Em seus mais de 25 anos atuando como diretor de empresas nacionais e multinacionais e como coach executivo, Marco Fabossi aprendeu que uma das bases para a liderança efetiva são os relacionamentos. E que, para que esses sejam verdadeiros e significativos, é imprescindível que a confiança esteja presente. Para ele, nenhum líder será bem-sucedido sem antes estabelecer verdadeiras relações de confiança com sua equipe. Mas desenvolver confiança e segurança num ambiente competitivo, exponencial e ágil não é uma tarefa fácil. Por isso, Fabossi criou o conceito das 4 dimensões, que conduzirá você e sua equipe aos melhores resultados:1a dimensão: Autoconfiança. Como ninguém consegue dar aquilo que não tem, conhecer e confiar em si mesmo é o ponto de partida para a construção de relações de confiança, uma jornada que passa pelo autoconhecimento e pela autenticidade.2a dimensão: Confiança pessoal. Nossas ações precisam estar alinhadas com nossas palavras. Essa dimensão está ligada à nossa ética, aos nossos valores e aos nossos princípios, e se mostra nas atitudes que tomamos no dia a dia.3a dimensão: Confiança interpessoal. Somos seres relacionais, vivemos de relacionamentos. Empatia, equidade e interesse genuíno são ingredientes fundamentais para que essa dimensão se estabeleça.4a dimensão: Confiança realizacional. Envolve as competências que nos levam a atingir resultados extraordinários. Mas, quando se fala de confiança, tão importante quanto os resultados são os caminhos para alcançá-los.Dirigido a profissionais que ocupam posições de liderança ou que atuam como agentes de motivação e engajamento de pessoas no dia a dia, O fator confiança irá ajudar você a encontrar o caminho para se tornar um verdadeiro líder.
"Os primeiros 90 dias se tornou o livro de cabeceira de todos que são promovidos, começam a trabalhar em uma nova empresa ou assumem um novo papel profissional. Desde sua publicação original, centenas de milhares de líderes confiam neste guia clássico para ajudá-los a dominar os aspectos críticos da transição de carreira.
Neste livro, o internacionalmente reconhecido especialista em transição de liderança Michael Watkins apresenta sua estrutura poderosa de orientação para que os primeiros 90 dias na nova posição transcorram de modo a garantir os bons resultados esperados.
Claro, conciso e totalmente prático, o livro é mais atual do que nunca para gestores de todos os níveis hierárquicos."
Você está só jogando ou está jogando para vencer? Construir uma estratégia vencedora é trabalho árduo, que requer das pessoas e das empresas a realização de escolhas específicas ? algo que, no entanto, a maioria não faz. Dois dos mais conhecidos pensadores atuais da área de negócios vão ao cerne da estratégia, explicando para que serve, como pensar nela, por que é necessária e como implementá-la. E usam uma das mais bem-sucedidas reviravoltas corporativas do século passado, que eles conquistaram juntos, para provar seu ponto de vista. A.G. Lafley, CEO da Procter & Gamble, em parceria direta com o consultor em estratégia Roger L. Martin, dobrou as vendas da P&G, quadruplicou seus lucros e aumentou seu valor de mercado em mais de US 100 bilhões em apenas dez anos. Após anos de experiência e hoje de volta à P&G e na Rotman School of Management, da qual Martin é reitor, Lafley mostra como os líderes de organizações de todos os tamanhos podem orientar ações cotidianas com base em metas estratégicas mais amplas construídas em torno de elementos claros e essenciais que determinam o sucesso dos negócios ? onde atuar e como vencer. O resultado é um manual para vencer. Lafley e Martin criaram um conjunto de cinco escolhas estratégicas que, quando abordadas de maneira integrada, vão colocá-lo à frente de seus concorrentes. São elas:
- Qual é nossa ambição vencedora?
- Onde vamos jogar?
- Como vamos vencer?
- Quais competências devemos ter para vencer?
- Quais sistemas de gestão são necessários para embasar nossas escolhas?
As histórias de como a P&G reiteradamente venceu ao aplicar esse método a marcas icônicas como Olay, Bounty, Gillette, Swiffer e Febreze ilustram com clareza como a decisão por uma abordagem estratégica ? e as escolhas corretas para embasá-las ? faz a diferença entre agir e realmente vencer.
Muitos profissionais buscam se destacar em sua área de atuação desenvolvendo a liderança, seja para alavancar a carreira, destacar-se perante cenários altamente competitivos das empresas ou encontrar sentido mediante as incertezas e instabilidades nos períodos de crise do mercado profissional.
Neste volume da Coleção Caixa de Ferramentas são apresentadas 59 ferramentas indispensáveis e infalíveis para desenvolver a liderança corporativa, mostrando que ela pode ser aprendida. O livro ensina, de maneira sintética e esclarecedora, como assumir papéis e projetos; desenvolver a autoliderança; estar em sintonia com o ambiente e ganhar a confiança das pessoas; atribuir poder, encorajar e valorizar equipes; acompanhar as transformações do mundo e de seu meio; empreender projetos ambiciosos; influenciar de maneira ética; assegurar sua autoestima e fornecer provas de impacto pessoal com sua imagem, visão e comunicação.
Se você está sendo desafiado a despertar o líder que há em você, potencializar sua liderança ou simplesmente deseja estudar sobre o tema, este livro vai estimulá-lo a exercer as competências imprescindíveis para alcançar o topo, além de ensiná-lo como ser um líder capaz de formar líderes.
A Coleção Caixa de Ferramentas tem projeto gráfico arrojado, que sintetiza os conceitos de maneira bastante visual, representação gráfica de todas as ferramentas apresentadas, além de casos práticos comentados, que reforçam a aplicação concreta dos temas, oferecendo, assim, uma experiência de leitura prazerosa e melhor assimilação dos conteúdos estudados.
Aplicação: profissionais e gestores de diversos níveis hierárquicos, interessados no tema, estudantes do curso de Administração e de todos os que contemplam em seu escopo o desenvolvimento da liderança corporativa.
O turbulento ambiente da economia mundial e os imprevistos característicos do ambiente de negócios, aliados à 4ª Revolução Industrial, exigem uma nova dinâmica na gestão das empresas e na tomada de decisão, demandando formulação e implementação de estratégias que possam gerar ou adicionar valor à organização. Nesse contexto, a gestão estratégica é ferramenta essencial para estabelecer planos que compreendem toda a estrutura organizacional, a fim de alcançar o resultado almejado pela organização. Esta obra apresenta ao leitor uma relevante análise desse tema. Primeiro, faz uma introdução à gestão estratégica, revendo seus principais conceitos. Em seguida, trata da organização do projeto, mostrando como desenvolver um planejamento estratégico organizacional. Aborda então questões do plano de implantação, onde traz um resumo dos recursos necessários para a realização do planejamento estratégico. Por fim, apresenta um acompanhamento da execução do plano, mostrando como realizar uma análise oportuna da evolução do projeto, as forças internas e externas que afetam o negócio, seu impacto em futuras estratégias, bem como as devidas mudanças, quando necessárias. Trata-se de uma obra essencial para estudantes e profissionais de administração em geral, contabilidade, economia, engenharia e áreas afins, que precisam adquirir ou ampliar conhecimentos sobre o processo de elaboração de estratégias, cada vez mais necessário para as empresas na busca de vantagem competitiva.
Partindo do princípio de que liderança é uma técnica que se desenvolve com estudo e prática, a proposta deste livro é apresentá-la como fenômeno organizacional coletivo, que não depende de líderes heróis, condutores ou servidores de pessoas, e sim de conceitos organizacionais claros que orientem e referenciem a ação de todos os envolvidos com a organização. Trata-se de uma visão da liderança compatível com as exigências do século XXI: em vez de tentar mudar as pessoas para serem ?melhores líderes?, direcionar os esforços para alcançar soluções institucionais, nutrindo assim uma cultura organizacional voltada para a excelência. Nesta segunda edição, o autor expande o conceito de liderança coletiva, compartilhada ou sistêmica, trazendo novos capítulos sobre governança e gerenciamento de riscos e ampliando alguns temas, como cultura organizacional para a excelência, conhecimentos essenciais para uma liderança efetiva.
Com mais de 2 milhões de livros vendidos, Os 5 desafios das equipes é uma fabula envolvente, realista e prática sobre liderança. Patrick Lencioni usa sua capacidade de contar boas histórias para explicar por que certas equipes dão certo e outras não.
Recém-contratada, a CEO Kathryn Petersen precisa gerenciar um grupo de executivos que é desunido a ponto de afetar a empresa inteira. Será´ que ela resolverá os problemas de relacionamento, ou enfrentará resistência e será demitida?
Os cenários e personagens são bastante familiares, como o funcionário talentoso que não joga para o time; um gerente proativo que assume o trabalho dos outros e com isso não se dedica à própria função; e um executivo cuja maior ambição é roubar o lugar do chefe.
Ao longo da historia, o autor oferece instruções claras e diretas para superar os obstáculos que minam o trabalho em grupo: a falta de confiança, o medo de conflitos, a falta de comprometimento, evitar responsabilizar os outros e a falta de atenção aos resultados. Ele também inclui um rápido questionário para que você possa avaliar a própria equipe e identificar o melhor caminho para retomar o sucesso.
Buscar a excelência em um mundo de constantes transformações, quando o assunto é coaching de equipe, chega a ser obstáculo quase intransponível. O quase fica por conta da ferramenta Meta-Coaching de Grupo & Equipe que este autor não apenas apresenta neste livro, mas, com ela, conduz o leitor a uma incrível jornada de autoconhecimeto.
Neste livro publicado anteriormente como 'Desenvolvendo líderes em sua equipe de trabalho' John C. Maxwell procura fornecer tanto inspiração quanto orientação prática para líderes que estão comprometidos em formar outras pessoas capazes de assumir as responsabilidades de um cargo de comando. Ele oferece histórias com humor, testes de avaliação, gráficos e analogias esportivas para transmitir ensinamentos que considera valiosos.
Esta é uma obra diferente das disponíveis no mercado, sendo inteiramente aplicada, com vários exemplos provenientes da experiência do autor. Aprofunda-se de forma agradável e acessível em algumas questões mais complexas, levando o leitor a refletir e a compreender melhor não só o mundo dos negócios, mas também a sociedade que o cerca e a si próprio.
O Gerenciamento Pelas Diretrizes representa o lado motivador, agressivo e revolucionário da GQT voltado para a competição e engloba não só o melhoramento dos produtos e processos existentes, mas principalmente a inovação representada pelas novas tecnologias.