nullEste livro contém informações básicas e necessárias para entender os conceitos e princípios da 'Ecotoxicologia Aquática', descrevendo a aplicação dessa ciência com vistas não só ao diagnóstico da qualidade ambiental como também à previsão de impactos ambientais. Esta obra reúne a experiência de 21 especialistas brasileiros de universidades, de empresas privadas e de órgãos ambientais, cada um transmitindo conhecimento específico de sua área de atuação. Esses profissionais, reconhecidos nacional e internacionalmente, abordam em 18 capítulos distintos o histórico e a evolução dessa ciência no mundo, a introdução e o destino de agentes químicos no ambiente, os princípios e a terminologia utilizados nessa ciência, assim como as formas de aplicação dos resultados de ensaios ecotoxicológicos no controle da poluição hídrica.
Este livro analisa o desenvolvimento sustentável do seu surgimento até o momento atual que tem na Agenda 2030 sua aposta mais ambiciosa e que resultou de um acordo com 193 Estados-membros da ONU. A Agenda contém 17 objetivos e 169 metas sobre erradicação da pobreza, igualdade de gênero, educação, saúde, água, saneamento, energia, mudança do clima, proteção aos ecossistemas e outras questões que precisam ser enfrentadas com urgência, a fim de transformar o nosso mundo, e a nós mesmos, para que o planeta seja a casa de todos. O livro apresenta os pontos centrais da Agenda e como eles se relacionam com a evolução e consolidação dos entendimentos sobre desenvolvimento sustentável. Também discute a sua adequação à realidade brasileira. É uma leitura imprescindível para quem deseja participar dessa grande transformação.
Quando a jovem Greta Thunberg percebeu que a mídia e os políticos não falavam ou faziam nada a respeito da crise climática global ela soube que precisava fazer alguma coisa. A garota então resolveu fazer uma greve escolar toda sexta-feira, sentada em frente ao parlamento sueco, exigindo do governo uma posição sobre medidas que reduzissem a emissão de gás carbônico. Sua atitude inspirou milhares de crianças e adolescentes em todo o mundo e culminou no movimento Fridays for Future, em greves estudantis mundiais pela crise climática e na indicação de Greta ao Nobel da Paz.
Em Nossa casa está em chamas, Malena Ernman, mãe de Greta e famosa cantora de ópera sueca, narra, com a ajuda da família, os acontecimentos que levaram ao ativismo de Greta. Malena conta como a vida cotidiana da família foi abalada quando, aos 8 anos, Greta simplesmente passou a se recusar a comer, e sobre a dificuldade de adaptar e tratar a filha, mais tarde diagnosticada com Síndrome de Asperger e outros transtornos neuroatípicos. Quando a filha mais nova, Beata, também recebeu o diagnóstico, foi necessário que a família aceitasse que a vida como conheciam acabara para finalmente encontrar a ajuda adequada.
Com o olhar de quem gerenciou uma crise até a exaustão, Malena e seu marido, Svante Thunberg, escrevem também sobre a crise climática e sobre como o ativismo foi fundamental para que Greta encontrasse um ponto de equilíbrio. Acompanhando os passos e as descobertas da filha eles nos alertam sobre como nosso estilo de vida atual ameaça a sobrevivência futura da humanidade e o que precisamos entender ? e fazer ? para que uma vida sustentável seja possível. Nossa casa está em chamas é uma história real comovente, narrada por meio de cenas impactantes e sensíveis. O livro também reúne os discursos poderosos e impactantes que Greta Thunberg fez ao redor do mundo.
Para o fomento da cultura da sustentabilidade nas universidades. Vermos a sociedade sustentável que queremos no futuro, o ambiente das universidades, espaços privilegiados para desenvolvimento de indivíduos formadores de opinião conscientes do seu papel de trasnform sociais.
Em sua primeira publicação, Reciclagem de Materiais ? Empresa e Conceito, Marcos Milan apresenta um trabalho abrangente que se comunica com o aperfeiçoamento constante de novos produtos industriais e suas correspondentes tecnologias de reciclagem. Essencial para a organização e melhor compreensão desse fascinante mercado, é com satisfação que recomendamos esta obra para todos os atores do meio ?comerciantes e processadores ?, assim como ambientalistas e estudantes dedicados a ampliar seus conhecimentos sobre o reaproveitamento dos diferentes materiais. Definir o impacto social e econômico que esta atividade pode causar é uma tarefa urgente para aqueles que encontram na reciclagem sua prosperidade e esperam contribuir, através dos anos de experiência e trabalho, com a preservação do planeta e o desenvolvimento sustentável. Organizado no formato de um relatório geral, este conteúdo foi tratado com metodologia não científica, sendo, portanto, de leitura agradável e acessível tanto para leigos como para os iniciados na área. Trata-se de um tema atemporal que enriquecerá a vida ? e os empreendimentos ? das gerações presentes e futuras de recicladores e suas famílias.
Quando a fome e o medo põem em
marcha os grilos Anabrus, esses insetos
formam densas colunas de até dez quilômetros
que avançam dois quilômetros por
dia e são palco de cruéis cenas de canibalismo.
Para não serem devorados, os grilos
migratórios constantemente dão coices
em quem vem atrás e avançam incansáveis.
A crônica que dá nome ao livro de
Fernando Reinach é uma entre dezenas de
textos publicados originalmente no jornal
O Estado de S. Paulo entre 2004 e 2009
numa coluna que a cada semana aproxima
mais leitores dos temas científicos.
As crônicas bem-humoradas não deixam
dúvida: ciência é para todos. Reinach
conta descobertas e enigmas nas mais
diversas áreas da ciência, como dilemas
ambientais, a diversidade das florestas,
os mistérios do sexo, a complexidade da
mente, a pré-história da arte, os avanços
tecnológicos que transformam o corpo
humano e a política que envolve a pesquisa,
entre outros temas.
A longa marcha dos grilos canibais não
traz respostas prontas. Os textos curtos
capturam o leitor, atiçam a curiosidade,
divertem e intrigam. Refletem sobre o
que é o ser humano, desde genes e células
até próteses robóticas, desde a pré-história
até um futuro próximo. Discutem
também qual é o lugar e o papel desse ser
humano que domesticou centenas de espécies
de plantas e animais para uso próprio
e causou danos profundos no planeta
que habita desmatamento, zonas
mortas nos oceanos, mudanças drásticas
no clima , danos que agora tenta consertar
de forma muitas vezes desastrada.
E põem em dúvida certezas que hoje permeiam
a sociedade, como a capacidade
humana de agir por livre-arbítrio (será?)
e a sustentabilidade dos alimentos orgânicos
(que não são necessariamente mais
saudáveis).
Longe de se limitar ao bicho humano,
o livro passeia pelas mais diversas manifestações
de vida e faz uma síntese bastante
abrangente e esclarecedora da situação da
pesquisa científica nos dias de hoje.