Governança Corporativa: Guia do conselheiro para empresas familiares apresenta em sua segunda edição, atualizada e ampliada, as principais ferramentas de gestão de que dispõem todos os profissionais que tenham relação direta com este órgão colegiado, como sócios, conselheiros, diretores, consultores, advogados, contabilistas e gerentes.
Com uma linguagem direta e acessível aos leitores de diferentes formações, esta obra apresenta informações fundamentais ao Conselheiro que assumirá uma posição no Conselho, de forma que possa exercê-la na plenitude que o cargo exige.
Recomendado para empresas familiares, o livro também pode ser utilizado por empresas ou organizações de outros perfis, sendo de capital fechado ou aberto, familiar ou não, cujo conteúdo abrange desde instruções e diretrizes básicas a alertas sobre perdas e riscos, com destaque para a empresa familiar, tão relevante no cenário nacional.
Pela forma como conceitos e práticas são abordados, a obra é ainda indicada a estudantes e professores de cursos de graduação e pós-graduação nas áreas de Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Direito, Finanças e Engenharia de Produção, sendo estruturada em nove capítulos e um anexo contendo os aspectos jurídicos da Governança Corporativa.
?Quem Pensa Enriquece? é baseado no resultado de mais de 20 anos de estudo e análise de indivíduos que acumularam fortunas pessoais. Napoleon Hill estudou os hábitos de 16.000 pessoas, entre elas 500 milionários e os homens mais ricos de sua época, e chegou às ?leis? que devem ser aplicadas para a conquista do sucesso. ?Quem Pensa Enriquece? condensa essas leis dando a você os 13 princípios na forma da ?Filosofia da Conquista?. Mark Hansen, disse que o tempo mostrou que duas das leis/princípios possuem especial importância: 1) O princípio da Mastermind (Mente Mestra) e 2) A necessidade de um Objetivo Definido. O livro afirma que desejo, unido à fé e à persistência, pode levar o indivíduo a realizar qualquer feito, desde que este possa se livrar de pensamentos negativos e manter o foco em seu objetivo
Viagens para os mais diferentes destinos para conhecer o seu povo (ou outro), cultura, história e natureza afetam as pessoas de forma significativa. Aí está umas das razões das pessoas quererem viajar tanto. Claro que quanto mais referências temos de um lugar ? seja pelas citações em livros, filmes ou mesmo em fotos de amigos ? mais queremos nos aproximar dele. Lamentavelmente, em 15 de abril de 2019, um incêndio destruiu boa parte da catedral de Notre-Dame em Paris, que era visitada por cerca de 13 milhões de pessoas por ano, vindas de todas as partes do mundo. Mesmo quem nunca tenha entrado nessa catedral, tinha alguma referência sobre a catedral (você já deve ter ouvido falar do corcunda de Notre-Dame, o Quasimodo, não é?) Justamente escrevi este livro para indicar muitas referências em cidades encantadoras como Belém, Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Cuiabá, Florianópolis, entre outras, estimulando os seus leitores a viajarem mais pelos nosso País, valorizando os muitos bens preciosos que existem nele. Só assim, vão poder criar nas suas mentes, incríveis arquivos de boas lembranças, bem como ampliar de maneira notável seus conhecimentos e sua cultura.
"Peter Drucker em sua melhor forma - direto, sábio e desafiador.
Durante quase meio século, Peter Drucker inspirou e ensinou gestores ? moldando a natureza da administração de maneira decisiva ? com seus artigos marcantes, publicados pela Harvard Business Review. Este livro consiste em uma preciosa coletânea dos artigos mais importantes de Drucker, com introdução impecável do editor da HBR, Thomas A. Stewart.
Por meio da visão singular de Drucker, este volume apresenta uma rara oportunidade de acompanhar a evolução das incríveis mudanças nas organizações e de entender melhor o papel dos gestores no contínuo esforço de alcançarem o equilíbrio entre mudança e continuidade.
Drucker traça um painel claro e abrangente do pensamento e da prática da administração ? ilustrando como foi no passado e como será no futuro.
Lapidada com uma perspectiva amadurecida, esta coletânea revela as ideias de Drucker em sua melhor forma.
Drucker oferece a executivos e gestores uma profusão de insights e diretrizes práticas para enfrentar os desafios mais espinhosos da atualidade:
? Como permanecer atuante e produtivo durante uma longa carreira, e identificar os ambientes empresariais nos quais você poderá contribuir da melhor forma.
? Técnicas para reconhecer quando as premissas fundamentais de sua empresa devem mudar.
? Como tomar decisões eficazes: identificar o problema, garantir a implementação da escolha final e vencer os desafios únicos inerentes ao processo decisório que envolve pessoas.
? Métodos para aumentar a postura inovadora de sua organização, como a procura por grandes oportunidades no mercado, novidades no setor, mudanças demográficas e, até mesmo, falhas em produtos e serviços.
? Como garantir que os sistemas de informação gerem os dados necessários para executar a estratégia competitiva de sua empresa.
? Estratégias para a aquisição do conhecimento necessário para liderar, convertendo o saber em ação e garantindo que todos na empresa assumam a responsabilidade pelos resultados.
? Maneiras de reconhecer a hora de abandonar antigas práticas organizacionais para se adaptar às mudanças e tirar proveito delas no cenário dos negócios.
? Como motivar os trabalhadores do conhecimento e aumentar sua produtividade.
?Drucker fez mais do que arar o solo de um novo campo de conhecimento: plantou nele ideias que hoje frutificam mais do que nunca.
A cada ano, gestores descobrem a importância extraordinária e imediata dos artigos e livros que ele escreveu antes do nascimento deles ou mesmo dos seus pais. ?Nada é mais inútil do que fazer com eficiência extraordinária algo que não precisaria ser feito de jeito algum.? Essas palavras foram publicadas há duas gerações, em 1963, mas ouso dizer que, nos últimos dias, em algum lugar do mundo, um jovem gestor destacou-as com um marca-texto amarelo ou sublinhou- as com uma caneta esferográfica... Continua sendo necessário lembrar os gestores de que sua missão é fazer o que é certo para a empresa ? não agir somente em p
O livro apresenta os principais aspectos que impactam no desenvolvimento e ascensão da carreira do executivo, que antigamente relacionava-se ao desenvolvimento que a própria empresa oferecia e que atualmente cabe a cada um ser o protagonista de sua própria carreira, fazendo a autogestão. O conteúdo é apresentado a partir de casos e vivências do autora.
"CONSELHOS SOBRE COMO ENCONTRAR CRESCIMENTO COM LUCRATIVIDADE
Quando foi publicado em 2001, Lucro a partir do core business tornou-se um sucesso de vendas internacional, ajudando centenas de empresas a encontrar o caminho
de volta ao crescimento com lucratividade após a explosão da bolha da Internet.
A crise financeira global de 2007 reafirmou os perigos de perseguir o alto crescimento por meio de estratégias não testadas, pois empresas em segmentos como
finanças, varejo e automóveis que se desviaram muito de seus core businesses sofreram consequências desastrosas.
Nesta edição atualizada, Chris Zook e James Allen mostram que um foco renovado no core é mais crítico do que nunca, à medida que as empresas buscam reconstruir sua vantagem competitiva enquanto se recuperam da recessão ? e que um core forte será o alicerce para a expansão com sucesso ao passo que a economia se
recupera.
Com base em mais de 10 anos de pesquisas e análises realizadas pela Bain & Company e repleto de exemplos atuais de empresas que reagiram à última recessão, este livro apresenta o que os executivos e gestores de hoje precisam saber para revitalizar o seu core, expandi-lo com eficácia e identificar a próxima onda de crescimento com lucratividade.
Zook e Allen explicam como sua empresa pode:
Desenvolver um core forte e bem definido e usá-lo para estabelecer uma posição de liderança.
Seguir a regra de ouro da estratégia: desencorajar os concorrentes a investir em seu core.
Avaliar se seu core está operando seu pleno potencial.
Descobrir ativos ocultos em seu core que fornecem as sementes para o novo crescimento.
Encontrar uma fórmula repetível para aplicar os pontos fortes do core do seu negócio em mercados adjacentes.
Explorando ideias consistentes e comprovadas para enfrentar os imensos desafios de negócios da atualidade, Lucro apartir do core business é o guia que retoma os princípios básicos da estratégia do qual nenhum gestor pode prescindir."
As competências técnicas que nos levam a progredir na carreira perdem efetividade nas posições elevadas. Em lugar dessas competências duras (hard Skills), brilham as competências brandas (soft skills): liderança, presença, trabalho em equipes e competências sociais e emocionais. Essas competências formam estilos autênticos, são difíceis de padronizar e de educar, consumindo muito tempo e reflexão para serem desenvolvidas. Paulo Sabbag recomenda algumas técnicas para desenvolver as competências brandas mais requisitadas
"Inteligência Competitiva em Tempos de Big Data se propõe a orientar o planejamento, a criação e a implantação de um processo de Inteligência Competitiva para empresas, considerando o cenário atual de rápidas evoluções tecnológicas e produção maciça de informações. O objetivo maior é apresentar, em formato de roteiro, como identificar, selecionar e transformar informações relevantes ao negócio em análises inteligentes e dinâmicas, que ajudem os decisores, de qualquer nível organizacional, na definição de uma ação focada que gerará vantagens competitivas em ambientes de negócios dinâmicos. São considerados no texto o apoio de tecnologias atuais, como a Big Data.
Atualmente, com o crescimento exponencial da informação, o maior desafio das empresas é construir processos e ferramentas mais eficazes, não só para gerenciar a informação, mas também para facilitar a transformação dessa informação em conhecimento e, consequentemente, em ação efetiva para a empresa. Mas como fazer isso? Como realizar essa transformação? Como mostrar às empresas a importância de investir nessa transformação?
Lendo este livro, o leitor será apresentado a uma maneira de construir este processo, de analisar essas informações. A obra detalha um roteiro prático e atualizado para o uso de Inteligência Competitiva nas empresas, sejam elas de pequeno, médio ou grande porte e de qualquer setor econômico. Além disso, o leitor poderá viajar por mundos da informação que nunca antes foram pensados e usados para sua empresa, pois será instigado a realizar uma busca o mais precisa possível no mundo virtual, visando gerar análises que criem ou agreguem valor ao negócio. Trata-se de um livro sobre como buscar e tratar a informação como um instrumento de gestão. A obra enfatiza os benefícios que as empresas terão com a implantação de um sistema dessa natureza. Este será seu livro de cabeceira para negócios."
A importância da qualidade de processos, produtos e serviços como fator estratégico para a competitividade das empresas e organizações é amplamente reconhecida desde meados do século XX. Mais à frente, os interessados e pesquisadores em Engenharia de Produção passaram a compreender a importância de se estudarem as redes de empresas e cadeias de suprimento como uma realidade prática existente e inevitável nas atividades empresariais. Entretanto, uma visão conjunta dessas disciplinas ainda está longe de ser claramente estabelecida.
Nesse contexto, este livro representa, de alguma maneira, uma intersecção entre dois conjuntos já razoavelmente estabelecidos: o dos livros que tratam do assunto Qualidade e as diversas maneiras de prossegui-la e gerenciá-la e o daqueles que lidam com redes de empresas e cadeias de suprimentos, também passando pelos vários assuntos relacionados com essa temática.
Essa intersecção se configura nesta obra quando os seus autores abordam as questões envolvendo a Qualidade no ambiente de rede de empresas e cadeias de suprimento, o que lhe confere um caráter de pioneirismo entre as publicações em língua portuguesa. Para tanto, o livro apresenta inicialmente os conceitos básicos referentes às duas partes cuja intersecção se almeja entender, incluindo aspectos sobre as atividades logísticas, para culminar com o oferecimento de um modelo que identifique as melhores formas de gerenciar a qualidade das atividades desenvolvidas nos elos de uma cadeia de suprimentos.
Com esta obra, os profissionais interessados nos aspectos referentes à intersecção supramencionada terão oportunidade de melhor compreender e administrar as questões ligadas à qualidade para desempenhar bem o papel das cadeias de suprimento, bem como desenvolver novos estudos para aprimorar o conhecimento no âmbito dessa indiscutível realidade.
Obra destinada a engenheiros, administradores, estudantes e outros profissionais de gestão que lidem com qualidade, cadeias de suprimentos e logística. Leitura complementar para disciplinas que estudem o supply chain, a qualidade e a logística dos cursos de Engenharia de Produção, Tecnologia em Produção ou Logística e Administração.
Hoje, o Brasil figura como o maior produtor mundial de café, com aproximadamente 37% da produção, seguido de Vietnã (produtor com predominância de café robusta). É também maior exportador, detendo 27% de participação no comércio internacional do grão. A cafeicultura está presente em mais de 10 estados brasileiros, cultivada em mais de 280 mil propriedades, onde cerca de 85% são referentes a pequenos produtores.
O café gera mais de 8 milhões de empregos diretos e indiretos no Brasil, possui um mercado interno crescente, trouxe em 2013 mais US$ 5 bilhões em divisas para o país por meio da exportação de seus produtos e passa a ser mais respeitado a cada dia por sua qualidade e sustentabilidade. Ou seja, é uma cadeia produtiva de grande importância econômica, cultural, histórica e social, que trouxe um desenvolvimento para o nosso Brasil e que por isso merece toda a atenção de estudos que retratam sua importância.
Os textos que integram este livro trazem uma visão sistêmica da cadeia, mostrando pontos desde a produção e aquisição de insumos até o comportamento do consumidor de cafés e suas preferências. Dividido em poucos capítulos, os autores buscaram, com uma leitura fácil e imparcial, demonstrar desde nossa cafeicultura em números, passando pelo processamento e torrefação do café, consumo mundial da bebida, oportunidades, ameaças, forças e fraquezas do setor e proposição de estratégias para a melhoria e desenvolvimento da cafeicultura no Brasil.
Obra recomendada para agricultores, executivos, empresários, pesquisadores, estudantes e outros profissionais que lidam com o agronegócio, especialmente na área de cafeicultura. Leitura complementar para programas de MBA, treinamento e reciclagem profissionais, bem como para disciplinas de Agronegócios em cursos de graduação.