"O Autismo Infantil é uma condição que tem despertado o interesse de numerosos pesquisadores e investigadores de áreas diversas, na compreensão dos distúrbios do desenvolvimento. Atualmente considerado como um transtorno do neurodesenvolvimento, devido a seu início precoce (em geral antes do ingresso da criança na escola), e por características que acarretam prejuízos sociais, pessoais, acadêmicos e profissionais, o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) é caracterizado por anormalidades quantitativas e qualitativas que, apesar de muito abrangentes, afetam de forma mais notória as áreas de comunicação, interação social e comportamento.
Diante da complexidade deste transtorno, este livro tem o objetivo de desmistificar o Transtorno do Espectro do Autismo. Ele envolve basicamente os comportamentos apresentados pelas crianças com o transtorno, ou seja, aborda algumas disfunções associadas à comunicação, interação social e alguns comportamentos repetitivos e alterações sensoriais.
O transtorno atinge predominantemente a infância, mas é um distúrbio crônico. Portanto, não existe ?cura? e o transtorno permanece ao longo da vida. Por ser um espectro, tem sintomas leves e sintomas muito exuberantes, que são detectáveis logo no primeiro, segundo ano de vida. Então é uma variedade e heterogeneidade muito grande de manifestações. Os sintomas leves ou mais sutis dificultam o diagnóstico precoce, já que as manifestações do autismo podem se confundir com outros transtornos do neurodesenvolvimento, ou até mesmo com comportamentos dentro dos padrões da normalidade, já que é necessário avaliar também o ambiente em que a criança está inserida. Sintomas mais intensos, que caracterizam o outro extremo, podem ser sintomas considerados como um facilitador, no sentido de um diagnóstico precoce e preciso, mas é importante ressaltar que casos nos quais a criança apresenta sintomas exuberantes e habilidades bem desenvolvidas em alguma área não são comuns.
O mais clássico é assim, nos primeiros anos de vida, por volta dos dois, três anos de idade, se observa primordialmente o atraso de linguagem, bem como déficits na reciprocidade social, na interação, no olho no olho, no brincar com os coleguinhas, uma dificuldade em fazer amizades com seus pares. São visíveis também alguns comportamentos repetitivos que, muitas vezes, aos olhos dos pais, são interessantes. ?Ah! Já conhece todos os números em inglês com dois, três aninhos?. Ou ?Ele já sabe todas as frutas com quatro anos?. Então são manifestações, características, que fogem ao comportamento, ao desenvolvimento típico. Importante ressaltar que essas manifestações são as mais comuns, porém não uma regra, já que o espectro é muito variável e heterogêneo, a multiplicidade de sintomas e comportamentos são bastante peculiares e individuais, sendo necessário avaliar cada caso. Devido ao grande desconhecimento sobre o autismo, há um certo preconceito e incompreensão, tanto em relação as causas, conceito, bem como sintomas ass
Este é um livro fundamental para mães e pais que conciliam trabalho e criação dos filhos. Compreendendo a complexidade de carreiras e famílias, as autoras destacam o que mais importa para as crianças ? serem compreendidas e encorajadas.
A PRESENTE OBRA E FRUTO DAS INQUIETUDES E REFLEXOES DE PESQUISADORES DE DIFERENTES ESTADOS BRASILEIROS E COLABORADORES DE PORTUGAL SOBRE A REALIDADE DA INCLUSAO ESCOLAR DE ALUNOS COM DEFICIENCIA NAS AULAS DE EDUCACAO FISICA. O CORPO DE AUTORES E COMPOSTO POR 19 PESQUISADORES DA AREA DE EDUCACAO FISICA E EDUCACAO ESPECIAL, DE UNIVERSIDADES PUBLICAS E PRIVADAS. OS AUTORES COMPOEM O QUADRO DOS MEMBROS DA ASSOCIACAO BRASILEIRA DE ATIVIDADE MOTORA ADAPTADA (SOBAMA), QUE FIGURA COMO DESTAQUE NO CENARIO BRASILEIRO POR SER VOLTADA A ESSE CAMPO DE ESTUDO. VOLTADO AO CONTEXTO ESCOLAR, O LIVRO E COMPOSTO POR NOVE CAPITULOS DISTRIBUIDOS EM DIFERENTES TEMATICAS. ASSIM, O LIVRO ESTRUTURA-SE COMO UM REFERENCIAL PARA REFLEXAO SOBRE AS DIFICULDADES E AS POSSIBILIDADES QUANDO SE TRATA DE INCLUSAO ESCOLAR. OS TEMAS ABORDADOS PERPASSAM PELA COMPREENSAO HISTORICA DO PROCESSO INCLUSIVO, A ARGUMENTACAO SOBRE SUA APLICABILIDADE NAS AULAS DE EDUCACAO FISICA, APRESENTANDO ESTRATEGIAS E ALTERNATIVAS, BEM COMO AS ACOES ADVINDAS DA PRATICA DOS PROPRIOS PROFESSORES, O USO DE COLEGA TUTOR E A EFETIVACAO DO ENSINO COLABORATIVO. TAMBEM COMPOEM O LIVRO ASPECTOS ATITUDINAIS, DISCUSSOES SOBRE A FORMACAO DO PROFESSOR FRENTE A INCLUSAO ESCOLAR E A INSERCAO DO ESPORTE PARALIMPICO COMO CONTEUDO CURRICULAR, ALEM DE EXEMPLOS DE INICIATIVAS PARA PROMOCAO E INCENTIVO AO PARADESPORTO. OS AUTORES, CONVIDADOS PELOS ORGANIZADORES DESTE LIVRO, CONTRIBUIRAM PARA A QUALIDADE DA PRESENTE OBRA CONDUZINDO DISCUSSOES ATUAIS E RELEVANTES PARA O PROGRESSO DE UMA AULA DE EDUCACAO FISICA, PAUTADA NA EQUIDADE, RESPEITO E CONVIVIO COM A DIVERSIDADE HUMANA.
Quando o tema é educação de surdos, ainda temos grandes desafios a enfrentar; um deles, certamente, é a escassez de materiais didáticos adequados às especificidades desses estudantes. No cotidiano, faltam, ainda, recursos que contribuam para uma real compreensão dos conceitos ensinados em sala de aula. Desse modo, buscando contribuir para o desenvolvimento de práticas pedagógicas que respeitem a singularidade linguística dos estudantes surdos, este livro apresenta a proposta de um Glossário de Ciências em Libras, com os termos mais usados em classes inclusivas do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Para tanto, são sugeridos recursos visuais (imagens e vídeos) a partir de uma pesquisa de campo feita em uma escola da rede pública. Usando sua vasta experiência de trabalho como professora de Libras e como orientadora na área de educação de surdos, a autora busca difundir, esclarecer e unificar os sinais utilizados na disciplina de Ciências. Com o conteúdo rico e relevante, a obra contribui para que o profissional de educação possa oferecer ensino de melhor qualidade na área de ciências para os alunos surdos.
"O Autismo Infantil é uma condição que tem despertado o interesse de numerosos pesquisadores e investigadores de áreas diversas, na compreensão dos distúrbios do desenvolvimento. Atualmente considerado como um transtorno do neurodesenvolvimento, devido a seu início precoce (em geral antes do ingresso da criança na escola), e por características que acarretam prejuízos sociais, pessoais, acadêmicos e profissionais, o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) é caracterizado por anormalidades quantitativas e qualitativas que, apesar de muito abrangentes, afetam de forma mais notória as áreas de comunicação, interação social e comportamento.
Diante da complexidade deste transtorno, este livro tem o objetivo de desmistificar o Transtorno do Espectro do Autismo. Ele envolve basicamente os comportamentos apresentados pelas crianças com o transtorno, ou seja, aborda algumas disfunções associadas à comunicação, interação social e alguns comportamentos repetitivos e alterações sensoriais.
O transtorno atinge predominantemente a infância, mas é um distúrbio crônico. Portanto, não existe ?cura? e o transtorno permanece ao longo da vida. Por ser um espectro, tem sintomas leves e sintomas muito exuberantes, que são detectáveis logo no primeiro, segundo ano de vida. Então é uma variedade e heterogeneidade muito grande de manifestações. Os sintomas leves ou mais sutis dificultam o diagnóstico precoce, já que as manifestações do autismo podem se confundir com outros transtornos do neurodesenvolvimento, ou até mesmo com comportamentos dentro dos padrões da normalidade, já que é necessário avaliar também o ambiente em que a criança está inserida. Sintomas mais intensos, que caracterizam o outro extremo, podem ser sintomas considerados como um facilitador, no sentido de um diagnóstico precoce e preciso, mas é importante ressaltar que casos nos quais a criança apresenta sintomas exuberantes e habilidades bem desenvolvidas em alguma área não são comuns.
O mais clássico é assim, nos primeiros anos de vida, por volta dos dois, três anos de idade, se observa primordialmente o atraso de linguagem, bem como déficits na reciprocidade social, na interação, no olho no olho, no brincar com os coleguinhas, uma dificuldade em fazer amizades com seus pares. São visíveis também alguns comportamentos repetitivos que, muitas vezes, aos olhos dos pais, são interessantes. ?Ah! Já conhece todos os números em inglês com dois, três aninhos?. Ou ?Ele já sabe todas as frutas com quatro anos?. Então são manifestações, características, que fogem ao comportamento, ao desenvolvimento típico. Importante ressaltar que essas manifestações são as mais comuns, porém não uma regra, já que o espectro é muito variável e heterogêneo, a multiplicidade de sintomas e comportamentos são bastante peculiares e individuais, sendo necessário avaliar cada caso. Devido ao grande desconhecimento sobre o autismo, há um certo preconceito e incompreensão, tanto em relação as causas, conceito, bem como sintomas ass
Para garantir que os alunos tenham habilidades e competências para aprender textos, os professores precisam mais do que padrões: precisam saber como selecionar esses textos e oportunizar experiências que contribuam para isso. Precisam também entender como as estruturas e os objetivos desses textos contribuem de maneira essencial para criar e comunicar significados. Este livro aborda essas questões. Seu tema subjacente é a complexidade dos textos informativos, oferecendo subsídios para que o uso desse tipo de texto seja explorado de forma produtiva na (re)construção de aprendizagens.
O autismo é um transtorno que afeta o desenvolvimento da criança, comprometendo a maneira como ela se comunica e interage socialmente. Além de dificuldades comunicativas e sociais, crianças com autismo podem apresentar interesses restritos, comportamentos repetitivos e dificuldades em aprender pelos métodos de ensino convencionais. A literatura científica tem indicado os bons efeitos de Intervenções Comportamentais Intensivas para o tratamento do autismo, conhecidas no Brasil com "tratamento ABA". Pensando nisso, o conteúdo deste manual visa auxiliar familiares, educadores e profissionais a estruturar o ensino de habilidades básicas para suas crianças com autismo, no âmbito da Intervenção Comportamental Intensiva. Essas competências básicas consistem em comportamentos simples e iniciais, que por sua vez são requisitos para aprendizagens mais complexas - por exemplo, o contato visual é uma habilidade simples que é requisito para processos mais elaborados, como falar ou interagir socialmente. A obra apresenta um currículo que pode ser de grande utilidade para direcionar o primeiro ano da Intervenção Comportamental Intensiva com crianças com autismo, em idades entre 1 e 6 anos, que não falam ou que falam pouco. Os procedimentos de ensino são descritos por meio de ilustrações didáticas e há protocolos para o registro das atividades, que têm a função de auxiliar na verificação da aprendizagem das habilidades ensinadas. O material apresentado neste livro, em sua totalidade, foi desenvolvido e testado pela equipe de profissionais do Centro de Estudos e Intervenção para o Desenvolvimento Humano (CEI Desenvolvimento Humano - site: www.ceidesenvolvimentohumano.com.br), que é uma instituição brasileira especializada no atendimento a pessoas com autismo. Dessa forma, esta leitura é indicada para pais, cuidadores, educadores, profissionais especializados, como psicólogos, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, médicos e outros terapeutas e para todos que se interessam pelo tema.
Baseados no premiado Dicionário Enciclopédico Ilustrado Trilíngue da Língua de Sinais Brasileira, os volumes destaEnciclopédia de Libras documentam os sinais do universo do surdo brasileiro nas mais variadas áreas, permitindo a adaptação para a educação bilíngue. É um instrumento importante para a aquisição e o desenvolvimento da linguagem de sinais e para a linguagem escrita de crianças e jovens surdos brasileiros, elemento indispensável para a adaptação e complementação dos currículos de educação infantil, ensino fundamental e médio. Este primeiro volume apresenta os sinais da Libras e o universo da educação, acompanhado de um capítulo específico sobre a avaliação do desenvolvimento da competência de leitura de palavras (processos de reconhecimento e decodificação) em educandos surdos do ensino fundamental e médio.
A história de vida da Dra. Lou nos faz compreender o modo direto e objetivo com que nos apresenta estudos tão profundo, com uma linguagem clara, que esclarece tanto aos que estão pouco familiarizados com os termos quanto a especialistas, que se utilizam de suas pesquisas para aprofundar seus estudos.
Lou de Olivier sofreu dois acidentes aéreos, um automobilístico, teve anoxia por afogamento, o que lhe deixou com características disléxicas, sofreu um AVC (derrame) e esteve em coma por duas vezes, antes dos 30 anos... Tudo isso fez dela uma profissional única, conhecendo profundamente tanto a parte teórica quanto a prática dos distúrbios de que trata.
Ela extraiu o melhor de cada área que estudou (e ainda estuda) e aliou a técnicas de dança e teatro. Isso tornou seu método único e totalmente inovador, no tratamento, no controle e, em alguns casos, na cura de distúrbios de aprendizagem, de memória, TOC (Transtorno Obsessivo Compulsivo) e de distúrbios diversos.
Por tudo, esse é um livro com a finalidade de quebrar barreiras, com descobertas inovadoras e que muda, em definitivo, a visão arcaica que se tem dos distúrbios de aprendizagem, sintomas e tratamentos.