Este livro apresenta um panorama de como o diálogo entre Educação Matemática e da Educação Especial se desenvolveu no território brasileiro nas últimas décadas e culminou em um amadurecimento científico significativo da Educação Matemática quanto a inclusão e diversidade humana. Aqui, uma discussão de natureza teórica é associada com a prática docente, explorando estratégias extraídas tanto de experiências dos autores na formação de professores e no Atendimento Educacional Especializado (AEE) como dos resultados de estudos realizados por educadores matemáticos de diferentes regiões do Brasil. Nesse panorama, são descritas as principais contribuições dadas por pesquisas já realizadas e são anunciados novos caminhos de investigação que se mostram necessários no tratamento de questões elaboradas no campo da Educação Especial.
"Como ensinar crianças e jovens a ler e a escrever como quem saboreia o prato mais gostoso? Apoiado na teoria histórico-cultural e na pedagogia histórico-crítica, este livro almeja produzir saberes e sabores, sobretudo sociais, nos atos da leitura e da escrita, que favoreçam a construção de cidadãos críticos e agentes de emancipações. Motiva a realização de produções divertidas e inteligentes, que enriqueçam o repertório linguístico e de compreensão de mundo.
Esta inusitada oficina retoma o conteúdo apresentado pelo autor na bem-sucedida obra Escrever é divertido, publicada pela Papirus em 1999, e amplia seu repertório, oferecendo um generoso cardápio com 60 atividades, servidas em três momentos: entradas de sensibilizações para o ato de escrever; pratos principais de produções criativas avançadas; e sobremesas de estímulos ao deleite da leitura.
Você, professor, será o chef desta apetitosa experiência de aprendizagens, e seus alunos, os protagonistas das descobertas propiciadas pela leitura e pela escrita!"
Após quarenta anos de experiência em educação, Jessie e Susan Wise chegaram a uma simples conclusão: se você deseja que seu filho tenha uma educação excelente, precisa assumir o comando pessoalmente. Você não tem de reformar o sistema escolar inteiro, nem deve se preocupar com o falatório sobre a complexidade da formação de um professor. Tudo o que você tem de fazer é ensinar seu próprio filho. Esqueça tudo o que ouviu sobre a necessidade absoluta das salas de aula e sobre psicopedagogia: essas coisas são necessárias para um professor que tem de encarar uma turma de trinta crianças em ebulição ou de vinte adolescentes desligados, mas a sua tarefa é inteiramente diferente. Tudo que você precisa para ensinar seu filho em casa é dedicação, algum conhecimento básico sobre como as crianças aprendem, uma boa orientação nas habilidades específicas de cada matéria e uma grande quantidade de livros. ?A mente bem treinada? oferece tudo isso a você ? exceto a dedicação. Eis um manual completo de educação clássica, que o ajudará a ensinar seus filhos a ler,
Este livro apresenta um panorama inestimável de inovações na educação corporativa, mostrando formas transformadoras e contemporâneas de ensinar e aprender nas organizações, por meio de estratégias (cri)ativas, microaprendizagem, ambientes imersivos, trilhas personalizadas, atividades gamificadas e design instrucional orientado a dados,entre outras práticas. Oferece, também, subsídios para você encomendar ou desenvolver soluções educacionais inovadoras, combinando os fundamentos do design instrucional (DI) com as abordagens do design thinking (DT) e do design da experiência de aprendizagem (LXD). Conta com casos reais e relatos inéditos de gestores da inovação de renomadas instituições, como Fundação Dom Cabral (FDC), Universidade Petrobras (UP) e Universidade Bradesco (UniBrad), com os quais certamente você irá se inspirar e encontrar os caminhos para conquistar a excelência na educação corporativa. É o livro que faltava para aprender como aliar, com agilidade e perspicácia, estratégias inovadoras de ensino a novas tecnologias educacionais na corporação em que você atua.
O termo tecnologias tem sido muito empregado em Educação, com os mais diversos sentidos e significados. Neste livro a autora reflete sobre as relações que sempre existiram entre esses dois campos do conhecimento - a educação e as tecnologias. O desafio proposto - falar sobre o tema sem entrar em discussões mais aprofundadas do campo específico da Educação, com seus jargões profissionais, suas teorias e abordagens.