Ensinar pessoas com autismo a ler pode ser um desafio, já que o autismo é um transtorno grave, que acomete a sequência e a qualidade do desenvolvimento infantil, caracterizado por alterações sociais e de comunicação e por comportamentos repetitivos e interesses restritos, fixos e intensos.
Este livro descreve uma rota para o ensino de habilidades de leitura para pessoas com autismo, com foco no ensino de leitura oral e na leitura com compreensão.
A proposta é apresentar estratégias de ensino de habilidades de leitura - fundamentadas em estudos científicos e no resultado de mais de dez anos de estudos de Camila Gomes a respeito dessa temática - que possam ser utilizadas por educadores em geral, sejam eles pais, professores, terapeutas ou pesquisadores.
Nesta obra, o autor aborda conceitos geralmente usados no mundo corporativo, tais como liderança, meritocracia, objetivos e metas, projetos e estratégias de execução, que podem ser aplicados na educação dos filhos, seja na criação de um 'Filho Único', ou de dois ou mais 'Filhos Únicos'.
Integrante da Coleção Tendências em Educação Matemática, este livro traz ao público um minucioso estudo sobre os rumos da Etnomatemática, cuja referência principal é o brasileiro Ubiratan D?Ambrosio. As ideias aqui discutidas tomam como base o desenvolvimento dos estudos etnomatemáticos e a forma como o movimento de continuidades e deslocamentos tem marcado esses trabalhos, centralmente ocupados em questionar a política do conhecimento dominante. As autoras refletem aqui sobre as discussões atuais em torno das pesquisas etnomatemáticas e o percurso tomado sobre essa vertente da Educação Matemática, desde seu surgimento, nos anos 1970, até os dias atuais.
As vivências de um processo dialógico, às quais se refere o título deste livro, estão relacionadas à intervenção pedagógica focada no ensino do ato de ler, desenvolvida por ocasião de pesquisas no mestrado profissional (PPGEEB) ? UFMA realizado pela autora.O ato de ler: vivências de um processo dialógico conduz à percepção de que o esforço para o ato de ler não se limita à técnica, mas deve considerar as muitas facetas da dialogicidade. Ao abordar a temática sobre leitura, discute-se, a partir do olhar de outros(as) interlocutores(as), que a formação de um(a) leitor(a) não apenas se inicie no ato de ler, mas estabeleça uma relação de sentido com o texto lido. Intenciona-se, assim, imprimir um ?novo? dizer, nomear com palavras novas o ?novo?, sempre dito em velhas palavras.A autora analisa as formas como o ato de ler é trabalhado na escola e, finalmente, sugere propostas de um ensino do ato de ler numa perspectiva dialógica. Nesse sentido e com este livro, queremos contribuir de maneira significativa para suscitar novas reflexões sobre as práticas do ensino do ato de ler, desenvolvidas no 1º ciclo do ensino fundamental, melhorando, assim, o nível de desenvolvimento de leitura das crianças inseridas no contexto de alfabetização dos anos iniciais. Isso porque se observa que a leitura proporciona melhoria da condição social e humana, permite uma visão mais crítica do indivíduo e possibilita o acesso à informação e ao conhecimento.
Na educação a distância (EAD), aspectos cognitivos, afetivos e sociais devem ser considerados para que os objetivos dos processos de ensino e de aprendizagem sejam alcançados tanto pelo docente quanto pelo discente. Por isso, a construção de ferramentas capazes de mapear os aspectos do perfil do sujeito da EAD e o emprego da recomendação pedagógica em ambientes virtuais de aprendizagem podem contribuir para que práticas pedagógicas sejam bem-sucedidas. Este livro discute como os sistemas de recomendação, ao identificar as preferências, as necessidades e os interesses de alunos e professores, podem favorecer a personalização do ensino, promovendo resultados significativos na EAD.
"Durante a década de 1960, transformações pautaram acontecimentos, inclusive a respeito dos protestos da juventude, sobretudo no que se refere à política Além disso, a exclusividade da moda lançada por meio da alta-costura foi quase extinta e o prêt-à-porter eclodiu como uma nova proposta de vestir que indicou mudanças drásticas, desde o processo de criação até a adoção de modernas práticas industriais de produção têxtil Em paralelo, houve um significativo crescimento da indústria têxtil no Brasil, o que inclui uma nova forma de desenvolvimento de métodos de produção, criação e difusão da moda brasileira O setor têxtil sugeriu, viabilizou e também se adequou aos novos referenciais de moda no período em questão
Estudantes, pesquisadores e profissionais de Moda encontram na obra A indústria têxtil e a moda brasileira nos anos 1960 um conteúdo que visa a promover, acima de tudo, uma demarcação de um tempo histórico que fornece informações sobre as circunstâncias de desenvolvimento e maturidade mercadológica relativas também à Feira Nacional da Indústria Têxtil (Fenit) Com o término da última edição da Fenit, em 2008, o autor fragmenta a necessidade de indicar uma referência que demarque um relevante período que retrata uma conexão entre a história da moda e dos têxteis no Brasil
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