Era uma vez uma árvore, um Sol, uma Lua, um rio, uma pedra rodeada por uma joaninha, um vento, a escuridão, um índio e tudo o que existe. Um dia, a árvore foi derrubada, o Sol deixou de reconhecer o que outrora iluminou, a pedra passou a ser apenas uma pedra, a cidade foi tomada pelo medo dos ladrões, o vento chorou por não saber mais sonhar e as terras dos índios foram tomadas pelos brancos. Até que a árvore foi lembrada pelo bisavô que falou dela ao avô que passou para o pai que mencionou aos filhos. O Sol encontrou um ninho de andorinhas, o rio esbravejou contra pessoas que o estavam sujando, a pedra voltou a ser visitada, dessa vez por meninos e meninas fazendo piqueniques. Assim, a natureza voltou a ser lembrada e, principalmente, a ser cuidada por mim, você e tudo o que existe.
Um jovem de uma pequena cidade da Inglaterra passa a treinar balé escondido de sua família, mantendo sempre o sonho de se tornar um grande bailarino quando crescer.
Meu nome é Chloe Snow, e mesmo no segundo ano, minha vida meio que segue um desastre: 1. Mac Brody é um idiota. 2. Dei o fora num garoto e depois descobri que sou apaixonada por ele. 3. Hannah está me trocando pela garota que eu mais odeio. 4. Meu pai está namorando sério com a minha professora (!!!) 5. Estou com muita raiva da mamãe. Depois de sua mãe decidir que não vai voltar para casa, Chloe está ignorando todos os seus e-mails. Ela ainda tem que lidar com a evolução do namoro do pai com sua professora preferida e as negociações do divórcio dos seus pais, que está um desastre. Como se não bastasse o drama familiar, ela percebeu que estava apaixonada por Grady tarde demais e agora ele está namorando a Reese, a garota mais popular do segundo ano. Para piorar ainda mais, a única coisa que parecia inabalável em sua vida ? o teatro da escola ? vai por água abaixo depois de uma audição catastrófica. Conforme o ano vai passando, Chloe precisa aprender a lidar com o caos que sua adolescência está e sobreviver ao ensino médio, claro, registrando tudo em seu diário.
O que faz uma história publicada há 50 anos seguir entusiasmando os leitores até hoje? Esta edição especial de O gênio do crime é uma tentativa de resposta. Para João Carlos Marinho, era porque o livro tinha vida.
A obra, que em 2019 completa 50 anos de seu lançamento, já vendeu mais de um milhão de exemplares e deu origem a outros 12 livros protagonizados pela turma do gordo, formada por Edmundo, Pituca, Bolachão e Berenice.
Além da reprodução do texto original, a edição conta com prefácio de Marisa Lajolo, análises de Guilherme Vasconcelos e Haroldo Ceravolo Sereza, e depoimentos de nomes importantes da literatura infantojuvenil, como Ana Maria Machado, Laura Sandroni, Pedro Bandeira, Ruth Rocha, Tatiana Belynki, entre outros. O leitor encontrará, ainda, o último trabalho assinado por João Carlos Marinho: O teatro do gênio do crime, adaptação cenográfica com reambientação para os dias atuais. Completam o material a autobiografia divulgada pelo autor em seu site pessoal, imagens que mostram o processo de criação de Mauricio Negro, responsável pelo projeto de capa, e um álbum de figurinhas idealizado pela leitora Nathalia Piovesani. O projeto gráfico é de Mauricio Negro.
Os contos deste livro foram escritos em épocas distintas e apresentam personagens que se buscam e se amam. Em As cerejas e Herbarium, o amor se insinua entre folhas, insetos, passeios pelo bosque e chuvas tempestuosas. Em Pomba enamorada, a protagonista cultiva o sofrimento em cartas de amor desesperadas. Já Luisiana, personagem de Apenas um saxofone, era muito amada, mas, mesmo assim, destruiu o relacionamento. Em As pérolas, Tomas não pode ir com sua esposa a uma festa e esconde o colar, que a faria ainda mais bela. Em A estrutura da bolha de sabão, a narradora visita um antigo amante, agora casado. No conto A chave, Tom se mostra cansado da beleza jovial e fútil de Mago e tem saudades da primeira esposa. Por fim, em O encontro, a narradora contempla a si própria à espera do amado. A obra é um convite ao leitor para uma ampla e sensível reflexão sobre o amor.
Davi está no segundo ano do ensino médio e finalmente tomou coragem para iniciar o curso de astrologia que sempre quis fazer mas nunca teve coragem de admitir, por medo de sofrer preconceitos.
Entre signos e mapas astrais, conhece Milena, uma menina incrível, que o deixa encantado com seu jeito apaixonante. Tetê, melhor amiga de Davi, o incentiva a investir no relacionamento, mas vencer a timidez é um desafio para ele. Ajudar Zeca, seu amigo que passa por problemas amorosos, também é uma dificuldade, pois Davi é inexperiente no assunto.
No final do primeiro semestre, entretanto, uma novidade causa um rebuliço na turma: Samantha, colega de classe do trio, apresenta Gonçalo, que mora em Portugal e veio passar as férias de verão europeu na casa dela, no Rio de Janeiro.
A chegada do estrangeiro tem efeitos inesperados, e Davi e seus amigos passam a lidar com questões que nunca imaginaram ter que enfrentar.
A vida de Edgar Allan Poe adquire, nas páginas deste livro, toda a sua dimensão humana, em especial as adversidades provenientes de sua genialidade. Os escândalos, a miséria, a morte, a demência e sua genial obra atravessam os dias e as noites da vida do autor, marcada pela tragédia. Jordi Sierra i Fabra elaborou um retrato vivo de Poe e sua literatura, que Alberto Vázquez ilustrou com exuberante beleza.
Temeraire e o capitão William Laurence precisarão superar obstáculos militares e políticos para se manterem juntos. Temeraire, que deveria ser um presente da China para a França de Napoleão, agora está sendo reinvindicado novamente pelo império chinês. A Inglaterra, que por um lado não quer se indispor com a possivelmente aliada China, também não pode perder a força de Temeraire em suas fileiras. Agora Temeraire precisará decidir se continua ao lado de seu amigo e capitão ou se se prepara para começar uma nova vida do outro lado do mundo.
Gustavo é um pai superdedicado à família. Arquiteto bem-sucedido, um dia ele perde o emprego. Diante do desespero de não encontrar nada, fica sem saber o que fazer, fingindo que nada está acontecendo. Mas sendo a família a base que ajuda a superar os problemas, Lenise, a esposa amorosa, Timinho, o filho superdotado e sensível, e até mesmo a mimada filha Luísa, todos irão ajudá-lo a reencontrar o rumo; afinal, somos todos responsáveis pelo bem-estar uns dos outros.
Há muitas histórias sobre avós e netos. Netos carinhosos, netos complicados, avós carinhosos, avós ranhetas. Mas o avô desta história não é como os outros. Felipe, o seu neto, já sabe disso, e aproveita cada minuto com seu vô Amâncio, que tem muitas histórias para contar. A imaginação deles corre solta e seus dias são de muita diversão. Juntos, tornam-se marujos, astrônomos, índios... O que Felipe ainda não sabe é que os caminhos da vida são surpreendentes... Eis um livro sensível e poético sobre avós, netos, vida e morte.
Considerado por seu autor um conto de fadas modernizado , O Mágico de Oz tornou-se um clássico da literatura infantil. Dorothy é órfã e mora com seus tios em uma casa modesta da zona rural dos Estados Unidos. Um dia, é carregada por um ciclone que a leva a um reino encantado: a Terra de Oz.
Durante sua aventura, a garota encontra três grandes amigos o Espantalho, o Lenhador de Lata e o Leão Covarde e faz grandes descobertas. Com esta turma, aprendemos o verdadeiro valor da amizade e que a inteligência, o amor e a coragem são dons a serem desenvolvidos por todos nós!