Design do Objeto tem como fundamento a rica experiência prática e didático-pedagógica de muitos anos do Prof. Dr. João Gomes Filho na área de Design, atuando em empresas de grande porte, pesquisando e lecionando em cursos de graduação e pós-graduação. Como professor, ele constatou a necessidade de oferecer uma sólida base de apoio teórico-conceitual e prático aos estudantes de Design e, por extensão, também aos profissionais que já atuam na área, como um reforço metodológico. Foi daí que surgiu este livro, o qual aborda as diversas especialidades e áreas de atuação do Design, como em Design do Produto, Design Gráfico, Design de Moda, Design de Ambientes, Design Conceitual, entre outros. Substancialmente enriquecido por centenas de imagens que ilustram todos os assuntos abordados, a obra estabelece critérios, parâmetros, atributos e qualidades otimizantes, com o objetivo final de traduzir, tanto na concepção quanto na produção, objetos com padrão de excelência em termos funcionais, operacionais, ergonômicos, tecnológicos, estéticos, simbólicos, dentre outras perspectivas.
O bom design, como o bom storytelling, dá vida às ideias. Mas será que os designers conhecem bem os mecanismos narrativos que dão vida às nossas criações? É possível que já estejamos usando alguns desses mecanismos mesmo sem saber? Que outras técnicas as ferramentas de storytelling podem nos dar para que o resultado do nosso trabalho fale diretamente ao coração de seus usuários? Este livro é um manual que trata justamente desses recursos e estratégias, para ensinar você a aplicar técnicas narrativas à criação de gráficos, produtos, serviços e experiências. Na hora de planejar o design de um aplicativo digital ou de uma publicação cheia de dados, os designers convidam o usuário a entrar e explorar uma cena. Para criar um design de publicações, marcas ou pontos de venda que atraia e fascine, é preciso empregar estratégias de comunicação que guiem o usuário ao longo de uma jornada transformadora. Com este livro, Ellen Lupton revela como funcionam essas dinâmicas e a percepção visual de um ponto de vista narrativo. A partir de dezenas de ferramentas e conceitos explicados de forma vívida e visual, este livro ajudará qualquer profissional de design a compreender, manipular e ampliar o poder narrativo de seu trabalho. Ato 1. Ação > Descubra os padrões narrativos que dão suporte às histórias, como o arco narrativo ou a jornada do herói, e aprenda a aplicar esses padrões na relação que os usuários estabelecem com produtos e serviços. Ato 2. Emoção > Entenda a conexão entre o design e nossos sentimentos e humores. A jornada emocional de um usuário pode ir da irritação ao êxtase, e você pode acompanhar essa jornada. Ato 3. Sensacão > Conheça a importância da percepção e da cognição, processos ativos e transformadores que atuam como chaves. Explore os estímulos inspirados nos princípios da psicologia Gestalt ou o conceito de affordance. Rescaldo > Seu projeto ilustra bem uma ação? Inclui um chamado à ação? Você desenvolveu empatia com usuários em potencial? Você incentiva o usuário a se engajar de forma ativa e criativa? Vamos dar-lhe ferramentas para fazer isso!
O design de serviço proporciona um modelo e um conjunto de ferramentas consistentes visando à ótima experiência do cliente. Este livro faz uma introdução abrangente ao design de serviço (e de qualquer produto), descreve as principais atividades, apresenta instruções para o uso das ferramentas e os métodos mais importantes. Aborda a condução de workshops, a implementação dos conceitos, o design de serviço em organizações, além de estudos de caso do mundo inteiro.