Ícone Menu

Contando A Arte De Guignard - Noovha America

LV270275
nullPierina Camargo e Rosa Esteves mostram, em Contando a Arte de Guignard, o percurso desse artista que nasceu no Estado do Rio de Janeiro, teve os primeiros contatos com a arte na Europa, voltou para o País e acabou se fixando em Belo Horizonte, onde se firmou como um dos maiores paisagistas do Brasil.
Alberto da Veiga Guignard foi um grande artista. Ele foi pintor, ilustrador, desenhista e professor. Nasceu em 1896, em Nova Friburgo no Estado de Rio de Janeiro. Com apenas 10 anos perde o pai, sua mãe se casou novamente e a família foi morar na Europa. Durante oito anos moraram em diversas cidades da França e Suíça, até ser matriculado por sua mãe em uma importante escola de arte. No período em que viveu na Europa, visitou museus e aprendeu a admirar alguns artistas. Voltou ao Brasil, em 1929, absolutamente só, sem dinheiro, mas trazendo o conhecimento das técnicas artísticas e uma visão atualizada sobre a arte. Instalou-se no Rio de Janeiro e em 1944 foi convidado para organizar uma escola livre de artes em Belo Horizonte. Com a mudança para Minas Gerais, a paisagem ficou ainda mais presente em seu trabalho. Ele também pintou arte religiosa e retratos. Faleceu em 26 de junho de 1962, em Belo Horizonte.
A autora Pierina Camargo nasceu em Birigüi, interior do Estado São Paulo. É formada em Licenciatura em Artes Plásticas pela FAAP e em Museologia pela Escola de Sociologia e Política de São Paulo. Trabalha desde 1985 no Museu Lasar Segall. A autora Rosa Esteves é artista plástica formada pela FAAP. Pós-graduada em Museologia pela Escola de Sociologia e Política de São Paulo. Trabalha no Museu Lasar Segall desde 1981, atuando na área de pesquisa, documentação e conservação do acervo artístico e fotográfico e na concepção de exposições.

Avaliações do Produto

Dúvidas dos Consumidores