nullEste livro trata de temas essenciais à compreensão da física dos explosivos nucleares. Elaborado com base em atividade científica estritamente acadêmica, destina-se aos que desejam conhecer mais profundamente a teoria e processos físicos envolvidos nas explosões nucleares. Os principais tópicos abordados são neutrônica e criticalidade (transporte de nêutrons); hidrodinâmica e termodinâmica a altas temperaturas e densidades; plasmas densos e pesados; opacidade e transporte da radiaçãotérmica; teoria hidrodinâmica das detonações químicas; ondas de choque, compressão dinâmica de sólidos , implosões; estatística das reações de fissão em cadeira; e fusão por confinamentos inercial (detonações termonucleares). Três tipos de explosivos são analisados - os explosivos de fissão pura, as denominadas 'bombas boosted' (com introdução de deutério-trítio no interior da massa físsil) e os explosivos termonucleares. Resultados de simulações numéricas e computacionais complexas (muitos dos quais presumivelmente jamais tenham sido publicados na literatura científica aberta) são apresentados e discutidos.
"Este livro trata de um campo de vanguarda na ciência. Falamos do computador do futuro, dos reflexos que a física e a mecânica quântica projetam na filosofia, da busca da realidade e das novas tecnologias da computação e comunicações. Tratamos, ainda, do desenvolvimento do código e do algoritmo.
Em circuitos, avançamos para uma escala nanométrica, indo ao mundo das moléculas, dos átomos e das partículas.
Escrevemos sobre implementações da computação quântica e da linguagem de programação universal com base em um conjunto de portas lógicas e demonstramos o uso dos pacotes de desenvolvimento dos principais fabricantes. Executamos os programas em modo de simulação e também passamos para o código compilado diretamente executado em processadores quânticos verdadeiros.
Em uma demonstração clara e simples, são descritos a montagem dos ambientes de desenvolvimento, os componentes de tecnologia padrão e código aberto e as principais interfaces da atualidade, tais como ferramentas para cálculo numérico, matrizes, visualização gráfica, aprendizado de máquina (ML), inteligência artificial (AI) e computação em nuvem (cloud).
Falamos da harmonia e das oportunidades que permitem um canal de contato entre a humanidade e o Universo, e, por fim, desorganizamos os fatos e levantamos algumas dúvidas.
1925
É ao ano do nascimento da teoria quântica dentro do espaço da física, começando com a definição da mecânica quântica dada pelo grupo do físico Heisenberg ? uma teoria conhecida por ?Interpretação de Copenhague?.
2019
Estamos há quase um centenário da proclamação de Copenhague, e a pesquisa aponta para a melhor maneira de projetar o conceito do quantum em uma nova geração de processadores e algoritmos além da lógica booleana. Ao explorar o potencial dos primeiros computadores quânticos, percebemos que os estados são voláteis e,
às vezes, requerem condições de operação estáveis, perto do zero absoluto na escala Kelvin de temperatura (-273º Celsius). Sem dúvida, já estamos ingressando na era do computador quântico.
2030
Será o auge da evolução dessa tecnologia de desenho escalar, havendo circuitos com uma enorme capacidade de determinar as probabilidades. A computação quântica será um dispositivo plenamente integrado ao ambiente de computação em nuvem, alocado sob demanda para resolver desafios específicos, sobretudo no apoio às tarefas de criptografia.
2050
A comunicação ótica por satélite ocorrerá de modo totalmente seguro, blindado de quaisquer tentativas de interceptação. Surgirão os primeiros sistemas de teleportação, seja da informação ou no âmbito das estruturas moleculares."
A única obra de referência específica sobre Hidrogeomorfologia no mercado. A Hidrogeomorfologia envolve o estudo das formas geradas pela ação das águas e dos materiais resultantes. Dentre os vários recortes científicos possíveis dentro deste campo do conhecimento, sem dúvida, a Geomorfologia Fluvial é o de maior destaque, tendo em vista a importância dos cursos de água para a modelagem do relevo e sua interface com as sociedades desde os primórdios da humanidade. Embora haja um grande número de pesquisadores dedicados à Geomorfologia Fluvial no Brasil e importantes centros de referência sobre o tema, há uma evidente escassez de literatura em português sobre a dinâmica dos cursos de água (em tempo curto e longo), suas formas, processos e materiais associados. Visando a suprir a falta de uma obra de maior envergadura sobre o tema e que atendesse aos alunos de graduação e pós-graduação, e que também fosse de interesse de professores e pesquisadores, os professores e doutores Antônio Pereira Magalhães Júnior e Luiz Fernando de Paula Barros lançam este livro.
?Por que o tempo parecia durar mais quando éramos crianças? Será que o tempo realmente parece passar mais devagar quando você está envolvido num desastre de automóvel? Como é possível que eu seja mais produtivo quando tenho tanta coisa para fazer, e quando tenho todo o tempo do mundo não consigo terminar nada? [...] Será que posso fazer o tempo acelerar, desacelerar, parar, reverter? Como e por que o tempo voa?? É a partir dessas indagações que o premiado repórter da revista New Yorker Alan Burdick inicia sua saborosa investigação sobre aquele que é, talvez, o tema mais presente em nossa vida. Com clareza e curiosidade, ele procura na biologia, na filosofia e na física respostas para esse que é um dos grandes mistérios do universo. ?Tempo?, por exemplo, é o substantivo mais usado no idioma inglês, está sempre em nossa mente e avança em todos os momentos da vida. Nesta exploração espirituosa e meditativa, Burdick leva os leitores a uma busca pessoal para entender como percebemos o tempo.
"Wolfgang Smith, físico conceituado e filósofo da ciência, demonstra neste
livro que a concepção específicamente moderna do mundo está baseada não em fatos científicos, mas, em última instância, em nada mais substancial do que uma coleção de mitos prometéicos. De modo muito esclarecedor e através de uma escrita elegante, o Dr. Smith conduz o leitor a uma abertura de perspectivas que lhe permite recobrar, com renovada convicção, os conhecimentos metafísicos de profundo alcance que nos foram legados pelo cristianismo. Uma vez rompida a barreira das crenças cientificistas modernas, torna-se possível contemplar novamente as verdades universais que há muito vinham sendo obscurecidas."
"Reconhecido internacionalmente por sua excelência de conteúdo e didática, Introdução à Mecânica dos Fluidos é um dos livros mais adotados da área. É uma obra importante tanto para a formação de estudantes quanto como material de apoio para profissionais experientes.
A nona edição traz novamente a metodologia que a consagrou. Além da ênfase nos conceitos físicos, adota o método de solução Fox-McDonald, que parte dos princípios básicos e estimula o aluno a escolher as melhores técnicas, relacionando os resultados com o comportamento físico esperado. Essa metodologia é ilustrada em numerosos exemplos, destacados na sequência do texto para fácil identificação.
Cada capítulo é introduzido com um estudo de caso, uma interessante e nova aplicação do assunto tratado, a fim de ilustrar a ampla faixa de áreas que utilizam a disciplina da mecânica dos fluidos. Dentre os exemplos, são de extrema importância aqueles ligados à energia e ao meio ambiente.
Esta obra também conta com materiais suplementares exclusivamente online, de acesso livre mediante cadastro no GEN-IO, ambiente virtual de aprendizagem do GEN | Grupo Editorial Nacional ?, como seções extras, vídeos (em inglês) demonstrando os princípios da mecânica dos fluidos e modelos em Excel para solução de problemas."
A nova edição do maior clássico de Física traz o melhor para você!
Na compra do exemplar impresso, raspe o código promocional (PIN) da etiqueta que aparece na "orelha" do livro, entre no site www.grupogen.com.br/halliday-volume-1 e acesse 30 vídeos exclusivos de Física Experimental.
Sucesso há mais de quatro décadas em todo o mundo, Fundamentos de Física continua cumprindo o desafio de apresentar a Física de maneira clara, unindo a teoria e os exercícios às aplicações práticas do mundo real.
Novidades da 10a edição:
- Módulos e Objetivos de Aprendizado
Os capítulos vêm agora divididos em módulos conceituais, dedicados a temas básicos, com uma lista de objetivos do aprendizado para que o estudante identifique, de antemão, todos os conceitos e as definições que verá naquele módulo.
- Capítulos Reformulados
Para facilitar o aprendizado, alguns capítulos foram reformulados, como o que aborda a lei de Gauss e o potencial elétrico. Houve também a preocupação de estabelecer uma ligação mais clara e direta com os conceitos-chave apresentados.
- Novos Exemplos, Perguntas e Problemas
250 novos problemas, 50 perguntas inéditas e 16 novos exemplos foram acrescentados a esta edição. Permanecem como destaques desta 10a edição os materiais suplementares, todos traduzidos e disponíveis no site www.grupogen.com.br/halliday-volume-1 (LTC Editora - GEN | Grupo Editorial Nacional), mediante cadastro.
Explicar a um leigo os princípios básicos da teoria da relatividade: quem melhor para fazê-lo do que o próprio autor do conceito que revolucionou a física moderna no século XX? Em uma linguagem que passa ao largo das minúcias matemáticas em favor de explanações amplamente baseadas em exemplos concretos, Albert Einstein expõe a qualquer interessado os alicerces de seu pensamento inovador, alterando noções que persistiam desde as teorias de Isaac Newton.
Dentro das teorias geral e especial da relatividade, Einstein propõe que o movimento é relativo, ou seja, depende do ponto de vista do qual é observado; o tempo não é uniforme e absoluto, como se pensava, mas dependente da velocidade; e a física não pode ser definida apenas a partir do tempo, ou a partir do espaço, mas depende de uma nova relação entre ambos os conceitos. Acompanhe a lógica por trás de tais descobertas e surpreenda-se com a facilidade de compreender o pensamento do grande físico.
Tudo está de pernas para o ar na Academia Takai. Quando o diretor maluco força toda a turma de Minagi a estudar a teoria da relatividade de Einstein durante as férias de verão, Minagi se oferece a assumir a tarefa no lugar de sua turma. Só existe um problema: ele nunca ouviu falar de relatividade antes! Por sorte, Minagi tem a destemida Senhorita Uraga para ensiná-lo. Acompanhe o 'Guia Mangá Relatividade' conforme Minagi aprende sobre as leis não-intuitivas que moldam o nosso universo. Antes de se dar conta, você dominará conceitos difíceis, como referenciais inerciais, o espaço-tempo unificado e o princípio da equivalência. Você verá até mesmo como a relatividade afeta a astronomia moderna e descobrirá como os sistemas GPS e outras tecnologias cotidianas dependem da descoberta extraordinária de Einstein.