Nunca se leu tanto como hoje. Com alguns toques no smartphone, temos na palma da mão um universo de informações. Mas será que estamos lendo de verdade, apreendendo esses dados, analisando-os criticamente, ampliando nossos conhecimentos a partir deles, transformando tudo isso em sabedoria? A professora Maryanne Wolf responde a essas perguntas, mostrando neste livro os efeitos da leitura nas mídias digitais para o cérebro leitor, principalmente dos jovens. A partir das pesquisas mais modernas, muitos exemplos literários e de sua própria experiência como pesquisadora e mãe, a autora apresenta uma discussão impressionante sobre o impacto da tecnologia para a maneira como estamos lendo, consequentemente, para a nossa cognição, e o que isso pode acarretar para o futuro da humanidade. Surpreendente e necessária para os tempos de hoje, esta obra é, acima de tudo, uma defesa da leitura.
Diz o ditado que de perto ninguém é normal. E, de fato, basta parar um minuto para observar o seu entorno e você vai identificar aquela pessoa que é instável demais, outra que é inflexível demais, outra ainda que é teatral ou insegura ou arrogante ou submissa... Os desvios são muitos, e estão sempre à nossa volta. Às vezes são apenas características individuais, que não preenchem critérios para diagnóstico psiquiátrico algum, mas outras vezes são comportamentos repetitivos, peculiares e disfuncionais que causam danos físicos e psicológicos às próprias pessoas ou para aquelas que estão ao seu redor. Este livro identifica estes que são os psicopatas do cotidiano e explica em detalhes as características que levam essas pessoas a agirem assim. Para quem tem um deles ao redor, será uma oportunidade única de descobrir mecanismos que ajudem a manter a própria integridade, física ou psicológica, sem abrir mão da convivência.
"Há quanto tempo você não recebe uma carta de alguém?Alexandre é um psicólogo e terapeuta familiar que escreve cartas. Mas aqui elas se revestem de poesia, num encontro da intensidade com a beleza. Os remetentes das cartas são os sentimentos humanos, que chegam para uma conversa honesta e terna sobre como eles cumprem uma jornada viva dentro de cada um de nós.Abra o livro e leia a carta da saudade, da tristeza, do medo e da esperança, entre outras tantas que certamente encontrarão em você o melhor endereço de destino. Estas cartas dialogam com sua sensibilidade, com sua vontade de se aceitar, de viver uma vida mais autêntica e de construir um mundo melhor à sua volta.?Em seu livro cheio de beleza e encantadoras metáforas, Alexandre nos convida à construção de um novo texto, no qual nossas dores emocionais, culpas e limitações, possam ser vistas, não como o capítulo final de nossa história, mas como os textos iniciais de uma vida repleta de possibilidades promessas e significados?. - Rossandro Kinjey, escritor."
Jo Boaler, professora da Universidade de Stanford, autora de best-sellers e aclamada educadora, passou décadas estudando o impacto na educação das crenças e preconceitos em relação a nossas habilidades intelectuais. Neste livro, ela acaba com esses mitos que nos prendem e revela as seis chaves para desvendar nosso potencial de aprendizagem, com base nas últimas descobertas científicas. A verdade não é apenas que todos nós, independentemente da idade, podemos aprender sobre todas as coisas, mas que o ato de aprender sobre nós mesmos muda fundamentalmente quem somos e - como Boaler argumenta com tanta elegância nas páginas deste livro - o que vamos alcançar. Esta obra irá transformar radicalmente as nossas noções de educação e aprendizagem, dando-nos a liberdade de ver a nós mesmos e ao mundo de forma diferente. Obra publicada em parceria com o Instituto Sidarta.
Você consegue se imaginar no lugar de outra pessoa e pensar no que ela sentiria ou reagiria numa determinada situação? Isso é empatia. Crianças e adolescentes que cultivam sentimentos de empatia terão mais respeito pelos colegas, pela família e pelas pessoas a seu redor. É assim que o mundo fica melhor: com todos se respeitando, sabendo dialogar e entendendo a atitude do outro. As questões deste livro em forma de caixinha vão ajudar nossos futuros adultos a chegar lá.
Com quem você conversa? Com você mesmo. Os assuntos dessas conversas podem bloquear o sucesso e afetar o equilíbrio de sua vida.
Fale a Verdade consigo mesmo
Vença os problemas pessoais com a terapia dos falsos conceitos.
Falsos conceitos são pensamentos incorretos que causam desconforto mental, emoções dolorosas, ideias destrutivas, reações imaturas e comportamento irracional.
Esses traiçoeiros pensamentos são bem parecidos com a verdade; sutilmente eles vão se insinuando e acabam por tornar-se o centro de nossas conversas mais íntimas ? as que mantemos com nós mesmos.
Este livro nos ensina a:
Identificar essas inverdades e refitá-las.
Livrar-nos dos hábitos incorretos de pensar.
Substituir nossa arsenal de inverdades destrutivas por confortantes afirmações de verdades.
A terapia dos falsos conceitos é fundamentada na Bíblia, não em invenções psicológicas ou especulações psiquiátricas. É um método eficaz que vem ajudando milhares de pessoas e que pode ajudar a você também.
Esta é uma nova edição do primeiro livro sobre o trabalho já difundido e bem conhecido da Linguagem do Corpo, que deu base a todos estes anos de benefício para o público cada vez mais crescente de Cristina Cairo. Aqui você encontra a chave para a cura das doenças. Leia a descrição de como elas surgem e como devemos agir para eliminá-las sem o uso de drogas ou quaisquer instrumentos alternativos ou terapêuticos. Você aprende uma linguagem milenar sobre o corpo e compreende que as doenças e as formas do corpo são geradas pela própria pessoa por meio de suas emoções e suas crenças. É apresentado um grande número de doenças e suas respectivas explicações psicológicas, para você poder então analisar sua própria conduta, corrigindo-a e assim curar-se definitivamente de todos os males. Nesta reedição do livro lançado em 1999 pela Editora Mercuryo, acrescenta-se um anexo sobre a Dor de Cabeça e dois tópicos muito requisitados: Depressão e Síndrome do Pânico.
Não importa se você está procurando por uma forma de começar a estudar Psicologia para depois se aprofundar, ou se simplesmente tem curiosidade em identificar as neuroses dos seus amigos, este livro possui as respostas sobre a mente humana que você não compreende ao acessar artigos acadêmicos.
Em uma revisão rápida e completa da Psicologia moderna, entenda as teorias mais importantes, os experimentos marcantes, as definições de síndromes e fenômenos sem precisar sofrer. Tudo isso ainda acompanhado de um resumo sobre a vida e as descobertas dos maiores nomes da Psicologia como Freud, Jung, Skinner, Maslow e muitos outros.
Embarque nessa jornada sobre a profundidade de nossa existência, questione o poder da consciência e o que nos torna humanos em um mundo tão cheio de variáveis. Aprenda com aqueles que moldaram nosso conhecimento sobre nós mesmos e ainda tenha a oportunidade de fazer os testes psicológicos mais clássicos em uma linguagem fácil e divertida.
Este livro tenta desvendar a comunicação não-verbal do corpo humano, primeiramente analisando os princípios subterrâneos que regem e conduzem o corpo. A partir desses princípios, aparecem as expressões, gestos e atos corporais que, de modos característicos, estilizados ou inovadores, expressam sentimentos, concepções, ou posicionamentos internos.
'Sobre o behaviorismo', livro de Skinner que apresenta, em linguagem concisa e acessível, sua visão do behaviorismo, expondo-lhe os conceitos básicos, discutindo-lhe as implicações mais gerais no campo do conhecimento e refutando as interpretações distorcidas dele, veiculadas por seus opositores. Para quantos se interessem pelo assunto, sobretudo professores e estudantes de Psicologia, Sociologia, Educação e áreas correlatas, este volume constitui assim a melhor, a mais fidedigna introdução ao behaviorismo em geral e ao pensamento de Skinner, em particular.