"A obra de Paulo Freire em novo projeto gráfico.
Direitos humanos e educação libertadora é uma reunião de escritos e falas de Paulo Freire, organizada e anotada por Ana Maria Araújo Freire e Erasto Fortes Mendonça. Apresenta, sob um ponto de vista inédito, a experiência do educador como secretário de Educação da cidade de São Paulo, entre 1989 e 1991. A esses textos, acrescentaram-se outros, escrito por alguns daqueles que compartilharam com Freire o sonho de reinventar a escola da Rede Municipal paulistana e democratizar a educação pública de qualidade: Luiza Erundina de Sousa, Mario Sergio Cortella, Lisete R. G. Arelaro e Ana Maria Saul. Participam também com artigos os educadores Ana Maria de Araújo Freire, Erasto Fortes Mendonça e Ivanna Sant?Ana Torres.
?A política de privatização do ensino obviamente afetaria, em cheio, os interesses das classes populares, uma vez mais pagando o conforto e as regalias das chamadas ?favorecidas? [...]. A escola pública não anda bem, não porque faça parte de sua natureza não andar bem, como muita gente gostaria que fosse e insinua que é. A escola pública básica não anda bem, repitamos, por causa do descaso que as classes dominantes neste país têm por tudo o que cheira a povo.?
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Paulo Freire e Donaldo Macedo em crítica rigorosa e inovadora às propostas tradicionais de alfabetização A leitura do mundo precede a leitura da palavra, da mesma maneira que o ato de ler palavras implica necessariamente uma contínua releitura do mundo. Partindo dessa premissa básica, Paulo Freire, em colaboração com Donaldo Macedo, utiliza em Alfabetização: Leitura do mundo, leitura da palavra sua experiência pedagógica em Guiné-Bissau para dissecar o ato da leitura em todas as suas dimensões. Seu objetivo: desvelar e difundir pressupostos teóricos e subsídios contidos em um dos seus principais projetos pedagógicos, pelo qual e no qual investiu dedicação e empenho ao longo de toda a vida ? a alfabetização de jovens e adultos das camadas populares, a quem fora negado o direito da alfabetização no momento e tempo adequados.Alfabetização: Leitura do mundo, leitura da palavra tece uma crítica rigorosa e inovadora às propostas tradicionais de alfabetização desenvolvidas em nosso país e nos Estados Unidos, as quais, na maioria das vezes, buscam o aprendizado da língua oficial pelo chamado padrão culto. Considerando a alfabetização um processo que deve ao mesmo tempo resgatar e recriar a experiência vivida pelo alfabetizando, Paulo Freire teoriza e pratica uma alfabetização crítica e libertadora, que instrumentaliza a classe oprimida, para que possa alcançar a reapropriação de sua história pela construção coletiva do conhecimento, reabilitando sua capacidade de intervir nas transformações de seu contexto social.A alfabetização assim proposta tem, na linguagem utilizada pelo alfabetizando, um instrumento de expressão de seus anseios, necessidades, medos, sonhos e aspirações. E isso torna Alfabetização: Leitura do mundo, leitura da palavra um livro cada vez mais atual. A edição conta com prefácio de Ann E. Berthoff, introdução de Henry A. Giroux e, no apêndice, uma carta de Paulo Freire a Mário Cabral. * Em 1963, em Angicos, interior do Rio Grande do Norte, trezentos trabalhadores rurais foram alfabetizados em apenas 40 horas, pelo método proposto por Paulo Freire. Esse foi o resultado do projeto-piloto do que seria o Programa Nacional de Alfabetização do governo de João Goulart, presidente que viria a ser deposto em março de 1964. Em outubro desse mesmo ano, Freire deixou o Brasil para proteger a própria vida.
O chamado ?Novo ENEM? veio para ficar. Escolas, cursinhos, professores e alunos só falam dele. E o motivo é simples: o ENEM é, hoje, o maior e mais importante exame do País. E mais: o ENEM, diferente do vestibular tradicional, é uma prova muito mais interessante e justa, pois privilegia o raciocínio, e não a ?decoreba?. O ENEM avalia as competências e as habilidades previstas na Matriz de Competências criadas pelo Ministério da Educação. E é importante que todos os participantes da prova se preparem para a avaliação dessas competências e habilidades. Os alunos que já têm um bom resultado nas provas que privilegiam o conteúdo precisam agora se preparar com afinco para as competências e habilidades. E alunos que ainda não têm um bom resultado nas provas tradicionais, sem deixar de estudar os conteúdos, têm agora uma ótima oportunidade de melhorar seu desempenho, entendendo e treinando as habilidades. E por que é bom se dar bem no ENEM? ? Para ganhar bolsa de 100% ou de 50% em universidades privadas. Pelo PROUNI (Programa Universidade para Todos), o aluno que fizer uma pontuação mínima no ENEM e preencher requisitos de renda e escolaridade receberá bolsa de estudo do Governo Federal. Mais de 70% dessas bolsas são integrais (100%). Já foram distribuídas mais de 430 mil bolsas. ? Para contar pontos no vestibular de centenas de universidades privadas e públicas. Mais de 500 universidades ou faculdades já aderiram ao sistema de pontuação a partir da prova do ENEM. ? Para passar no vestibular das universidades que aderiram ao Sistema de Seleção Unificado ? SISU. Enfim, para quem quer fazer universidade, pública ou privada, não faltam razões para fazer de tudo para se dar bem no ENEM. E por que estudar pelo livro ?Como se dar muito bem no ENEM!?? ? Porque o livro ajuda você a fazer o melhor estudo para ser avaliado: TREINAR PELAS PROVAS ANTERIORES, ? Porque você terá acesso a TODAS AS QUESTÕES DO ENEM, ? Porque todas as questões também estão CLASSIFICADAS PELOS OBJETOS DE CONHECIMENTO, ? Porque todas as questões estão COMENTADAS/RESOLVIDAS, ? Porque o livro está totalmente de acordo com a NOVA MATRIZ DE REFERÊNCIA DO ENEM, ? Porque as questões do livro estão em ORDEM CRONOLÓGICA de exames, ? Porque o livro tem DICAS para as questões objetivas e para a redação, ? Porque o livro é o ÚNICO com todas essas características, ? Porque ir bem no ENEM é o MELHOR INVESTIMENTO para o seu futuro. É por isso que podemos afirmar com uma exclamação que este livro vai mostrar a você ?Como se dar muito bem no ENEM!.
A capacidade de fazer uma pessoa sair do ´piloto automático e trazer o foco para si mesma tornou o mindfulness (atenção plena) conhecido mundo afora, com suas técnicas que comprovadamente ajudam na melhora da qualidade de vida. A partir desse conhecimento já consolidado internacionalmente, os autores deste livro desenvolveram um programa especial para a comunidade escolar, frequentemente afligida por casos de esgotamento e burnout. As oito sessões do programa, ligado à Universidade Federal de São Paulo, são descritas em detalhes neste livro, com texto claro e apoio de áudios exclusivos para o leitor. O professor realiza as práticas em casa, para seu desenvolvimento pessoal, e pode incentivá-las no ambiente escolar, expandindo-as para os colegas, os estudantes e até os pais. Extremamente útil no dia a dia, este manual é uma contribuição do Senac São Paulo para que a escola seja um local de embate saudável de ideias, e não de pessoas; que o emocional em sala de aula seja aprimorado, não dilapidado; que os professores possam exercer, conscientes, aquela que é a mais nobre das profissões: educar.
Qual a relação entre os guerreiros Samurais que viveram no Japão entre os séculos VII e XIX e os jovens que vivem no século XXI? A necessidade de um aprimoramento contínuo e treinamento para que tenham condições de enfrentar os desafios de sua época. Para os Guerreiros japoneses, seguir o código samurai (BUSHIDO) era o que os mantinha ligados ao processo de aperfeiçoamento pessoal, físico e mental que lhes permitiam estar aptos a enfrentar as adversidades de sua época. Para as crianças e jovens que vivem no século XXI os desafios são outros, porém a necessidade de se conectar com algo que lhes ofereça suporte para enfrentar problemas como novas estruturas familiares, excesso de tecnologia e questões relacionadas à sua fisiologia se faz presente. Este livro oferece uma oportunidade de reflexão para pais e educadores sobre como educar seus filhos inspirados nas 7 virtudes dos Samurais. Justiça, honra, educação, sinceridade, coragem, benevolência e lealdade são princípios que tornaram os Samurais figuras respeitadas em todo o mundo. Poderiam estas mesmas virtudes contribuir para o processo educacional de crianças e jovens de nossa época?
Neste livro completo, inteligente e bem trabalhado, a renomada psicoterapeuta Philippa Perry revela o que realmente importa e quais comportamentos evitar ? a cartilha essencial para pais. Todos os pais querem que seus filhos sejam felizes, sem errar na educação. Mas como atingir esses objetivos? Em vez de mapear um plano ?perfeito?, Philippa Perry oferece um olhar geral sobre como desenvolver relacionamentos de qualidade.
Este é um livro sobre talentos. Talentos que brotam quando se encontram mãos que semeiam.
Li, com atenção, o original do professor Israel Batista. Enlevei-me com as histórias de superação. Fiquei atento a cada relato e ao relato da vida do autor que, generosamente, partilhou suas quedas e recomeços. Seus medos e coragem. Sua sina vitoriosa de crer em si mesmo e no outro.
Conheço Israel há algum tempo. O professor Israel. Apaixonado por história e por gente. Vibrante quando fala de um tema que ocorreu em algum tempo e em algum espaço e que, por alguma razão, tem o poder de mudar o presente. Prefácio viii Conheço alguns de seus ex-alunos. É incrível o que ele foi capaz de despertar em adolescentes. A fremente aventura pelo conhecimento e pela convivência. Israel é político, também. Carreira vitoriosa. Jovem deputado. Mandato dedicado a causas que dignificam. Educação, ciência e tecnologia, inclusão social, políticas públicas corretas. Carece o nosso país, carece o mundo de políticos com visão ampla, com postura digna, com poder inspirador.
Seu livro é uma inspiração. Em cada história, um incentivo. Em cada verdadeiro relato, uma porta para que adolescentes e jovens percebam que podem prosseguir, mesmo diante do chão pedregoso de suas histórias. Há muitos que se autossabotam temendo não ter as chances necessárias para vencer.
Israel quer provar que estão enganados. É possível vencer. A inteligência não é privilégio de alguns. Basta que se perceba a sua existência, que se confie em sua força para partir em busca do sonho
Neste livro você encontra orientações práticas e seguras para ajudar seu filho a se tornar uma história de sucesso nos estudos e na vida.
- Como escolher uma escola para seu filho? Como avaliar se a escola faz um bom trabalho?
- Como ajudar seu filho a alcançar os melhores resultados? Como garantir que ele desenvolva todas as suas potencialidades e talentos?
- Como lidar com problemas como notas baixas, recuperação, falta de hábitos de leitura e estudos, cuidados com a internet, nervosismo antes das provas, além do bullying e da dislexia ou hiperatividade?
Esta obra é indicada especialmente a pais e responsáveis, mas também a escolas e demais interessados na formação e no sucesso escolar das crianças e adolescentes.
A aprendizagem baseada em projetos (ABP) é considerada uma das práticas de ensino mais eficazes do século XXI. Os estudantes trabalham com questões e problemas reais, colaboram na criação de soluções e apresentam os resultados. Assim, tornam-se mais interessados no conteúdo de cada disciplina, aumentando seu entusiasmo pelo aprendizado e melhorando seu desempenho. O livro Aprendizagem baseada em projetos explora a ABP como abordagem de ensino diferenciado, com base em aplicações atuais da tecnologia na sala de aula. Ao longo dos capítulos, o autor apresenta diretrizes práticas para sua implementação nos ensinos fundamental, médio e superior, tornando este livro um valioso recurso para o aprimoramento profissional dos professores e para o desenvolvimento de aulas eficazes e motivadoras.