto. Os dados ajudam a orientar as decisões sobre como contratar pessoas qualificadas e mantê-las satisfeitas. Este livro mostra como desenvolver uma estratégia com o people analytics e aplicar suas descobertas para criar um efetivo mais engajado. Se sua organização deseja entender por que você não alcança as metas com o efetivo, por que as pessoas de melhor desempenho saem ou um departamento tem mais problemas de produção do que outro, este livro é para você. Mike West foi membro-fundador das primeiras equipes da metodologia people analytics na Merck, na PetSmart, no Google e no Children?s Health Dallas, antes de ter sua própria firma, a PeopleAnalyst, LLC. Ajudou empresas a planejar aplicativos people analytics e iniciar suas próprias equipes. Mike tem uma perspectiva única sobre como usar dados para criar empresas de sucesso. Abra este livro e descubra?
É evidente que a pandemia atingiu profundamente nossas relações familiares e profissionais, bem como nossa maneira de ver o mundo. Com o isolamento social ? as aulas suspensas e novos desafios diários ?, todos tiveram de se reinventar e foram obrigados a conviver com o medo da contaminação pela Covid-19 e com a ansiedade. Este livro, fruto de sólida experiência com a prática pedagógica e de profundos estudos na área de psicologia, lança luz aos diversos desafios enfrentados pelos educadores e pais neste momento: a adaptação às ferramentas tecnológicas para inserir os alunos no espaço educacional de modo interativo, o apoio às famílias no ambiente virtual, a vulnerabilidade das crianças e dos adolescentes fora da escola. Esta obra se destina aos diversos núcleos sociais, compreendendo seus universos particulares. A escola, neste contexto desafiador do pós-pandemia, tem o papel de não somente ser uma ponte entre o saber e o aluno, mas também o fio condutor da empatia, do amparo, da resiliência, da complacência e do amor. Este é um novo mundo, desafiador, mas que também pode ser admirável, se soubermos acolhê-lo com sabedoria.
O chamado ?Novo ENEM? veio para ficar. Escolas, cursinhos, professores e alunos só falam dele. E o motivo é simples: o ENEM é, hoje, o maior e mais importante exame do País. E mais: o ENEM, diferente do vestibular tradicional, é uma prova muito mais interessante e justa, pois privilegia o raciocínio, e não a ?decoreba?. O ENEM avalia as competências e as habilidades previstas na Matriz de Competências criadas pelo Ministério da Educação. E é importante que todos os participantes da prova se preparem para a avaliação dessas competências e habilidades. Os alunos que já têm um bom resultado nas provas que privilegiam o conteúdo precisam agora se preparar com afinco para as competências e habilidades. E alunos que ainda não têm um bom resultado nas provas tradicionais, sem deixar de estudar os conteúdos, têm agora uma ótima oportunidade de melhorar seu desempenho, entendendo e treinando as habilidades. E por que é bom se dar bem no ENEM? ? Para ganhar bolsa de 100% ou de 50% em universidades privadas. Pelo PROUNI (Programa Universidade para Todos), o aluno que fizer uma pontuação mínima no ENEM e preencher requisitos de renda e escolaridade receberá bolsa de estudo do Governo Federal. Mais de 70% dessas bolsas são integrais (100%). Já foram distribuídas mais de 430 mil bolsas. ? Para contar pontos no vestibular de centenas de universidades privadas e públicas. Mais de 500 universidades ou faculdades já aderiram ao sistema de pontuação a partir da prova do ENEM. ? Para passar no vestibular das universidades que aderiram ao Sistema de Seleção Unificado ? SISU. Enfim, para quem quer fazer universidade, pública ou privada, não faltam razões para fazer de tudo para se dar bem no ENEM. E por que estudar pelo livro ?Como se dar muito bem no ENEM!?? ? Porque o livro ajuda você a fazer o melhor estudo para ser avaliado: TREINAR PELAS PROVAS ANTERIORES, ? Porque você terá acesso a TODAS AS QUESTÕES DO ENEM, ? Porque todas as questões também estão CLASSIFICADAS PELOS OBJETOS DE CONHECIMENTO, ? Porque todas as questões estão COMENTADAS/RESOLVIDAS, ? Porque o livro está totalmente de acordo com a NOVA MATRIZ DE REFERÊNCIA DO ENEM, ? Porque as questões do livro estão em ORDEM CRONOLÓGICA de exames, ? Porque o livro tem DICAS para as questões objetivas e para a redação, ? Porque o livro é o ÚNICO com todas essas características, ? Porque ir bem no ENEM é o MELHOR INVESTIMENTO para o seu futuro. É por isso que podemos afirmar com uma exclamação que este livro vai mostrar a você ?Como se dar muito bem no ENEM!.
Marisa Lajolo e Regina Zilberman apresentam aqui um traçado consistente do nascimento, da consolidação e das transformações das práticas de leitura da sociedade brasileira, sem ignorar o fato de que cada época, cada obra e cada autor trazem consigo características próprias. Por esse viés, acompanhamos, fascinados, o amadurecimento do leitor ? o que, por consequência, também nos esclarece sobre as conexões intrínsecas entre o universo fantasioso (e fantástico) da literatura e o mundo social em que habitamos.
À sombra desta mangueira é uma lúcida análise de Paulo Freire sobre o contexto concreto do mundo nos fins do século XX. É um libelo contra a malvadez do neoliberalismo contida no seu fatalismo que nega a humanização e libertação dos seres humanos proclamando a ?morte da História?, da utopia, do sonho. Reúne 16 ensaios de Paulo Freire, prefácio de Ladislau Dowbor e apresentação e notas de Ana Maria Araújo Freire.
Em 1963, em Angicos, interior do Rio Grande do Norte, trezentos trabalhadores rurais foram alfabetizados em apenas 40 horas, pelo método proposto por Paulo Freire. Esse foi o resultado do projeto-piloto do que seria o Programa Nacional de Alfabetização do governo de João Goulart, presidente que viria a ser deposto em março de 1964. Em outubro desse mesmo ano, Freire deixou o Brasil para proteger a própria vida. Apenas voltou a visitar o país em 1979, com a abertura democrática.
Ao longo de sua história, Paulo Freire recebeu mais de cem títulos de doutor honoris causa, de diversas universidades nacionais e estrangeiras, além de inúmeros prêmios, como Educação para a Paz, da Unesco, e Ordem do Mérito Cultural, do governo brasileiro. Integra o International Adult and Continuing Education Hall of Fame e o Reading Hall of Fame.
?A leitura nova de que faço de meu mundo demanda igualmente uma nova linguagem ? a da possibilidade, aberta à esperança. E que no momento em que vivemos nos achando de tal maneira vulneráveis e frágeis diante de poderes inalcançáveis ? a colisão de um asteroide com a Terra, a tragédia da Aids, a possibilidade de ter o pequeno quintal de minha casa estudado de outra parte do mundo, que a esperança se torne absolutamente indispensável à existência num mundo de dúvidas e suspeições. De um lado, difícil de tê-la, de mantê-la, de reforçá-la, de outro, impossível de existir sem ela.?
"A adolescência pode ser um período de grande estresse e instabilidade ? não apenas para os filhos, mas também para os pais. É normal que os adolescentes explorem uma nova sensação de liberdade, mas esse processo pode deixar os pais se sentindo sem poder ou excluídos da vida de seus filhos. Esses efeitos são ainda maiores na era da distração digital.
A essência da abordagem da Disciplina Positiva é a compreensão de que os adolescentes ainda precisam dos pais, mas de maneiras diferentes. A metodologia deste livro visa construir habilidades socioemocionais e de vida por meio do encorajamento e empoderamento ? não da punição.
Ao longo dos anos, milhões de mães e pais passaram a acreditar na série da dra. Jane Nelsen por sua abordagem consistente para criar filhos felizes e responsáveis. Esta nova edição está repleta de métodos eficazes e comprovados para lidar com diversos desafios na educação de filhos, tais como:
? Promover discussões honestas com o adolescente.
? Ajudar o filho a lidar com o mundo on-line.
? Transformar erros em oportunidades.
? Ensinar o adolescente a ter objetivos que o façam feliz... e alguns que façam os pais
felizes também (como colaborar com as tarefas domésticas).
? Evitar os perigos do controle e da permissividade excessivos."
Especialista na abordagem italiana de Reggio Emilia, a autora apresenta nesta obra uma proposta de formação de professores, coordenadores pedagógicos e gestores da Educação Infantil e séries iniciais do Fundamental I pautada na cultura do coletivo e na importância do grupo na construção do conhecimento. A partir do uso de registros reflexivos como documentação de aprendizagem, fonte de planejamento e material de avaliação, e o desenvolvimento de projetos interdisciplinares como uma metodologia de trabalho para a efetivação de aprendizagens significativas, a autora lança um olhar inovador e propõe uma (trans)formação da prática pedagógica de professores/educadores para a consolidação de uma cultura de grupo.