Etnomatematica No Contexto Do Ensino Inclusivo, A - Crv - Livrarias Curitiba

Buscar
Etnomatematica No Contexto Do Ensino Inclusivo, A - Crv
LV358868

Quantidade: 1

12345
  • OPÇÕES DE
    PARCELAMENTO
  • CONSULTE
    FRETE
  • ADICIONAR AOS
    MEUS DESEJOS
O processo de inclusão de alunos que por algum motivo - físico, mental, econômico e/ou cultural - são excluídos das salas de aula do ensino regular é um tema que se faz presente nas políticas educacionais atuais e nos debates sobre uma educação de qualidade para o século XXI. As teorias e práticas deste processo ainda estão sendo construídas, a isso se deve os constantes equívocos em saber no que consiste incluir e conseguir identificar práticas inclusivas de praticas integracionistas. Na expectativa de contemplar práticas inclusivas e lançar novos olhares à educação, o livro "A Etnomatemática no contexto do Ensino Inclusivo" mostra como os professores de uma escola inclusiva lidam com os alunos, na disciplina Matemática, de modo a corroborar o processo de inclusão. O livro é fruto de uma pesquisa de mestrado realizada em uma escola do projeto CIEJA - Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos - da Secretaria de Educação da cidade de São Paulo, que oferece o ensino fundamental na modalidade supletivo. Para a realização da pesquisa foram observados quatro professores, sendo três com formação em matemática e um com formação em pedagogia, e suas práticas, em sala de aula, são descritas no caderno de campo que o autor traz na integra. Após a análise dos dados, aponta-se que o processo de inclusão, baseado na perspectiva etnomatemática, está ligado à postura ética em que se preza o respeito, a solidariedade e a cooperação, ambiente onde as diferenças são valorizadas e, portanto, propício à inclusão. Salienta-se também que, para o processo de inclusão, não há um modelo pronto; o que existe é a transição da integração para a inclusão e, por isso, podem ser detectadas práticas não inclusivas mesmo em um ambiente com proposta inclusiva. Este livro não tem o objetivo de oferecer uma receita pronta, pois assim estaria banalizando as diferenças, mas sim encaminhamentos, novos olhares, reflexões sobre as práticas inclusivas já existentes e atenção às práticas não inclusivas.

CARACTERÍSTICAS

EditoraEDITORA CRV LTDA
Edição1
Ano da Edição2010
AutorTHIAGO DONDA RODRIGUES
EAN139788562480355
IdiomaPORTUGUES
FormatoBROCHURA
Nacional ou ImportadoNacional
ISBN8562480355
Largura15
Altura21
Profundidade1,5
Páginas122
Peso301 g.

Avaliações do Produto

Dúvidas dos Consumidores