Troca de ideias, tomada de posição, discussão, tudo isso tem a ver com a argumentação, mas parece que nos esquecemos disso quando nos sentamos nos bancos escolares. E quando pensamos em exames e concursos, aí sim a tarefa se torna ainda mais difícil e vira motivo de angústia e ansiedade.
Nesta obra, as professoras Ingedore Villaça Koch e Vanda Maria Elias tratam da argumentação na produção escrita e apresentam, de forma simples e didática, as principais estratégias argumentativas à disposição no momento de escrever. Com muitos exemplos extraídos de jornais, revistas e livros, além de propostas de atividade, as autoras ajudam o leitor a fazer a diferença quando solicitado a produzir argumentação na escrita
Sucesso absoluto desde o seu lançamento, este Minidicionário é ferramenta indispensável aos estudantes, na sala de aula ou em casa, e a qualquer pessoa que deseja tirar dúvidas ortográficas ou consultar os diferentes sentidos de uma palavra.
Esta nova edição, revista e atualizada, traz muitas novidades, acompanhando o dinamismo da língua portuguesa:
- Verbetes impressos com destaque colorido.
- Marca alfabética impressa na lateral das páginas para facilitar a procura dos verbetes.
- Divisão silábica.
- Conjugação dos verbos irregulares e particularidades de conjugação na própria entrada do verbo.
- Registro de áreas do conhecimento.
- Elementos químicos com os respectivos símbolos, números e massa atômicos.
- Indicação dos substantivos de dois gêneros, epicenos e sobrecomuns.
- Indicação de pronúncias duvidosas e do timbre da vogal tônica ou átona das palavras sem acento gráfico.
- Exemplos de uso das expressões e definições mais importantes ou complexas.
- Vocabulários estrangeiros e técnico-científicos já incorporados no dia a dia.
- Sinônimos e antônimos.
- Plural dos substantivos e adjetivos compostos, plurais irregulares e femininos duvidosos.
- Superlativos absolutos sintéticos, quando irregulares, duvidosos ou com multiplicidade de formas.
- Indicação de regionalismos.
- um anexo, ao final do volume, com as regras de acentuação gráfica e do emprego do hífen, conforme o Acordo Ortográfico; coletivos mais usuais; siglas comuns no dia a dia e alguns endereços na internet referentes a elas; verbos que representam a voz dos animais; algarismos arábicos e romanos e números cardinais e ordinais; lista dos estados brasileiros, das capitais e respectivos adjetivos pátrios; relação dos países, adjetivos pátrios e capitais do mundo; endereços de sites relacionados à Língua Portuguesa e à Literatura Brasileira e Portuguesa.
Saiba que esta obra foi organizada para dar a você todas as orientações a fim de responder às dúvidas da grande maioria dos alunos. Quanto aos assuntos, todos os conteúdos estão dispostos numa sequência lógica, ou seja, do capítulo 01 ao 44, você vai ter contato com estrutura e formação das palavras, morfologia (emprego das classes de palavras), sintaxe da oração e do período, concordância, regência, crase, pontuação, fonologia, ortografia, acentuação e organização textual (interpretação e compreensão, tipologia textual, tipos de discurso, gêneros textuais, intertextualidade, semântica, funções e figuras de linguagem, níveis e vícios de linguagem, variação linguística). Portanto, com base na estrutura desta obra, perceba que você tem a possibilidade de, realmente, aprender a ?como estudar a língua portuguesa?. Um grande abraço! Professora Giancarla Bombonato
A nova edição da Gramática Escolar da Língua Portuguesa, revista e atualizada pelo autor, um dos maiores gramáticos de nossa língua, vem enriquecida de numerosos acréscimos em todo o seu conteúdo, mais observações sobre possibilidades gramaticais, exemplos e abonações de autores clássicos e contemporâneos, para retratar a língua dos dias de hoje nos mais diversos espaços sociais. Permanece o objetivo de oferecer o maior número de informações pertinentes e confiáveis, a mais completa soma de fatos gramaticais e soluções de dúvidas de português, conforme a evolução da língua, buscando atender às expectativas de alunos e professores, sem descuidar da boa didática. Depois de cada capítulo, encontram-se exercícios de fixação dos conceitos expostos na parte teórica, com as respectivas respostas no final do livro. O índice de assuntos foi ampliado para facilitar ainda mais a consulta dos leitores. Vale lembrar que a obra está em consonância com as regras do novo Acordo Ortográfico, que tem o Prof. Evanildo Bechara como o atual representante brasileiro.
O interesse pelos concursos públicos é uma das características mais marcantes da sociedade brasileira contemporânea. Entre as disciplinas solicitadas estão redação e língua portuguesa. Assim, garantir um bom desempenho nessas disciplinas significa dar um passo decisivo para o sucesso e a realização do sonho da aprovação. Nova gramática para concursos: praticando a língua portuguesa é um guia teórico e prático. Os conteúdos são apresentados sob forma de pequenos textos em que se explicam noções teóricas com uma rica exemplificação, seguidos de um elenco variado de exercícios e questões de concurso, a título de fixação da aprendizagem. Alguns subcapítulos são acompanhados da seção Saiba Mais, com o objetivo de aprofundar alguns conteúdos, e de um Glossário, em que se esclarecem os significados de termos empregados nas explicações e no final o Gabarito. Esta obra foi elaborada por quatro das mais conceituadas linguistas do mundo acadêmico brasileiro. Com experiências no ensino e na pesquisa da língua portuguesa em seus diversos campos de investigação, Cilene da Cunha Pereira, Edila Vianna da Silva, Maria Aparecida Lino Pauliukonis e Regina Célia Cabral Angelim são nomes expressivos da linguística brasileira que se dedicam à produção de obras didáticas para o público em geral. Uma referência ? completa e atualizada ?, da nossa língua, tanto para os concursos como para vestibulares e processos seletivos, como também para aqueles que pretendem ampliar seus conhecimentos gramaticais.
O que é e para que serve a Semiótica? Nesta obra exemplar, Izidoro Blikstein, grande nome da Linguística brasileira, consegue a proeza de ser claro e profundo ao mostrar ao leitor como a Semiótica pode revelar o que se esconde por trás dos discursos que permeiam nossas vidas. Partindo das bases teóricas, passando pela apresentação da função das ferramentas de análise, o autor apresenta casos práticos de aplicação da teoria na interpretação de alguns tipos de discurso ? de textos literários a obras de artes plásticas e de cinema ?, chegando ao exemplo máximo de totalitarismo da história mundial recente: o nazismo. Livro necessário, sobretudo neste momento em que, no mundo inteiro, nuvens totalitárias ameaçam encobrir e turvar os horizontes da cidadania.
A mais confiável obra de consulta nos estudos da língua portuguesa, esta Moderna Gramática chega à tão aguardada 39.ª edição com atualizações em todo o seu conteúdo e acréscimos valiosos. Trata-se de um porto seguro para estudiosos de todas as idades e aqueles que precisam se preparar bem para as provas de concurso público no Brasil. Todo o material aqui reunido pelo autor, um dos maiores gramáticos da língua portuguesa, constitui a mais completa soma de fatos gramaticais e soluções de dúvidas de português. Vale lembrar que a obra está em consonância com as regras do novo Acordo Ortográfico, do qual o Prof. Evanildo Bechara é o atual representante brasileiro.
Este dicionário, elaborado para crianças em fase de alfabetização (6 e 8 anos), abrange um universo de mais de 1.300 verbetes redigidos de modo bastante informal, próximo do registro coloquial das crianças ? sem tom professoral, mas sem prejuízo da correção gramatical. Ele inclui palavras variadas quanto à categoria gramatical ? substantivos, adjetivos, verbos, advérbios, preposições e algumas locuções ? e quanto ao uso e aos contextos de uso, na experiência das crianças ? corpo humano, alimentos, animais, objetos de uso diário, atividades e jogos, a escola, fenômenos naturais, sensações e sentimentos...
O 'Dicionário Houaiss' utilizou técnicas lexicográficas de compressão e síntese de informações. Este dicionário contém 442 mil entradas, locuções e acepções, um quadro prático do uso do hífen de acordo com a nova ortografia da língua portuguesa, informações de gramática, usos, etimologias, sinônimos, antônimos, homônimos, parônimos, datação, coletivos e vozes de animais. Além de ser adaptado integralmente com o novo acordo ortográfico, o dicionário Houaiss contém o texto integral do Acordo. Inclui CD-ROM com o texto completo do Dicionário Houaiss da Lingua Portuguesa, mais o Dicionário Houaiss de Elementos Mórficos, além de conjugação eletrônica dos verbos, navegação por hipertexto, busca por semelhante e pesquisas de datação, simples, reversa e combinada.