Para escrever bem, é necessário muito mais que correção ortográfica e conhecimento sintático e gramatical. Mesmo uma frase sem erros de ortografia, correta do ponto de vista sintático e contendo palavras adequadas pode ser mal compreendida se não estiver adequadamente pontuada. A pontuação, esse aspecto tão importante e tão pouco contemplado por livros e professores, é o assunto do 4º volume da série Guia Prático do Português Correto.
Para que serve a pontuação o ponto final, a vírgula, o ponto-e-vírgula, o dois-pontos e seus outros representantes? Por que, em alguns casos, a pontuação é considerada errada e, noutros, apenas inadequada? Que opções de pontuação usar para garantir que um texto comunique exatamente a mensagem que queremos transmitir e proporcione ao leitor uma leitura elegante e sem tropeços?
Essas e outras muitas questões são respondidas com muito bom senso pelo professor Cláudio Moreno, para quem uma visão global e moderna da língua portuguesa é a ferramenta principal do bem falar e do bem escrever.
O interesse pelos concursos públicos é uma das características mais marcantes da sociedade brasileira contemporânea. Entre as disciplinas solicitadas estão redação e língua portuguesa. Assim, garantir um bom desempenho nessas disciplinas significa dar um passo decisivo para o sucesso e a realização do sonho da aprovação. Nova gramática para concursos: praticando a língua portuguesa é um guia teórico e prático. Os conteúdos são apresentados sob forma de pequenos textos em que se explicam noções teóricas com uma rica exemplificação, seguidos de um elenco variado de exercícios e questões de concurso, a título de fixação da aprendizagem. Alguns subcapítulos são acompanhados da seção Saiba Mais, com o objetivo de aprofundar alguns conteúdos, e de um Glossário, em que se esclarecem os significados de termos empregados nas explicações e no final o Gabarito. Esta obra foi elaborada por quatro das mais conceituadas linguistas do mundo acadêmico brasileiro. Com experiências no ensino e na pesquisa da língua portuguesa em seus diversos campos de investigação, Cilene da Cunha Pereira, Edila Vianna da Silva, Maria Aparecida Lino Pauliukonis e Regina Célia Cabral Angelim são nomes expressivos da linguística brasileira que se dedicam à produção de obras didáticas para o público em geral. Uma referência ? completa e atualizada ?, da nossa língua, tanto para os concursos como para vestibulares e processos seletivos, como também para aqueles que pretendem ampliar seus conhecimentos gramaticais.
Uma das grandes questões humanas é o tempo. Presente em obras impactantes da literatura, ele também é um fascinante objeto de estudo em diferentes áreas do conhecimento. A professora Jussara Abraçado se dedica a esse tema que atravessa épocas. A obra expõe reflexões de filósofos e físicos e, na sequência, dedica-se a analisar o tempo sob a perspectiva dos estudos linguísticos, desvelando as propriedades e relações entre as noções de tempo, de tempo linguístico e de tempo verbal. Livro voltado a alunos de graduação em Letras e Linguística e pós-graduandos em Língua Portuguesa, Estudos Linguísticos e Linguística.
O Michaelis Dicionário de Gírias é uma obra essencial para tirar dúvidas sobre as gírias mais usadas no dia a dia. Indispensável para o estudo e o aprimoramento da língua inglesa, abrange mais de 2.000 gírias do inglês americano, britânico, canadense e australiano.
A compreensão do sentido das palavras em um enunciado é algo claro dentro de uma língua, é bem mais difícil explicar por que formas lingüísticas idênticas podem ter sentidos diferentes, ou, inversamente, por que formas diferentes podem remeter a significações equivalentes. Desde a primeira semântica de Michel Bréal até as pesquisas mais recentes, esta obra apresenta uma disciplina que escolheu como objeto o estudo científico das significações. Tamba-Mecz mostra que o semanticista, assim como a criança, deve apreender em interação o que a análise lingüística separa em campos distintos; fonologia, morfossintaxe, léxico, semântica, pragmática.
Este livro trata da abordagem discursiva de fenômenos examinados pela retórica ou pela lingüística frástica e busca expandir modelos teóricos, além de fazer um estudo do problema da enunciação. A obra é dividida em três grupos. A primeira parte, intitulada 'Demarcação de campos', contém textos que mostram a preocupação de explorar as teorias até o limite de suas possibilidades. Para a parte 'Tratamento discursivo de questões de linguagem', o autor selecionou textos que buscam estudar discursivamente as figuras de palavras, o estilo e as modalidades. Representando a preocupação com questões de enunciação, o autor elegeu, na parte Semântica das categorias da enunciação, textos que estudam os investimentos semânticos que se fazem nas categorias de pessoa e de espaço. Assim, analisa a concretização do eu, do tu, do ele e do espaço.
Este livro inédito de Patrick Charaudeau uma das maiores autoridades em Análise do Discurso do mundo foi concebido especialmente para o leitor brasileiro. A obra traz concepções audaciosas e inovadoras, como a noção de ato de linguagem e os papéis dados aos diferentes sujeitos que dele participam. Charaudeau faz compreender como o ser humano tem acesso a informações, partilha visões de mundo, produz conhecimento e interage com seus parceiros em diversas situações discursivas. Com exemplos transpostos para a realidade brasileira, Linguagem e discurso é um instrumento precioso que permite analisar, com propriedade, as especificidades dos discursos que circulam na sociedade.