Atualmente existe uma carência de profissionais de Educação Física efetivamente habilitados para atuar na área da ginástica coletiva em academias de todo o País, bem como de referências bibliográficas que abordem esse tema de modo consistente, aliando bem a teoria com a prática. O livro Ginástica de academia: aprendendo a ensinar busca contribuir para o preenchimento de ambas as lacunas. Para tanto, descreve as diferentes modalidades coletivas de ginástica, destacando os objetivos, os benefícios, os movimentos básicos característicos, a aplicabilidade, a estruturação e o modo de conduzir pedagogicamente cada uma delas. A sólida formação acadêmica das autoras e a sua ampla experiência prática possibilitam que esta obra sirva como base para estudantes e profissionais de Educação Física e professores acadêmicos que desejam atuar com excelência no segmento da ginástica coletiva.
"Seu rico conteúdo, embasado na série Disciplina Positiva de Jane Nelsen, é apresentado em cartas, com ilustrações coloridas, contendo dezenas das principais estratégias de forma objetiva e com exemplos de uso.
O treinador poderá consultar as cartas nos treinos ou jogos e se concentrar no uso efetivo da estratégia. Pode-se, por exemplo, pensar em um atleta específico ou desafio pelo qual o time todo esteja passando e aleatoriamente tirar uma carta. Ou então, usar as estratégias durante as reuniões ou treinamentos de formação de treinadores para resolver seus problemas comuns. Cada um pode escolher uma carta e conversar a respeito de como usar a estratégia. Ou ainda, fazer uma reunião de pais para rever todas as estratégias e pensar em como utilizá-las."
Atualmente existe uma carência de profissionais de Educação Física efetivamente habilitados para atuar na área da ginástica coletiva em academias de todo o País, bem como de referências bibliográficas que abordem esse tema de modo consistente, aliando bem a teoria com a prática. O livro Ginástica de academia: aprendendo a ensinar busca contribuir para o preenchimento de ambas as lacunas. Para tanto, descreve as diferentes modalidades coletivas de ginástica, destacando os objetivos, os benefícios, os movimentos básicos característicos, a aplicabilidade, a estruturação e o modo de conduzir pedagogicamente cada uma delas. A sólida formação acadêmica das autoras e a sua ampla experiência prática possibilitam que esta obra sirva como base para estudantes e profissionais de Educação Física e professores acadêmicos que desejam atuar com excelência no segmento da ginástica coletiva.
Fruto de mais de 20 anos de experiência do autor na área de Educação Física Escolar, esta obra formaliza e esquematiza uma sequência de aulas teóricas para o Ensino Fundamental II e para o Ensino Médio, de modo a orientar e auxiliar os profissionais da área de Educação Física, sobretudo os que atuam em escolas, na aplicação de conteúdos voltados para os temas conceituais e para as aulas de ginástica localizada, propiciando o desenvolvimento de um trabalho sequenciado e estruturado ao longo da
Educação Básica.
O autor é um profissional admirado e respeitado no país e no mundo. A base de seu trabalho é a reconquista do corpo. Tratando do aprimoramento físico, trata também do aprimoramento mental. Seu método de trabalho, que só era conhecido por seus alunos, agora é revelado com a publicação desse seu primeiro livro.
Segundo a obra, brincar é um momento sagrado. É por meio das brincadeiras que as crianças ampliam os conhecimentos sobre si, sobre o mundo e sobre tudo que está ao seu redor. Este livro apresenta 75 atividades práticas para a educação infantil que os autores consideram de suma importância para um desenvolvimento harmonioso, fazendo com que a criança, ao mesmo tempo em que ela percebe o outro nas situações práticas, aprende que não está sozinha no mundo, pois ali é o espaço da partilha, da cooperação e, também, da competição, atitudes que surgem e são negociadas naturalmente durante a atividade lúdica.