Por que um número tão grande de equipes não consegue realizar aquilo a que se propõe? Em primeiro lugar, pela crença arraigada de que os seres humanos são indivíduos racionais; em segundo, pelo fato de muitos designers de equipes se esquecerem de levar em consideração a existência de dinâmicas sutis e inconscientes que influenciam o comportamento humano. Em geral, profissionais que trabalham com grupos e equipes coaches, consultores e executivos - se mostram bem alertas quando percebem gigantescos elefantes no ambiente de trabalho. Mas será que eles reparam na presença dos pequenos porcos-espinhos? Ao discorrer sobre proximidade social, o grande filósofo alemão Arthur Schopenhauer tece uma interessante analogia entre o desconforto vivenciado pelos seres humanos e por esses espinhosos animais. Durante o inverno, os porcosespinhos se amontoam para garantir a manutenção do calor corporal, mas logo percebem que seus próprios espinhos ferem seus pares. Em contrapartida, quando se separam, logo sentem frio novamente. No final, depois de muito sofrimento, eles finalmente descobrem qual a distância ideal que devem manter uns dos outros para garantir, ao mesmo tempo, calor e conforto. Já para os porcos-espinhos da raça humana, a necessidade simultânea de proximidade e distância se revela a principal razão pela qual as pessoas geralmente consideram tão difícil trabalhar bem em grupos e equipes. Porém, nas organizações modernas tal habilidade se mostra absolutamente essencial; na verdade, a inexistência de funcionalidade nesta área pode custar muito caro para as empresas. No livro O Efeito Porco-Espinho, Manfred Kets de Vries demonstra que os treinamentos de liderança em grupo são ótimos espaços experimentais para as pessoas aprenderem a funcionar como equipes de alto desempenho. Seu modelo de treinamento, que incorpora estudos de caso reais, foi desenvolvido ao longo de mais de vinte anos de treinamento para executivos de alto escalão, e estabelece um alto padrão no campo de coaching de liderança de grupo.
Nesta obra, dois grandes estudiosos do tema da liderança em atitude colaborativa, reuniram seus conhecimentos para auxiliar o que é ser um líder colaborativo. Como unir pessoas, inspirá-las com uma visão significativa e organizá-las de forma que um espírito de equipe surja e possa conduzir a altas performances.
"Você está num momento de crise em sua empresa e, como líder, precisa tomar uma decisão importante. Você se mostra assertivo e declara sua posição de imediato ou busca o consenso com sua equipe e coloca o assunto em votação?
Outra situação: você é um líder que precisa dar início a um projeto. De que forma organiza sua equipe? Cria uma estrutura focada, com cronogramas rígidos, ou dá autonomia para que o time defina as funções e os deadlines por conta própria?
Se você se identificou com as primeiras opções, é essencialmente um líder alfa, ou seja, gosta de controle e tem foco nos resultados; se você se viu nas segundas opções, está mais para um líder beta: prefere um ambiente colaborativo e tem foco no crescimento. No entanto, ser 100% alfa ou beta não é nada bom para a eficácia da liderança. O ideal é ser flexível ? ou, simplesmente, flex. Essa habilidade de mudar de estilo de liderança dependendo do contexto gera um impacto positivo tanto em seu time quanto em seus superiores, e fará com que você seja muito mais bem-sucedido em sua carreira.
Em ""Flex"", o coach Jeffrey Hull aborda todas as habilidades que um líder precisa ter para ser flexível. Mesclando histórias reais com dicas práticas, ele ensina você a sobreviver e, é claro, prosperar no atual mundo corporativo."
O caminho para uma carreira bem-sucedida começa por uma autoanálise sincera.
Que critérios pautarão sua vida?
A pergunta que serve de título para o celebrado texto de Clayton M. Christensen que abre este livro revela a profundidade e a contribuição das ideias que você encontrará aqui.
Selecionados entre os mais relevantes da Harvard Business Review, os artigos de Gerenciando a si mesmo apresentam conceitos que farão você encarar os desafios pessoais e profissionais com clareza, objetividade e sabedoria.
Eles o ajudarão a traçar uma estratégia para sua vida e a investir seu tempo, sua energia e seu talento de acordo com seus objetivos maiores.
Você também irá aprender a:
? renovar sua energia física e mental
? reduzir a dispersão e a agitação frenética
? espalhar energia positiva em sua organização
? recuperar-se de momentos difíceis
? conectar-se a seus valores profundos
? solicitar feedback honesto
? buscar o equilíbrio entre trabalho, família, comunidade e suas próprias necessidades
? delegar e desenvolver o espírito de iniciativa das pessoas
A proposta desse livro é oferecer um conteúdo específico para o desenvolvimento dos líderes, ou seja, seu autodesenvolvimento, autocontrole, empatia e articulação ao comandarem suas equipes. Utilizando uma linguagem clara e acessível para trabalhar diversos conceitos e ideias essenciais à liderança, além de dicas e truques práticos, a presente obra busca provocar reflexões e mudanças na sua maneira de liderar.
Os ensinamentos apresentados são úteis para todo e qualquer administrador responsável por conduzir seus seres humanos ao cumprimento de uma tarefa. O essencial esta neste livro, escrito com impressionantes simplicidade e completa o conhecimento de quem recebe a dificílima, desafiadora e empolgante missão de comandar.
Com um estilo claro e direto, Gestão estratégica: uma introdução apresenta o assunto e seus desafios de maneira prática e concisa, e também explica as raízes e os princípios-chave da área de estratégia, discutindo modelos comuns, ferramentas e práticas que dão ao gestor uma visão completa de técnicas analíticas convencionais.O livro aborda ainda a elaboração da estratégia dinâmica e como ela pode ser empregada para que as organizações respondam de maneira eficaz aos ambientes de negócios globais turbulentos e imprevisíveis. Além disso, há um foco específico nas questões de estratégias corporativas multinacionais, assunto essencial para as organizações que operam em diversos mercados internacionais.
Esta é uma obra diferente das disponíveis no mercado, sendo inteiramente aplicada, com vários exemplos provenientes da experiência do autor. Aprofunda-se de forma agradável e acessível em algumas questões mais complexas, levando o leitor a refletir e a compreender melhor não só o mundo dos negócios, mas também a sociedade que o cerca e a si próprio.
Este livro revoluciona o conceito de liderança e inaugura a série Gerente-Minuto, destinada a tornar cada vez mais simples e eficaz a prática administrativa.