Esta nova edição de Comportamento organizacional traz conteúdos que refletem os mais recentes avanços nas pesquisas sobre o assunto, apresentando temas como comportamentos desviantes e contraproducentes no trabalho, satisfação do cliente, esforço emocional, mindfulness, desemprego/empregabilidade, ética comportamental, supervisão abusiva, sistemas de trabalho de alto desempenho e recursos de capital humano. Tal conteúdo é reforçado pela estrutura didática que o vincula a situações contemporâneas e reais para ajudar os estudantes a entender como os conceitos podem ser aplicados, o que a torna uma obra fundamental tanto para os graduandos em administração como para gestores que desejam aprofundar seus conhecimentos sobre o tema e aplicar as melhores práticas em seu modelo de gestão.
A Amazon revolucionou a maneira como as pessoas fazem suas compras e foi a empresa que mais rapidamente atingiu a marca de 100 bilhões de dólares em vendas. Mas ela não fez tudo isso se mantendo na zona de conforto. A chave para seu crescimento foi ter uma obsessão pelos clientes, um espírito inovador, pensar a longo prazo e correr riscos, entre outros fatores. Nas cartas que escreveu aos acionistas por mais de 20 anos, Jeff Bezos, fundador da Amazon, revelou como transformou sua empresa em um dos maiores casos de sucesso de todos os tempos. Especialista em tecnologia e risco, Steve Anderson se debruçou sobre estas cartas e identificou 14 princípios de crescimento da Amazon, apresentando as lições que Bezos usou ao longo de sua trajetória e que estão aqui claramente apresentados para todos os leitores. Conhecendo a fascinante história da Amazon, a mentalidade de Bezos e os poderosos princípios que ele aplicou pra construir sua empresa, você irá entender a nova realidade e lógica dos negócios e tornar o seu trabalho ainda mais inovador, eficiente e bem-sucedido.
Superficialmente, Jho Low parecia ser tímido, mas nos bastidores era persuasivo, eloquente e almejava ascensão social. Assim que terminou a faculdade, Low persuadiu o primeiro-ministro da Malásia, Najib Razak, a criar um fundo de investimento, conhecido como 1MDB. Comandando anonimamente o fundo, Low levantou mais de US$10 bilhões com o auxílio do Goldman Sachs e outros. Durante cinco anos, desviou bilhões de dólares para financiar eleições, adquirir imóveis de luxo, produzir filmes hollywoodianos, incluindo O Lobo de Wall Street, e dar festas regadas a champanhe ao redor do mundo.
A generosidade de Low o colocou no centro de um mundo que incluía celebridades, como Leonardo DiCaprio e Jamie Foxx, modelos famosas, como Miranda Kerr, e até mesmo doações importantes para a campanha do ex-presidente Obama. Ainda mais surpreendente era que ninguém parecia notar ? nem os bancos globais, que aparentemente ignoravam as transferências suspeitas de centenas de milhões de dólares, nem as entidades fiscalizadoras do sistema financeiro.
Tom Wright e Bradley Hope, repórteres premiados do Wall Street Journal, publicaram dezenas de matérias sobre o caso do 1MDB. Pela primeira vez, neste livro, eles revelam a verdade completa de um dos maiores golpes financeiros da história. Ao lado de Liar?s Poker e Den of Thieves, O Blefe de um Bilhão de Dólares entrará para o rol de clássicos que narram, de forma angustiante, a arrogância e a ganância do mundo financeiro.
Após 28 anos como executivo e presidente de uma impactante e expressiva companhia, o Grupo Silvio Santos, Luiz Sebastião Sandoval se questionou sobre qual legado deixaria às novas gerações. Ponderando sobre tantas experiências ao longo dos anos e à frente de grandes empresas oferece ao público, alunos de administração e profissionais da área a obra: 10 Regras de ouro que a experiência me ensinou, publicada pela Literare Books International. O livro traz um olhar único e proporciona uma leitura que vai além das palavras clássicas e das boas orientações, o público terá contato com um homem que viveu e vive a experiência profunda da administração. Revelando aquilo que muitas vezes não é mostrado e que tanto vale para a vida, quanto para a gestão. Ou seja, o leitor terá em mãos as narrativas de experiências vividas na prática, sendo esse o melhor caminho para aprender, firmar o conhecimento e desenvolver estratégias originais diante de problemas igualmente inéditos. O foco da obra é despertar a reflexão sobre os ensinamentos, que sustentarão as novas regras criadas pelos próprios leitores, de acordo com a realidade em que vivem. Por isso, o autor faz questão de ressaltar: ?Construam seu tesouro particular de conhecimento, esse que um dia será também partilhado com outros, compondo o círculo virtuoso e infinito da criação e da difusão de ideias?, afirma Luiz S. Sandoval.
"Este livro é um guia para os líderes desnorteados ou exaustos pelo trabalho de gestão e foi escrito tanto para chefes como para ?chefes de chefes?. Baseado em anos de experiência da autora e escrito com clareza, incluindo sugestões práticas para os leitores, mostra aos gestores como ter sucesso sem perder o lado humano no ambiente corporativo, encontrando um sentido no trabalho e criando um ambiente onde as pessoas vão poder apreciar o que fazem e os colegas.
Kim Scott é ex-executiva do Google e da Apple, onde trabalhou com uma equipe para criar um curso voltado a ensinar como ser um bom chefe, e, nos últimos anos, ficou famosa por sua nova abordagem à eficiência na chefia, que ela chama de empatia assertiva.
O conceito da empatia assertiva é simples: para ser um bom chefe, você precisa importar-se pessoalmente com as pessoas ao mesmo tempo que as confronta diretamente. Se confrontá-las sem se importar com elas, cairá na armadilha da agressividade ofensiva. Caso se importe, mas não as confronte, estará demonstrando empatia nociva. Se não se importar com as pessoas nem confrontá-las, será um exemplo de insinceridade manipuladora.
Esse modelo simples o ajudará a melhorar seus relacionamentos no trabalho e cumprir suas três principais responsabilidades como chefe: promover um cultura de feedback (elogios e críticas), criar uma equipe coesa e atingir resultados dos quais todos se orgulhem.
Elogios a Empatia Assertiva:
?É absolutamente empolgante encontrar um modelo que mostra não só como ser um chefe melhor, mas também como ser um colega melhor.
Empatia assertiva está repleta de verdades esclarecedoras, conselhos perspicazes e sugestões práticas, tudo recheado de histórias interessantes (e muitas vezes divertidas) das experiências da autora em empresas como Apple, Google e várias startups.?
GRETCHEN RUBIN, autora de Projeto felicidade, best-seller do The New York Times
?Kim Scott é famosa (e com razão) por ser uma chefe espetacular e uma coach que os CEOs levam muito a sério.
Neste livro fantástico, ela usa sua vasta experiência para ensinar, com clareza e honestidade, os princípios da liderança: como dar e receber feedback, como tomar decisões inteligentes, como nunca deixar de progredir. Se você tem uma equipe (seja ela de uma ou mil pessoas), precisa ler Empatia assertiva. Agora.?
DANIEL PINK, autor de Saber vender é da natureza humana
?Empatia assertiva o ajudará a liderar e inspirar as pessoas de sua equipe a fazer o melhor trabalho da vida delas.
Os insights de Kim Scott, com base em toda a sua experiência e em seu enorme poder de observação e análise, contribuirão para que você seja um líder melhor de uma organização mais eficaz.?
SHERYL SANDBERG, autora de Plano B"
Value Proposition Design auxilia a encarar os desafios de qualquer negócio ? criando produtos e serviços que os clientes querem comprar. Esse livro prático, com o apoio online, mostrará os processos e as ferramentas necessárias para o sucesso. Com os mesmos formato e visual que os autores usaram no best-seller Business Model Generation, o livro explica como usar o Quadro de Proposta de Valor, uma ferramenta prática para desenvolver, testar, criar e gerenciar produtos e serviços que os clientes realmente querem. Value Proposition Design serve para todos que se frustram com reuniões sem fim, achismos e intuições que resultam em lançamentos de produtos caros que desaparecem ou que, simplesmente, desapontam os consumidores.
O livro o ajudará a entender os modelos de propostas de valor, como aproximar-se do cliente e evitar despender tempo com ideias que não funcionarão. Mostrará ainda o simples, mas complexo, processo de desenvolver e testar propostas de valor e chegar ao resultado de criar produtos e serviços que se adaptam perfeitamente às necessidades ou aos desejos dos clientes. Exercícios práticos, ilustrações e ferramentas ajudarão a melhorar seu produto, serviço ou nova ideia de negócio imediatamente.
Além disso, o livro fornece acesso exclusivo a um conteúdo online (Strategyzer.com). Você trabalhará com exercícios interativos, avaliará seu trabalho, trocará ideias com outros leitores e baixará conteúdos específicos (que estará disponível em língua português à partir de dezembro de 2014).Value Proposition Design complementa o ?Business Model Canvas? do Business Model Generation, uma ferramenta usada por startups e grandes empresas como MasterCard, 3M, Coca Cola, GE, Fujitsu, LEGO, Colgate-Palmolive e muitas outras.
Value Proposition Design fornece uma metodologia de sucesso comprovada, com propostas de valor que vendem, apoiadas em modelos de negócios lucrativos.
O lendário capitalista de risco, John Doerr, revela como o sistema de Objetivos e Resultados-chave (OKRs) ajudou gigantes da tecnologia, como Intel e Google, a alcançarem um crescimento exponencial
? e como ele pode ajudar qualquer organização a prosperar.
No outono de 1999, John Doerr se reuniu com os fundadores de uma startup, a quem ele acabara de doar 12,5 milhões de dólares, o maior investimento de sua carreira. Larry Page e Sergey Brin tinham uma tecnologia incrível, energia empreendedora e ambições altíssimas, mas nenhum plano
de negócios real. Para o Google mudar o mundo (ou mesmo sobreviver), Page e Brin tiveram que aprender a fazer escolhas difíceis para manter a equipe no caminho certo. Eles teriam que saber quando interromper propostas destinadas a falhar e precisavam de dados oportunos e relevantes para acompanhar o progresso ? para avaliar o que importava.
Doerr ensinou-lhes sobre uma abordagem comprovada de excelência operacional: Objetivos e Resultados-
chave. Ele havia descoberto os OKRs na década de 1970 quando atuava como engenheiro
da Intel, onde o lendário Andy Grove (?o maior administrador de sua ou de qualquer outra época?) dirigia a empresa mais bem-sucedida que Doerr já tinha visto. Mais tarde, como capitalista de risco, Doerr compartilhou as ideias de Grove com mais de cinquenta empresas e onde quer que o processo fosse fielmente praticado, funcionava.
Nesse sistema, os objetivos definem o que se busca alcançar e os resultados-chave são como esses objetivos de prioridade máxima serão atingidos com ações específicas e mensuráveis dentro de um prazo definido. As metas são transparentes para toda a organização, do porteiro ao CEO.
Os benefícios são profundos. Os OKRs concentram esforços e promovem a coordenação. Eles mantêm os funcionários no caminho certo, unificam e fortalecem toda a empresa. Por consequência, os OKRs aumentam a satisfação no local de trabalho e aumentam a retenção.
Avalie o Que Importa compartilha uma ampla gama de estudos de caso, com narradores incluindo Bono e Bill Gates, para demonstrar o foco, a agilidade e o crescimento que os OKRs tem estimulado nas grandes organizações. Este livro ajudará uma nova geração de líderes a capturar a mesma energia.
O maior sofrimento da falta de produtividade não é viver estressado e preocupado. É quando você passa por incompetente por não entregar o projeto com excelência. É deixar nos seus clientes a impressão de que não se importa com eles, pois está sempre atrasado. É trabalhar muito, mas nunca ter dinheiro por não trazer resultados para a empresa. É nunca conseguir programar uma virada de vida, porque não sobra tempo nem para fazer o que já existe no dia. E ainda por cima transmitir a imagem de que não ama o cônjuge e os filhos, pois você nunca está presente na vida deles. Se você se identifica com uma dessas situações, este livro é para você. Geronimo Theml dominou o segredo da produtividade, e sua missão é fazer você ter muito mais resultados sem ter de trabalhar mais. Aprenda a criar tempo para fazer tudo o que precisa ser feito e ainda conseguir cuidar de si mesmo. Neste livro, Geronimo consegue ensinar produtividade para quem realmente precisa dela, para todas as pessoas que se pegam atordoadas com a própria vida, e que a partir de hoje vão estruturar seu dia a dia com resultados muito melhores. Aceite este convite para a virada da produtividade - a partir de hoje você vai viver as histórias as quais terá orgulho de contar.
Através de contos e crônicas, as autoras abordam de forma leve perfis de empresários atendidos por elas no decorrer de anos de trabalho como consultoras. Explorando o tema circo como cenário, com um toque motivacional sem deixar de lado aspectos profissionais, é possível observar como esses perfis impactam no dia-a-dia das empresas brasileiras e até mesmo em decisões pessoais.
Será que você se identifica com algum deles?
Respeitável público, venha refletir de que forma essas histórias podem mudar sua visão sobre o universo empreendedor. Comprem suas pipocas e voltem aos seus assentos que o espetáculo vai começar!