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Graduacao Tecnologica No Brasil - Crv
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O presente livro de Deribaldo Santos reflete a busca da resposta teórica mais elevada possível às angústias e questionamentos sobre a educação - geral e profissional - disponibilizada ao trabalhador brasileiro, que seu autor foi mapeando ao longo de sua trajetória de trabalhador-estudante e estudante-trabalhador, desde seus mais verdes anos. Sensível e atento, Deribaldo, aportou, por um trançado complexo de acasos e escolhas, no solo da crítica classista casada a perspectiva do marxismo ontológico e, após incursões investigativas na esfera do ensino médio técnico, passou a esquadrinhar, sob o mesmo prisma de análise, as determinações que teriam feito erigir-se no Brasil, um ensino tecnológico de nível superior, de caráter rigorosamente não universitário, conforme assevera o autor. Sem perder de vista a totalidade como categoria primordial, o autor trilha, acertadamente, o caminho das mediações, tentando, por princípio, situar a educação em face das prerrogativas do trabalho estranhado, particularizando, adiante, os vínculos entre o fenômeno afeto a expansão das instituições de ensino superior, nos moldes dos cursos tecnológicos e os ditames do grande capital globalizado da contemporaneidade. Por sobre o reconhecimento da degradação que, sob o imperativo da crise estrutural, aflige o ensino em qualquer nível, circunstância ou modalidade, Deribaldo vai assumir o axioma de que o dualismo - escola para a elite versus escola para o trabalhador - que marca a ferro a educação sob o capital, vai ganhar expressão privilegiada no interior do ensino superior, em cujas fileiras, ingressa o trabalhador, para deparar-se com um curso de graduação menor, mais aligeirado e imediatista, além de acoplado a um arremedo de qualificação tecnológica. Reitera, nesse sentido, que as diretrizes para o ensino superior assim concebido estão articuladas ao processo planetário de mercantilização do ensino, operacionalizando, para o cumprimento desse propósito, dentre outras medidas igualmente devastadoras, a expansão de cursos de graduação de baixa qualidade acadêmica, norteados pela abjeta pedagogia das competências, a qual se junta um rosário de ideias que visam, pela via da educação, a (hiper)mistificação da realidade do desemprego crônico, da exploração acerbada e da barbárie crescente. Consoante a radicalidade de sua análise, o autor, no limite, haveria de rejeitar, para a problemática da educação do trabalhador, qualquer alternativa menor que a própria superação do capital e de sua pedagogia, o que faz, com efeito, com a devida firmeza e consistência.

CARACTERÍSTICAS

EditoraEDITORA CRV LTDA
Edição1
Ano da Edição2012
AutorDERIBALDO SANTOS
EAN139788580423204
IdiomaPORTUGUES
FormatoBROCHURA
Nacional ou ImportadoNacional
ISBN8580423201
Largura16
Altura23
Profundidade1,5
Páginas182
Peso160 g.

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