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Grandes Teses Da Filosofia Tomista - Calvariae Editorial

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Santo Tomás conquistou os aplausos de toda a gente. Se mesmo os que o não estudaram admiraram o seu valor, os que puderam sondar as profundidades atingidas pela sua inteligência, sentem-se tentados a perguntar se haverá alguém que o suspeite. Ao primeiro contato com o seu gênio, somos dominados por tal impressão de amplitude e agilidade ciclópicas, que apesar dos testemunhos da história, essa impressão nos chega a parecer totalmente inédita à semelhança da afeição que desabrocha sem ser notada por estranhos. Em geral, fica-se extasiado ao pensar que este criador de infinito era um bom homem, um monge simples e piedoso, sem excentricidades de espécie alguma, nem mesmo particularidades, à exceção da santidade; e não se vai mais longe na sua biografia. Esta vida mortal, em que se insere uma vitalidade permanente, parece não ter despertado muita curiosidade; seria até justo perguntar se essa biografia já se escreveu, pois de fato não a possuímos ainda. É pena, porque as suas lições são abundantes, e bom será que nos não contentemos indefinidamente com brochuras e panegíricos. Mas a própria razão desta negligência é instrutiva. A vida de Santo Tomás de Aquino está na sua doutrina, anda encarnada nas suas idéias; por conseguinte, se lhe dominarmos as suas idéias, dominamos o homem todo, mesmo o homem adormecido, porque Santo Tomás até dormindo ditava. Pensa, pensa continuamente. O ser, que nele dá origem ao pensamento, não lhe interessa, e nós só de passagem nos damos conta dele; mas em compensação, mostra-se e resplandece nos efeitos, como Deus no Cosmos. Os católicos têm especial razão para amar Santo Tomás, e estudá-lo assiduamente: é ele o seu filósofo; a sua obra é um tesouro de família; Santo Tomás é o Doutor Católico. Se ninguém deve ignorar a tão grande gênio, para o católico inteligente, essa ignorância equivaleria a uma deserção. Entre nós todos os que são conscientes da sua responsabilidade declaram que a sua doutrina é a de Santo Tomás.

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