Considerando o primeiro filósofo no sentido moderno do termo, Auguste Comte desenvolveu sua doutrina baseada nas ciências e não em concepções teístas. Sua teoria positivista resultou na '' Religião da Humanidade'' , que propunha o desenvolvimento do indivíduo/sociedade segundo critérios científicos, obedecendo a diretrizes predefinidas promotoras do bem-estar da humanidade. Criador da lei histórica dos três estágios, superados o pensamento humano no estado teológico, que recorre a deuses e espíritos para explicar os fenômenos, e o estado metafísico, em que o conhecimento se fundamenta em obstrações, o ser humano chegaria ao terceiro e último estágio, o positivo, alcançando a plenitude intelectual.
A Ética de Aristóteles conta como um dos textos mais fundamentais no pensamento ocidental. Encontra-se na raiz da filosofia moral, da teoria política, da ciência comportamental e da economia, além de ser de influência predominante e contínua na literatura e cultura de um modo geral. O objetivo deste livro é clarificar tanto quanto possível o contexto próprio e as pressuposições relevantes das discussões de Aristóteles, e fornecer uma introdução clara, acessível e abrangente à Ética para estudantes com um conhecimento mínimo em filosofia e ética, e que provavelmente se dedicarão a algo diferente do trabalho acadêmico em filosofia.
"Filosofar equivale a dar um passo para trás e tentar pensar claramente ? inclusive sobre a nossa maneira de pensar. Para tanto, bastam reflexões honestas, a elaboração de raciocínios e, é claro, o hábito de testar nossas próprias convicções e conclusões. Os conceitos-chave explorados neste volume ? o que é o conhecimento? Qual a natureza do sentimento moral? Os limites da crença? A validade das teorias científicas? ? fornecem as ferramentas básicas para um primeiro contato com a filosofia. São inúmeros os convites e as provocações encontrados nos sete artigos aqui reunidos, justamente com o propósito de divulgar e popularizar o filosofar. Longe de ser uma disciplina acadêmica sobre um pedestal, a filosofia é um campo de conhecimento de utilidade prática, que pode ser aplicada a diferentes áreas e nos auxilia a pensar sobre as mais diversas facetas da vida humana: de genocídio, escravidão e machismo, ao futuro e ao sentimento religioso. Se você sempre teve admiração pelos grandes autores e pensadores, mas achou que não eram para você, entregue-se agora a esta obra, que oferece uma visão contemporânea da filosofia, e torne-se amigo do saber."
A era do ressentimento - nova edição da obra de Luiz Felipe Pondé Para o polêmico filósofo Luiz Felipe Pondé, é urgente sobrevivermos ao ridículo do mundo contemporâneo. E, para isso, devemos desprezá-lo de alguma forma. O livro, que foi escrito em 2014, adquire novas interpretações. ?De lá pra cá o ressentimento piorou, sua mentira característica assumiu formas gourmet. Ressentimento gourmet é a mentira da mentira, uma espécie de metamentira.? ?Em mil anos seremos esquecidos. A Idade Média perderá seu título de era das trevas, e nós receberemos essa maldição. Lembrarão de nós como mimados, ressentidos e covardes.?, comenta Pondé.
As fronteiras entre ?realidade real? e ?realidade ficcional?, que marcam o entretenimento, tornam-se cada vez mais fluidas. O entretenimento já abrangeu há muito tempo também a ?realidade real?. Ele transforma agora o sistema social como um todo, sem marcar propriamente, porém, a sua presença. Assim, parece se estabelecer um hipersistema, que é coextensivo com o mundo. O código binário entretém/não entretém, que está no seu fundamento, deve decidir o que é passível de pertencer ao mundo e o que não é, ou seja, o que é em geral. O entretenimento se eleva a um novo paradigma, a uma nova fórmula de mundo e de ser. Para ser, para pertencer ao mundo, é preciso ser algo que entretém. Apenas aquilo que entretém é real ou efetivo. Não é mais relevante a distinção entre mundo fictício e mundo real, à qual o conceito de entretenimento de Luhmann ainda se aferra. A própria realidade parece ser um efeito do entretenimento.
"?Ver o todo pela parte e adensar coisas passageiras em seu sentido maior: eis minha maneira de encarar o coração de tudo.?
?Entre o herói e o canalha, existe uma outra categoria, talvez a mais numerosa, o cúmplice silencioso, que nada fez para ajudar e também não tomou parte direta nas mortes. A maioria calada é sempre a face tranquila do mal em todas as épocas.?
?Nunca tantos seres humanos tiveram a capacidade de ler. Nunca tantos leitores tiveram crescente dificuldade com a interpretação do lido.?
?A dúvida incomoda muito e, não obstante, dela nasce quase toda transformação científica ou de valores.?
?Viver é traduzir, ressignificar, adaptar, compreender, refazer, trair, ser literal ou fugir do original em bela licença poética.?
"
"Em Picasso, Gertrude Stein aproveita-se do seu convívio com o pintor para fazer uma biografia de leitura fácil e leve que nos permite compreender o que o inspirava e, consequentemente, sua arte. Além de interpretar os motivos que o levavam a pintar e seu processo artístico, ela acrescenta informações pessoais e seus próprios comentários a respeito da sua obra, com o estilo que lhe é peculiar.
Stein discorre sobre a influência na obra de Picasso das cores da Espanha, do circo e da escultura africana, sobre suas amizades com artistas como Guillaume Appollinaire e Max Jacob, sobre sua vida familiar e suas perspectivas particulares sobre a arte. Também relata momentos que passou com o pintor e enfatiza seu talento natural, expressado desde a infância, e sua necessidade de se esvaziar através da arte. Memórias reveladoras e intuições sobre a arte em geral, e especificamente sobre o cubismo e seu surgimento, tornam este breve ensaio biográfico imperdível para a compreensão da arte moderna e um dos seus maiores pintores.
Priscila Catão"
Em 'Carta aberta de Woody Allen para Platão', o professor Juan Antonio Rivera usa a sala de cinema para apresentar a filosofia. A cada capítulo, os conceitos filosóficos vão se misturando aos filmes clássicos e modernos, como Lili, FormiguinhaZ, Loucuras de Milionário, O Voo do Fênix, Rapa Nui, entre outros. A ideia é chegar a reflexões profundas, porém de forma natural, por conta do auxílio desses longas-metragens.
Aristóteles (384a.C.-322a.C), um dos mais influentes filósofos de todos os tempos, foi discípulo de Platão, permanecendo por vinte anos na Academia. Em 336a.C., fundou o Liceu. De sua obra nos chegou às mãos sobretudo os escritos destinados ao ensino nessa escola. O legado de Aristóteles marcou indelevelmente o pensamento ocidental. Ao empreender a observação metódica da natureza, o filósofo estagirita lançou as bases para o desenvolvimento da ciência. Criou a biologia, fez estudos sobre retórica, ética, constituições, política, economia. É também o criador da lógica formal: uma das suas maiores contribuições à humanidade. O tratado das Categorias aqui apresentado ao leitor brasileiro, com tradução do grego clássico e comentários de José Veríssimo Teixeira da Mata é de grande importância na configuração da lógica e da me-tafísica aristotélicas. Classifica e analisa os predicados do ser.
Amado, odiado, incompreendido, mal-interpretado mas jamais ignorado. Essa é a sina não apenas do personagem principal de Assim falou Zaratustra, mas também do próprio livro a mais célebre obra de Friedrich Nietzsche (1844-1900). Desde a época de seu lançamento, o texto instiga e divide os críticos, e sua influência se estende para muito além da filosofia, inspirando autores como Carl Jung e Thomas Mann. Aliando poesia e discurso filosófico e sedimentando alguns dos conceitos centrais do pensamento de Nietzsche tais como o super-homem, a vontade de poder e o eterno retorno , Assim falou Zaratustra foi considerado pelo próprio autor seu trabalho mais importante e íntimo. Esta nova tradução, diretamente do alemão, mantém a musicalidade e a verve do original e convida o leitor brasileiro a mergulhar nesta que é uma das mais enigmáticas e fundamentais obras filosóficas de todos os tempos.