Formacao Continuada Critica De Professoras De Ingles Como Lingua Estrangeira Adicional - Pontes - Livrarias Curitiba

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Formacao Continuada Critica De Professoras De Ingles Como Lingua Estrangeira Adicional - Pontes
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Este livro é fruto de uma investigação valiosa para a contemporaneidade que demanda uma formação de professores de língua inglesa como língua estrangeira/adicional sensivelmente atualizada. Nesse sentido, o livro destaca a ética da compreensão das relações de poder/saber (FOUCAULT, 1997) que muito contribuiu para uma revisão das ontologias-epistemologias-metodologias hegemônicas vigentes não somente na Linguística Aplicada, mas também nas outras áreas do conhecimento que conversam com a mesma. Mas, o aspecto inestimável deste trabalho é a capacidade da pesquisadora de fazer dessa compreensão uma possibilidade para desenvolver interações com as professoras de língua inglesa e autocriticamente reavaliar suas convicções teórico-práticas. Sua própria construção de escrita apresenta mudanças de atitude na relação pesquisadora e participantes da pesquisa. Ou seja, essa escrita traz para o palco as intersubjetividades e posicionamentos em relação à convivência com as práticas por meio da língua inglesa de forma honesta e respeitosa, uma característica importante no jogo dos conflitos inerentes ao processo de formação de professores. A autora problematiza os conflitos vivenciados pelas participantes ao mesmo tempo em que repensa suas escolhas discursivas e transculturais no que tange aos diálogos, materiais, aos procedimentos e às reconstruções identitárias nas atividades propostas com embasamento da perspectiva crítica de língua/linguagem, poder, conhecimento e agência. Ao fazer isso, novas problematizações são geradas, pois não basta reconhecer a sala de aula como um espaço social e cultural; é preciso romper com a dicotomia entre o social e psicológico, pois essa dicotomia obscurece a relação existente entre o social cultural e o político, a qual está intimamente ligada às questões de identidade, subjetividade e diferença. (p. 98) Outra inovação é a natureza colaborativa da pesquisa incluindo o fato de que a escrita é devolvida às professoras para que elas entendam a apreensão da pesquisadora sobre o processo e tenham a oportunidade de inserir suas visões e de rever seus contextos socioculturais. Assim, as protagonistas avançam e

CARACTERÍSTICAS

EditoraPONTES EDITORES LTDA
Edição1
Ano da Edição2018
AutorMARIA EUGENIA SBBA F DE ANDRADE
EAN139788521700425
FormatoBROCHURA
Nacional ou ImportadoNacional
ISBN8521700423
Largura16
Altura23
Profundidade1,5
Páginas260
Peso490 g.

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