Monte seu próprio robô inteligente 5 em 1 a partir do zero. Com este manual ilustrado totalmente colorido, você aprenderá a montar um robô programável sobre uma base que será construída a partir de materiais baratos. Além disso, acrescentará motores, alimentação, rodas e componentes eletrônicos para realmente montar cinco robôs em um. Monte seu robô em etapas a acrescente os recursos que desejar. Com este manual, você aprenderá a: Construir uma base motorizada para seu robô. Configurar um Arduino para funcionar como o cérebro de seu robô. Usar comutadores do tipo ?bigode de gato? para detectar objetos. Evitar obstáculos com sensores ultrassônicos. Ensinar seu robô a avaliar distâncias. Usar um controle remoto universal de TV para controlar funções. Instalar e programar um par de servo-motores. Fazer seu robô responder a entradas com LEDs, dispositivos sonoros e tons. Instalar sensores que acompanham traçados na parte inferior de seu robô. Explore conceitos de eletrônica à medida que aprende sobre o funcionamento de comutadores, detectores ultrassônicos e infravermelhos e sensores ópticos. Instale uma placa de microcontrolador Arduino e aprenda a programar seu robô para evitar obstáculos, fornecer feedback luminosos e sonoros e seguir um traçado. Com a ajuda deste manual de fácil utilização, você combinará várias disciplinas ? eletrônica, programação e engenharia ? para montar com sucesso um robô multifuncional. Divirta-se enquanto aprende.
Os Operadores são uma forma de empacotar, implantar e administrar aplicações no Kubernetes. Eles facilitam automatizar o ciclo de vida de programas complexos, com estados, permitindo que um cluster Kubernetes tenha capacidades específicas de uma aplicação. Os exemplos realistas deste livro mostram como os Operadores funcionam e como criá-los usando o Operator Framework e SDK.
Os Operadores conhecem o estado interno de suas aplicações, de modo que possam coordenar a instalação e os upgrades, atuar na reparação de falhas e automatizar trabalhos de manutenção repetitivos e intrincadamente coordenados. Os autores Jason Dobies e Joshua Wood mostram como criar Operadores para estender o plano de controle do Kubernetes e a API, ajudando as equipes de operações e os desenvolvedores de aplicações a implantar e gerenciar serviços e componentes essenciais de forma confiável.
Potente e dinâmico, o Python é uma linguagem de programação usada em várias aplicações e projetada para ter uma independência real de plataforma. Isso o torna uma ótima ferramenta para programadores. Com as instruções passo a passo deste livro, você aprenderá os conceitos básicos num piscar de olhos. Descubra como pode usar a programação literária com o Jupyter Notebook para criar um tipo de código de apresentação, anotações, equações matemáticas e gráficos. Abra este livro e descubra? ? Como baixar e instalar o Python ? Como usar a linha de comando ? Sobre o uso do Jupyter Notebook ? Como coletar tipos diferentes de dados ? Interações com pacotes ? Como encontrar e corrigir erros Contém no livro: ?Entenda como resolver problemas e corrigir erros ?Aprenda a trabalhar com Anaconda® e usar as funções mágicas ?Use o Python para criar e executar sua primeira aplicação
Com inúmeras aplicações, a realidade virtual (RV) e a fotografia 360° vêm despontando nos últimos anos. Jogue-se nessas tecnologias, descubra o que já existe e como funciona. ? Aprenda sobre todos os tipos de sistemas de RV à disposição, seja no computador, seja nos consoles de jogos, e até mesmo sobre aqueles que só precisam do seu celular para funcionarem. ? Crie seus próprios mundos artificiais ou registre versões imersivas do mundo ao seu redor com uma análise extensa das câmeras de 360°, processos de edição e dicas de como criar seus próprios filmes em RV. ? Explore os novos usos criativos da RV: confira a realidade aumentada aplicada a exercícios físicos, meditação e pista de dança. ? Ouça o que os principais diretores e fotógrafos dessa área têm a dizer, e como estão criando novas formas de entretenimento, comunicação e fotojornalismo.
Este livro apresenta a importância da informática na educação e como está sendo elaborada a Política de Informática na Educação no Brasil. Explica o que é tecnologia educacional, a utilização do computador como fim e meio, e o que pode ser feito com um computador em um ambiente educacional.
Monte seu próprio robô inteligente 5 em 1 a partir do zero. Com este manual ilustrado totalmente colorido, você aprenderá a montar um robô programável sobre uma base que será construída a partir de materiais baratos. Além disso, acrescentará motores, alimentação, rodas e componentes eletrônicos para realmente montar cinco robôs em um. Monte seu robô em etapas a acrescente os recursos que desejar. Com este manual, você aprenderá a: Construir uma base motorizada para seu robô. Configurar um Arduino para funcionar como o cérebro de seu robô. Usar comutadores do tipo ?bigode de gato? para detectar objetos. Evitar obstáculos com sensores ultrassônicos. Ensinar seu robô a avaliar distâncias. Usar um controle remoto universal de TV para controlar funções. Instalar e programar um par de servo-motores. Fazer seu robô responder a entradas com LEDs, dispositivos sonoros e tons. Instalar sensores que acompanham traçados na parte inferior de seu robô. Explore conceitos de eletrônica à medida que aprende sobre o funcionamento de comutadores, detectores ultrassônicos e infravermelhos e sensores ópticos. Instale uma placa de microcontrolador Arduino e aprenda a programar seu robô para evitar obstáculos, fornecer feedback luminosos e sonoros e seguir um traçado. Com a ajuda deste manual de fácil utilização, você combinará várias disciplinas ? eletrônica, programação e engenharia ? para montar com sucesso um robô multifuncional. Divirta-se enquanto aprende.
Este livro apresenta informações introdutórias sobre como utilizar uma das tecnologias embarcadas mais difundidas no mundo, a plataforma Arduino. O objetivo é apresentar aplicações práticas dos conceitos da Internet das Coisas (IoT) em áreas como automação, instrumentação industrial e telecomunicações, uma vez que todas as ?coisas? podem ser monitoradas ou fornecer dados.
Muitas pessoas utilizam computadores no dia a dia sem ter a menor ideia de como eles e seus diversos componentes e periféricos trabalham. Pensando neste aspecto, o livro apresenta conceitos e fundamentos de um sistema computacional, explicando como funcionam monitores, impressoras, escâneres, leitores de CD/DVD etc.
Aborda os circuitos lógicos existentes em todos os processadores, como portas AND, OR e XOR, e estuda as bases numéricas e os tipos de memória mais utilizados em computação.
Divide-se em três partes, sendo a primeira referente à arquitetura dos computadores, a segunda sobre os periféricos e a terceira relacionada ao sistema operacional e softwares mais comuns.
Os capítulos possuem diversas questões para fixação do aprendizado.
"A ferramenta SketchUp Pro para desenvolvimento de modelos tridimensionais vem ganhando adeptos em diversas áreas: profissionais de arquitetura, design de interiores e de produto, engenharia civil e marcenaria, além de ser usado por estudantes e universitários dessas mesmas áreas, por agilizar a entrega de trabalhos.
Este livro trata da versão Pro 2013 do SketchUp para Windows. Entre os assuntos abordados, encontram-se: métodos de seleção; templates; unidades de medida; ferramentas 2D; criação de traços, formas geométricas e referências; extrusão e subtração de volumes; objetos 3D; manipulação de modelos, grupos e componentes; linhas auxiliares e camadas para organizar os níveis de um projeto.
Abrange importação de arquivos do AutoCAD, visualização do projeto 3D, texturas e materiais diversos, estilos de apresentação em sketch, estudo de insolação para maquete eletrônica e exportação de cenas, trabalho com textos e notas, geração de cortes, edição de terrenos para projetos de maquete, além da modelagem 3D sobre referência de imagem. Introduz, ainda, o LayOut 2013 - para documentação dos modelos em pranchas - e o fechamento em PDF, além de recursos extras do SketchUp, com exercícios para melhor assimilação do conteúdo.
Cenas de SketchUp dos exercícios e exemplos do livro, arquivos de AutoCAD e imagens com textura de acabamento, dos exercícios, estão disponíveis em www.editoraerica.com.br para download.
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