Atividade comum no campo das artes, pode-se dizer que a curadoria também é aplicada na área da educação: o profissional que estuda, seleciona e organiza materiais para as suas aulas está atuando como curador, mesmo que de forma inconsciente. Mas um professor-curador consciente de seu papel no ambiente permeado pela tecnologia precisa fazer mais do que transpor, para a sua prática, a curadoria como tradicionalmente se conhece. A curadoria educacional que vem sendo investigada e requisitada nas ações pedagógicas pode se tornar uma metodologia poderosa, capaz de auxiliar o professor a tratar a imensa quantidade de informação a que temos acesso hoje e a desenvolver, no aluno, o discernimento para identificar o que serve e o que não lhe serve de conteúdo, não só em um projeto escolar mas também em seu dia a dia como cidadão. Este livro apresenta reflexões e conclusões de estudos recentes sobre o fazer educacional impactado pelas mídias digitais e o uso da curadoria em seu conceito mais atual, além de quadros explicativos, exemplos e modelos para as aulas. Uma publicação do Senac São Paulo destinada a profissionais comprometidos em melhorar a alfabetização midiática e o espírito crítico do aluno, para evitar que o excesso de informação se transforme em desinformação.
As crianças têm curiosidade em saber como funciona seu corpo e o que acontece lá dentro: para onde vai a comida depois que a engolimos? O que aperta quando queremos fazer xixi? Como é realmente o coração, e para que ele serve? De maneira divertida, as crianças podem explorar com este livro visões impressionantes do seu corpo por dentro... da cabeça aos pés! O livro Conheça seu corpo por dentro é fundamental para as crianças e jovens leitores, no sentido de estimulá-los a pensar, sentir e saber funções básicas de seus corpos. Assim, essa obra envolve um processo de autoconhecimento, além de convidar os leitores, por exemplo, a sentir o próprio joelho ou o coração batendo. Por fim, há as ilustrações e a interatividade do livro, que facilitam com que essas informações sejam também visualizadas.
Neste livro-caixinha® estão 40 cartas, cada uma com duas figuras. Mostre para a criança e peça para ela dizer o que as imagens têm em comum. O objetivo é trabalhar os processos mentais básicos da matemática, como comparação, classificação e inclusão. Por meio dessa brincadeira divertida, estimulamos as habilidades visuais, a atenção e a memória.
Desenvolver funcionários bem-sucedidos requer mais do que instinto. Os dados ajudam a orientar as decisões sobre como contratar pessoas qualificadas e mantê-las satisfeitas. Este livro mostra como desenvolver uma estratégia com o people analytics e aplicar suas descobertas para criar um efetivo mais engajado. Se sua organização deseja entender por que você não alcança as metas com o efetivo, por que as pessoas de melhor desempenho saem ou um departamento tem mais problemas de produção do que outro, este livro é para você. Mike West foi membro-fundador das primeiras equipes da metodologia people analytics na Merck, na PetSmart, no Google e no Children?s Health Dallas, antes de ter sua própria firma, a PeopleAnalyst, LLC. Ajudou empresas a planejar aplicativos people analytics e iniciar suas próprias equipes. Mike tem uma perspectiva única sobre como usar dados para criar empresas de sucesso. Abra este livro e descubra?
Especialista na abordagem italiana de Reggio Emilia, a autora apresenta nesta obra uma proposta de formação de professores, coordenadores pedagógicos e gestores da Educação Infantil e séries iniciais do Fundamental I pautada na cultura do coletivo e na importância do grupo na construção do conhecimento. A partir do uso de registros reflexivos como documentação de aprendizagem, fonte de planejamento e material de avaliação, e o desenvolvimento de projetos interdisciplinares como uma metodologia de trabalho para a efetivação de aprendizagens significativas, a autora lança um olhar inovador e propõe uma (trans)formação da prática pedagógica de professores/educadores para a consolidação de uma cultura de grupo.
Abordando temas atuais nas áreas do desenvolvimento social, econômico, científico e tecnológico, o livro é direcionado a todos aqueles que se interessam por planejamento inovador e pela concepção e implantação de programas e projetos voltados ao progresso de regiões e setores econômicos. A contemporaneidade dos assuntos, apresentados por meio de ideias e conceitos novos, demonstra a clareza de exposição e a visão de futuro do autor. Se você acredita em felicidade, qualidade de vida, inovação, conhecimento e esperança, este livro é para você.
"A criança está em constante processo de crescimento e maturação, e é por meio das brincadeiras e das fantasias que ela pode conhecer e construir um universo totalmente novo e repleto de conhecimentos e aprendizagens, que serão carregados ao longo da vida.
Com esta leitura é possível ampliar a visão de como acontece o desenvolvimento integral da criança, levando em consideração todas as esferas de sua vida, de modo a conhecer por quais etapas a criança passa durante seu desenvolvimento humano psicomotor. É possível, também, visualizar a importância e a magia do brincar, já que a obra convida ao diálogo e à reflexão sobre o brincar na vida humana. Assim, o leitor pode enriquecer suas práticas voltadas para as crianças, criando-lhes um cenário de desenvolvimento cheio de diversão.
Este livro tem o objetivo de ampliar o repertório de pais, professores, educadores, profissionais e todos aqueles que buscam compreender e ensinar as crianças de uma maneira efetiva, ampla e, sobretudo, divertida, repleta de ludicidade.
"
"A Equação da Educação é uma ferramenta que leva à análise dos indicadores de uma escola e às possibilidades de solução para os problemas apontados pelos valores e gráficos obtidos. Dá aos gestores o conhecimento exato dos impedimentos à efetivação do ensino, e das soluções possíveis... O autor nos leva passo a passo através da construção da equação e de sua aplicação."
Como aprender e ensinar competências apresenta um novo enfoque no ensino e na aprendizagem de competências. Focado nas capacidades cognitivas apresenta como trabalhar a formação para o desenvolvimento de capacidades de forma prática, demonstrando que o que se aprende pode ser utilizado de forma eficiente diante de uma situação real e determinada