Buscar
Caminhos Divergentes - Boitempo
LV415221

Por: R$ 68,00ou X de

Quantidade: 1

12345
Comprar
  • OPÇÕES DE
    PARCELAMENTO
  • CONSULTE
    FRETE
  • ADICIONAR AOS
    MEUS DESEJOS
Figura pop associada à teoria queer, Judith Butler contribui em um campo de estudo muito mais amplo do que apenas o da identidade de gênero. Em Caminhos divergentes, a partir de uma urgência pessoal, Butler retoma e corrobora uma das últimas ideias de Edward Said – a ideia de que é possível forjar um novo éthos para uma solução uniestatal se considerarmos a despossessão palestina em relação às tradições diaspóricas judaicas. Butler usa as posições filosóficas judaicas para articular uma crítica do sionismo político e suas práticas de violência estatal ilegítima, nacionalismo e racismo patrocinado pelo Estado. Além de Said, reflete sobre o pensamento de Emmanuel Levinas, Hannah Arendt, Primo Levi, Martin Buber, Walter Benjamin e Mahmoud Darwish para articular uma nova ética política, que transcenda a judaicidade exclusiva e dê conta dos ideais de convivência democrática radical, considerando os direitos dos despossuídos e a necessidade de coabitação plural.

“Não escrevi um livro sobre história da religião, nem mesmo sobre filosofia da religião. Na realidade, o que tento é entender como o exílico – ou, mais enfaticamente, o diaspórico – está incorporado na ideia de judaico (não em termos analíticos, mas históricos, ou seja, no tempo); nesse sentido, ‘ser’ judeu é estar se afastando de si mesmo, jogado num mundo dos não judeus, fadado a progredir ética e politicamente justo ali, naquele mundo de uma heterogeneidade irreversível.” – Judith Butler, na introdução de Caminhos divergentes.

“Obra incrivelmente importante e atemporal, que mostra a possibilidade de desenvolver, partindo de fontes judaicas, uma perspectiva sobre Israel-Palestina que não seja sionista, e que talvez possa afirmar a resistência ao sionismo como um valor ‘judaico’. As aspas são da própria Butler, que questiona o tempo inteiro o que significa ser judeu.” — Amy Hollywood, Harvard University.

"Ao tratar do tema da diáspora e do exílio e de uma perspectiva não eurocêntrica da judaicidade, desafia-nos a pensar como duas tradições de deslocamentos, árabe e judaica, podem produzir uma forma de política pós?nacional, que contemple o direito comum, inclusive dos refugiados. Embora a tarefa da coabitação e do binacionalismo pareça impossível, Judith Butler é contundente ao afirmar o quanto ela é necessária, pois, se ninguém mais pensar sobre isso, viveremos em “um mundo radicalmente empobrecido”. Caminhos divergentes é um convite irresistível a essa reflexão-ação, especialmente em um mundo repleto de movimentações e, ao mesmo tempo, carente de transformações." — Soraya Smaili, no texto de orelha de Caminhos divergentes.

CARACTERÍSTICAS

EditoraJINKINGS EDITORES ASSOCIADOS LTDA
Edição1
Ano da Edição2017
AutorJUDITH BUTLER
EAN139788575595350
FormatoBROCHURA
Nacional ou ImportadoNacional
ISBN8575595350
Largura16
Altura23
Profundidade1,5
Páginas250
Peso387 g.

Avaliações do Produto

Dúvidas dos Consumidores