Der Blaue Reiter Una utopía modernista El grupo artístico Der Blaue Reiter ("El jinete azul") fue formado en Munich en 1911 por iniciativa de dos creadores destacados del modernismo: Vasily Kandinsky, el pionero de la pintura abstracta pura, y Franz Marc, autor de misteriosas imágenes abstractas de animales. El ruso y el alemán, junto a muchos otros pintores visionarios de su cuerda, perseguían anhelantes un nuevo espíritu en el arte. Querían nada menos que una apoteosis de lo espiritual en el arte. El estallido de la Gran Guerra pareció dar un final brutal a lo que era en ese momento el movimiento de vanguardia más importante de Alemania, pero su influencia continuó imparable e inspiró a generaciones enteras de artistas internacionales a crear utopías similares. Artistas incluidos: Wladimir Burljuk, Heinrich Campendonk, Robert Delaunay, Alexej Jawlensky, Wassily Kandinsky, Paul Klee, Alfred Kubin, August Macke, Franz Marc, Gabriele Münter and Marianne von Werefkin.
?Vincent & Theo?: um grande empreendimento Vincent van Gogh (1853-1890) começou sua carreira de pintor tardiamente, aos 27 anos. Mesmo assim, conseguiu construir em dez anos uma obra sólida, composta de cerca de 800 quadros e 1.000 desenhos, esboços e estudos. A pintura de Van Gogh, logo após a sua morte, passou a ser estudada, apreciada e difundida a ponto de ele ser considerado um dos pintores que mais influência teve sobre a arte do século XX. A evolução desta carreira está documentada na correspondência trocada com seu irmão mais novo, Theo ? marchand e financiador da empreitada artística. Pesquisando tal correspondência, Wouter van der Veen, especialista de renome mundial na vida e na obra do mestre holandês, se deparou com uma realidade bem menos conhecida do que o episódio da orelha cortada: Vincent tinha um senso muito forte de predestinação; não era nem de longe um artista marginal e miserável; ao contrário, sempre levou uma vida confortável; e os irmãos Van Gogh tinham uma visão quase profética da evolução do mercado de arte, e juntos prepararam um êxito excepcional. E mais: Vincent tinha perfeita noção da originalidade e da inovação que significava seu trabalho, capaz de ao mesmo tempo romper e seguir o fio evolutivo da arte moderna iniciado pelos impressionistas. O autor retraça o caminho que levou Vincent às artes plásticas e à França, onde floresceu como artista. Ele contextualiza sua vida e sua época, seu desejo profundamente protestante de ser útil e realizar algo; revisita a relação entre os irmãos ? Theo não seria apenas um mecenas desinteressado, pelo menos não depois de se dar conta do real talento e valor de Vincent. Juntos, realizaram a empreitada de compor um acervo valiosíssimo, e o fizeram com esmero, entendendo o tempo do mercado e dos apreciadores da arte, sempre de olho no potencial de valorização dos quadros ? os de Vincent mas também os quadros escolhidos a dedo e adquiridos de outros pintores, como Toulouse- Lautrec, Gauguin, Renoir, Pissarro, Émile Bernard e outros. Surge dessas páginas o emocionante retrato de um artista visionário e empreendedor, que usava suas tintas sem diluí-las (o que aumentava o custo com material mas também a duração de suas vibrantes cores para a posteridade); que criou capital (valor) pensando no futuro, cuja obra não cessa de se valorizar a cada ano, enriquecendo não apenas seus herdeiros e clientes como o próprio patrimônio da humanidade.
Esta obra abarca os séculos XIV-XVIII da pintura em todo o mundo. Da chamada pintura primitiva ao Rococó, passando pelo Renascimento e o Barroco, trata-se de um dicionário que engloba os pintores e os movimentos artísticos mais relevantes, abordando obras que abrangem desde a temática sacra à profana, passando pela pintura de teor mitológico às cenas de costumes. É uma obra de referência tanto para o especialista como para o apreciador de pintura. O texto é acompanhado por belíssimas reproduções a cores das obras pictóricas mais representativas de artistas como Giotto, Caravaggio, Goya, Velázquez, Nuno Gonçalves, Leonardo da Vinci ou Dürer.
Trata-se de uma revisão da vida e da obra de Albrecht Dürer (1471-1528), trazendo suas pinturas a óleo, pinturas à têmpera, desenhos e gravuras em madeira, além de seus esboços.