nullEstas crônicas são uma contundente desconstrução da visão antropocêntrica de mundo. A mesma que faz com que muitos sintam os humanos como uma espécie de ator principal e o resto da criação, mero coadjuvante. Mas, como há diversas formas de se conversar sobre o assunto, aqui pode ser assim: O vento chegava e nós três - ela, o vento e eu - íamos para o céu. À tardinha, ainda lá em cima, a pipa cansada estapeava o ar qual peixe arpoado pela boca num vermelho mar do céu de agosto. Ou assim: - O senhor pode me passar seu gás carbônico, por favor? Ou assim também: - Então, por que tanta vergonha, dona zebra? insisti maldoso. - Porque eu não sou uma zebra, seu fiscal. Eu sou mula branca de nascença. O malvado do meu dono foi quem pintou, no meu couro, cada uma destas listras pretas. Quaisquer que sejam as formas, o premiadíssimo médico Luiz Eduardo Cheida vai amarrando suas crônicas fantásticas como as pérolas de um colar. O resultado é o primeiro livro de crônicas ambientais do país. Bichos, plantas e seus parentes encanta enquanto destrói; emociona mesmo quando corta e faz sangrar aquilo que separa a finita natureza do mercado predador; surpreende ao denunciar que o real é que é extraordinário. E cada crônica enfileirada, como notas salpicando a partitura musical, resulta na melodia harmônica de um mundo que insistimos ignorar. A alga Chlorella se emociona; o cão joga baralho; a árvore filosofa; a abelha aprende; e o homem, ao dialogar com todos eles, atesta que estamos todos em um mesmo plano. Que, afinal, somos todos parentes. Bichos, plantas e seus parentes é um jeito inteligente de sentir. Lê-lo é sentir na pele o que sentem nossos parentes quando nossas ações atestam que eles são importantes, porém, que somos mais importantes do que eles. Fazer com que nos sintamos iguais em nossas diferenças é o desafio que estas crônicas pretendem enfrentar. E superar.
Neste livro urgente e ricamente detalhado, Bill Gates propõe um plano abrangente, prático e acessível para zerar a emissão de gases de efeito estufa e evitar uma catástrofe climática. Bill Gates passou uma década investigando as causas e os efeitos da mudança climática. Com a ajuda de especialistas nas áreas de física, química, biologia, engenharia, ciência política e finanças, ele se concentrou no que deve ser feito para impedir uma catástrofe ambiental. Neste livro, o fundador da Microsoft não explica apenas por que precisamos zerar as emissões líquidas de gases de efeito estufa, mas também detalha como podemos atingir esse objetivo e superar os desafios que temos pela frente. A partir de sua experiência em inovação e de tirar ideias do papel, Gates descreve como a tecnologia já vem ajudando a reduzir as emissões, onde e como ela pode funcionar de forma mais eficaz, em quais setores precisamos de novidades e quem são os pesquisadores por trás delas. Finalmente, ele apresenta um plano prático para zerar as emissões, que inclui desde as políticas públicas até as atitudes que nós, cidadãos, podemos tomar a fim de monitorar o trabalho do governo, de nossos empregadores e de nós mesmos. Como o autor demonstra, zerar as emissões não será fácil, mas, seguindo os conselhos deste livro, é uma meta que está plenamente a nosso alcance.
Quando a jovem Greta Thunberg percebeu que a mídia e os políticos não falavam ou faziam nada a respeito da crise climática global ela soube que precisava fazer alguma coisa. A garota então resolveu fazer uma greve escolar toda sexta-feira, sentada em frente ao parlamento sueco, exigindo do governo uma posição sobre medidas que reduzissem a emissão de gás carbônico. Sua atitude inspirou milhares de crianças e adolescentes em todo o mundo e culminou no movimento Fridays for Future, em greves estudantis mundiais pela crise climática e na indicação de Greta ao Nobel da Paz.
Em Nossa casa está em chamas, Malena Ernman, mãe de Greta e famosa cantora de ópera sueca, narra, com a ajuda da família, os acontecimentos que levaram ao ativismo de Greta. Malena conta como a vida cotidiana da família foi abalada quando, aos 8 anos, Greta simplesmente passou a se recusar a comer, e sobre a dificuldade de adaptar e tratar a filha, mais tarde diagnosticada com Síndrome de Asperger e outros transtornos neuroatípicos. Quando a filha mais nova, Beata, também recebeu o diagnóstico, foi necessário que a família aceitasse que a vida como conheciam acabara para finalmente encontrar a ajuda adequada.
Com o olhar de quem gerenciou uma crise até a exaustão, Malena e seu marido, Svante Thunberg, escrevem também sobre a crise climática e sobre como o ativismo foi fundamental para que Greta encontrasse um ponto de equilíbrio. Acompanhando os passos e as descobertas da filha eles nos alertam sobre como nosso estilo de vida atual ameaça a sobrevivência futura da humanidade e o que precisamos entender ? e fazer ? para que uma vida sustentável seja possível. Nossa casa está em chamas é uma história real comovente, narrada por meio de cenas impactantes e sensíveis. O livro também reúne os discursos poderosos e impactantes que Greta Thunberg fez ao redor do mundo.
Chegar a uma relação sustentável entre o homem e planeta tem sido uma das maiores preocupações da atualidade. Aqui, o teólogo Leonardo Boff retoma
e aprofunda esse tema, apresentando soluções possíveis para uma relação mais saudável entre o homem e a terra.