Para o psicanalista atento e visceral, cada encontro é uma possibilidade de descoberta. Foi assim que Michel de M?Uzan passou a lidar clinica e reflexivamente os processos de criação criativo e a desenvolver noções como as de ?quimera psicológica? e ?choque? ou ?escândalo? identitário, a partir dos encontros de pacientes com seus inconscientes. Observador radical, percebeu que esse mesmo processo ocorria em igual medida quando a pessoa sabia que estava morrendo, exigindo dela o que chamau de ?trabalho de falecimento?, outro de seus conceitos-chave. Estruturada em textos curtos e relatos de sessões, Da Arte à Morte é um livro para ler e reler. Um livro de encontros: do artista com sua obra; do analista e seu analisando; de cada um de nós com a própria verdade.
Edição revista e atualizada do clássico best-seller sobre flow ? a chave para a criatividade, o alto desempenho e a felicidade. Durante mais de vinte anos, o renomado psicólogo Mihaly Csikszentmihalyi pesquisou sobre o estado de concentração total e satisfação profunda. Seus estudos revelaram que o que torna uma experiência genuinamente agradável é o que ele chama de ?flow? ? um momento de completa concentração, em que estamos tão absortos em uma atividade que conseguimos alcançar um estado ideal de felicidade. Neste livro revolucionário, ele explica como esse mecanismo funciona no comportamento humano e o que podemos fazer para aprimorá-lo. Flow é um clássico sobre felicidade e uma das grandes contribuições à psicologia contemporânea. ?Flowdestaca a exatidão do que os filósofos vêm dizendo há séculos: o caminho para a felicidade não está no hedonismo irracional, mas sim no desafio consciente.? ? The New York Times ?Uma profunda análise cultural? A maneira com que Csikszentmihalyi integra pesquisas em consciência, psicologia pessoal e espiritualidade é reveladora.? ? Los Angeles Times ?Repensa o que motiva as pessoas.? ? Newsweek
Esta obra tem como objetivo oferecer aos leitores de diferentes áreas, como Psicologia, Ciências Sociais, Educação, Filosofia, Serviço Social, entre outras, ferramentas teóricas para analisar e compreender o fenômeno dos extremismos políticos nos contextos diversos de distintos países.
Este livro quer ajudar o leitor a navegar por diferentes perspectivas e procedimentos. A intenção é que o leitor novato, mas curioso, acerca da psicologia qualitativa, aprenda sobre as diferentes abordagens qualitativas em termos tanto de seus pressupostos teóricos subjacentes quanto de seus procedimentos práticos. Cada capítulo oferece uma curta introdução teórica e um guia passo a passo para se conduzir uma pesquisa psicológica por aquele método. Os capítulos foram escritos de modo acessível, para que os recém-chegados ao campo possam entender as principais características deste método particular e se sintam encorajados e testá-lo por si mesmos.
Ditados e expressões populares transmitem conhecimentos comuns sobre a vida. Mesmo tendo significados distantes do contexto inicial, são repetidos através dos tempos. Parte importante da cultura, eles influenciam consciente ou inconscientemente o coletivo. Expressam o senso comum, exemplos morais, filosóficos, religiosos, entre outros. Existem diversas crenças, baseadas em ditados populares, que podem e devem ser desafiados com perguntas, como: ?Isso pode ser comprovado??, ?Isso faz sentido para mim??. Após reflexão, as crenças fortalecedoras, que reforçam comportamentos positivos, podem ser mantidas, e as limitantes, eliminadas, aumentando a assertividade no alcance do sucesso desejado, na busca do autoconhecimento e desenvolvimento pessoal.
Com texto acessível e didático, esta 2ª edição de A prática clínica da terapia cognitiva com crianças e adolescentes descreve como planejar e implementar a técnica de acordo com as necessidades específicas de cada criança ou adolescente, bem como aborda estratégias para conduzir sessões com toda a família e desenvolver, junto aos pais, habilidades parentais e de gestão de comportamento. Esta obra é uma parceria com a Federação Brasileira de Terapias Cognitivas (FBTC).
Uma das acusações feitas contra a Gestalt-terapia ao longo dos anos foi a de que ela não tinha uma teoria da personalidade. Pensando nisso, Jorge Ponciano Ribeiro mostra que, na verdade, a teoria existia, mas nunca havia sido sistematizada. Pioneiro da abordagem no Brasil e grande estudioso, o autor expõe aqui décadas de pesquisa e de produção intelectual sobre conceitos fundamentais da Gestalt-terapia, esclarecendo-os e aprofundando-os. Ao revisitar essa trajetória fundada na Psicologia da Gestalt, na Teoria do Campo, na Teoria Holística Organísmica, no Humanismo, na Fenomenologia e no Existencialismo, Ponciano oferece aos profissionais e estudantes de psicologia e filosofia a oportunidade de trilhar novos caminhos.