Se alguém perguntasse agora quem é você, qual seria a resposta? É cada dia mais importante se conhecer para compreender melhor seus potenciais e seus pontos de desenvolvimento para ampliar sua inteligência emocional, criar estratégias para lidar melhor com as pessoas, aprimorar sua comunicação, enfim, para o seu desenvolvimento pessoal, profissional e espiritual. Eneagrama é uma ferramenta milenar de autoconhecimento, que nos permite identificar aspectos fundamentais da nossa personalidade, compreender o que motiva nossos comportamentos e nos ajuda a construir um caminho de desenvolvimento e evolução, contribuindo para o nosso sucesso em todas as áreas. Este livro em forma de caixinha contém afirmações de cada eneatipo e perguntas de desempate, para você descobrir qual é o seu eneatipo e o das pessoas de sua convivência, de forma prática, leve e assertiva.
Uma das principais personagens da cultura corporalista no Brasil, Regina Favre registra neste livro sua busca pessoal e profissional de um horizonte em que a cultura do corpo fosse disseminada e consolidada no Brasil. Ao longo destas páginas, ela conta sua trajetória desde os anos 1960, quando entrou em contato com abordagens psicoterápicas como o psicodrama e a bioenergética, passando pelas vivências em Londres e na Califórnia, quando finalmente conheceu aquele que moldaria seu pensamento e sua práxis: Stanley Keleman, o respeitado autor de Anatomia emocional e de diversos outros livros publicados pela Summus Editorial. A partir daí, Regina passou a incorporar também outras influências, como a esquizoanálise de Deleuze e Guattari, fazendo uma crítica ferrenha ao modo capitalista de se apropriar de corpos. Regina produziu, assim, um jeito absolutamente inovador e anticolonialista de enxergar a realidade somática, social e política dos brasileiros.
Muitas situações podem ser solucionadas de diversas formas. Descubra o potencial de pensar diferente na hora de resolver problemas do cotidiano. Neste livro-caixinha® você é apresentado a 50 adversidades e precisa apresentar três soluções diferentes para cada situação. Coloque a cabeça para funcionar e divirta-se. Esta obra trabalha memória, conhecimentos prévios, linguagem, estratégias, formas diferentes de pensar, raciocínio lógico e criatividade.
Ho?oponopono é uma filosofia originária de uma tradição ancestral havaiana que quer dizer endireitar, harmonizar, corrigir o que está errado, reordenar. A prática havaiana se tornou conhecida em todo o mundo e é utilizada como uma ferramenta para o perdão e a libertação de emoções e pensamentos negativos. Este livro-caixinha é uma ferramenta terapêutica no sentido de facilitar a limpeza das lembranças perturbadoras e problemas que vêm à mente de maneira incessante. Use com foco na busca por uma vida mais tranquila, livre de estresse e de crenças limitantes.
"Prefácio realizado pelo Professor Emérito da Universidade Estadual da Flórida, Steven I. Pfeiffer
Piske e Stoltz trazem uma obra que explora a vertente educacional e emocional da criatividade e a sua relevância na concepção das altas habilidades e sobredotação. As autoras sistematizam as diferentes definições de criatividade, as investigações nacionais e internacionais sobre o tema e com base em referenciais teóricos sólidos avançam com formas de inovar a educação de forma a torná-la mais facilitadora do despertar da criatividade dos mais jovens, dando uma atenção particular aos talentosos.
Sara Bahia
Professora de Psicologia do Desenvolvimento e da Educação na Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa."
O QUE DEVERÍAMOS SABER SOBRE AS PESSOAS QUE NÃO CONHECEMOS. Ao apontar como nossas ideias preconcebidas afetam nossas interações com os outros, Malcolm Gladwell, autor dos best-sellers Fora de série e O ponto da virada, escreveu um guia valioso para tempos de intolerância e crise. ?Gladwell é um brilhante explicador do comportamento humano.? ? The Week Como Fidel Castro conseguiu enganar a CIA durante décadas? Por que Neville Chamberlain pensou que podia confiar em Hitler? Por que os casos de ataques sexuais nas universidades estão crescendo? Neste livro, Malcolm Gladwell apresenta uma análise surpreendente da maneira como interagimos com as pessoas que não conhecemos ? e questiona por que tantas vezes fazemos julgamentos equivocados em relação a elas. Existe algo muito errado com as estratégias que usamos para interpretar os outros. Por não sabermos falar com estranhos, abrimos a porta para conflitos e mal-entendidos, às vezes com consequências catastróficas. Em Falando com estranhos, você lerá sobre uma espiã que passou anos nos mais altos níveis do Pentágono sem ser detectada, sobre o homem que derrubou o gestor de fundos Bernie Madoff, sobre o suicídio da poeta Sylvia Plath e várias outras histórias intrigantes.
Por que algumas pessoas são brilhantes ao tomar decisões e outras são incapazes de fazer a escolha certa? Por que algumas são bem-sucedidas ao seguir sua intuição enquanto outras se deixam levar por preconceitos e cometem grandes erros? Como nosso cérebro funciona no trabalho, na sala de aula, na cozinha e na cama?
Baseado em fundamentos científicos, Blink é um livro sobre como podemos julgar, decidir e fazer escolhas sem refletir muito a respeito. Para explicar o conceito, Malcolm Gladwell apresenta histórias impressionantes, como o caso do especialista em arte que, num único relance, descobriu que uma escultura comprada por uma fortuna pelo Museu Getty era uma falsificação; o produtor que percebeu todo o potencial de Tom Hanks no instante em que o conheceu; o psicólogo que, só de observar um casal conversar por apenas alguns minutos, consegue rever quanto tempo vai durar aquele relacionamento; entre outras.
Blink revela que, para tomar uma grande decisão, não é necessário processar mais informações ou deliberar por mais tempo, e sim desenvolver a arte de filtrar, a partir de inúmeras variáveis, as poucas informações que realmente importam.
Uma das acusações feitas contra a Gestalt-terapia ao longo dos anos foi a de que ela não tinha uma teoria da personalidade. Pensando nisso, Jorge Ponciano Ribeiro mostra que, na verdade, a teoria existia, mas nunca havia sido sistematizada. Pioneiro da abordagem no Brasil e grande estudioso, o autor expõe aqui décadas de pesquisa e de produção intelectual sobre conceitos fundamentais da Gestalt-terapia, esclarecendo-os e aprofundando-os. Ao revisitar essa trajetória fundada na Psicologia da Gestalt, na Teoria do Campo, na Teoria Holística Organísmica, no Humanismo, na Fenomenologia e no Existencialismo, Ponciano oferece aos profissionais e estudantes de psicologia e filosofia a oportunidade de trilhar novos caminhos.