"A EDUCACAO INCLUSIVA E UM TEMA ATUAL. A EXPRESSAO CRIADA HA MAIS DE VINTE ANOS, QUANDO A PRESENCA DE UMA CRIANCA COM DEFICIENCIA EM SALA DE AULA COMUM CONSTITUIA EXCECAO, MERECE SER TRATADA ATUALMENTE COM RIGOR E PROFUNDIDADE.
ESTE LIVRO ABARCA OS FUNDAMENTOS ELENCADOS NA DECLARACAO DE SALAMANCA, EM MUITAS PERSPECTIVAS: DA PRESENCA DOS ALUNOS COM DEFICIENCIA NA SALA DE AULA A SUA PARTICIPACAO E ENVOLVIMENTO, DA NECESSIDADE DE UMA NOVA PEDAGOGIA AO PROCESSO DE AVALIACAO QUE IDENTIFIQUE NAO SOMENTE O QUE O ALUNO NAO SABE, COMO TAMBEM O QUE SABE OU PODE APRENDER, DA CRIACAO DE MULTIPLOS ESPACOS DE APRENDIZAGEM A UMA GESTAO ABERTA, DA FORMACAO REFLEXIVA DOS PROFESSORES A INTERACAO DA ESCOLA COM OS PAIS, DA INCLUSAO EM SALA DE AULA AO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO, CRIADO ESPECIALMENTE PARA OFERECER O APOIO NECESSARIO A COMPENSACAO DAS DIFICULDADES DOS EDUCANDOS COM DEFICIENCIA E, ENFIM, DO PRECONCEITO QUANTO A CAPACIDADE DOS EDUCANDOS COM DEFICIENCIA, A CRENCA NO SEU POTENCIAL DE APRENDER.
ENFIM, UM LIVRO QUE POSSA ATENDER AS EXPECTATIVAS DOS EDUCADORES DE COMPREENDER COMO SE ORGANIZA UMA EDUCACAO DE QUALIDADE PARA TODOS."
Neste livro, Marcelo de Carvalho Borba e Miriam Godoy Penteado apresentam o resultado de mais um trabalho em conjunto sobre informática educativa. Eles trabalham há mais de dez anos em uma das principais tendências da Educação Matemática: a informática. Os autores apresentam exemplos do uso de informática com alunos e professores, para, então, debaterem desde temas ligados às políticas governamentais para a informática educativa até questões epistemológicas e pedagógicas relacionadas à utilização de computadores e calculadoras gráficas em Educação Matemática. Este livro se dirige àquele que ainda não está familiarizado com essa tendência e também àquele que gostaria de conhecer a visão particular dos autores sobre o tema.
Este livro oferece dois programas, um para crianças e outro para adolescentes, de 12 sessões cada, com o objetivo de facilitar o processo escolar e a organização cognitiva com esquemas práticos que treinam automonitoramento, planejamento, resolução de problemas, tomada de decisão, flexibilidade mental, autorregulação, controle inibitório e memória operacional. Ao buscar alternativas para um problema específico, as sessões permitem que os pacientes ampliem a capacidade criativa e estratégica de possibilidades, controlem seu comportamento diante de possível frustração sem desistir do seu desafio e alcancem maior sucesso escolar e de aprendizagem.
Após quarenta anos de experiência em educação, Jessie e Susan Wise chegaram a uma simples conclusão: se você deseja que seu filho tenha uma educação excelente, precisa assumir o comando pessoalmente. Você não tem de reformar o sistema escolar inteiro, nem deve se preocupar com o falatório sobre a complexidade da formação de um professor. Tudo o que você tem de fazer é ensinar seu próprio filho. Esqueça tudo o que ouviu sobre a necessidade absoluta das salas de aula e sobre psicopedagogia: essas coisas são necessárias para um professor que tem de encarar uma turma de trinta crianças em ebulição ou de vinte adolescentes desligados, mas a sua tarefa é inteiramente diferente. Tudo que você precisa para ensinar seu filho em casa é dedicação, algum conhecimento básico sobre como as crianças aprendem, uma boa orientação nas habilidades específicas de cada matéria e uma grande quantidade de livros. ?A mente bem treinada? oferece tudo isso a você ? exceto a dedicação. Eis um manual completo de educação clássica, que o ajudará a ensinar seus filhos a ler,
"Os múltiplos e diferentes aspectos que envolvem a questão dos processos de escolarização de filhos de imigrantes no Brasil na atualidade, com fluxos muito distintos, envolvendo diferentes nacionalidades, com intensificação de ingresso no país de famílias latino-americanas e caribenhas (bolivianas, argentinas, uruguaias, chilenas, paraguaias, peruanas e haitianas), têm merecido por parte do Grupo de Pesquisa Movimentos Migratórios e Educação, assim como dos pesquisadores com os quais seus membros têm mantido intercâmbios, análises profícuas e qualificadas, cujo corolário se expressou na realização do I Seminário Internacional de Imigração e Escolarização em 2016, e na edição deste livro." - José Geraldo Silveira Bueno
Este livro apresenta um panorama inestimável de inovações na educação corporativa, mostrando formas transformadoras e contemporâneas de ensinar e aprender nas organizações, por meio de estratégias (cri)ativas, microaprendizagem, ambientes imersivos, trilhas personalizadas, atividades gamificadas e design instrucional orientado a dados,entre outras práticas. Oferece, também, subsídios para você encomendar ou desenvolver soluções educacionais inovadoras, combinando os fundamentos do design instrucional (DI) com as abordagens do design thinking (DT) e do design da experiência de aprendizagem (LXD). Conta com casos reais e relatos inéditos de gestores da inovação de renomadas instituições, como Fundação Dom Cabral (FDC), Universidade Petrobras (UP) e Universidade Bradesco (UniBrad), com os quais certamente você irá se inspirar e encontrar os caminhos para conquistar a excelência na educação corporativa. É o livro que faltava para aprender como aliar, com agilidade e perspicácia, estratégias inovadoras de ensino a novas tecnologias educacionais na corporação em que você atua.