"Esta obra é destinada a docentes da educação básica, licenciandos e demais interessados em tecer reflexões sobre questões epistemológicas e procedimentais relacionadas à apropriação da História da Matemática, bem como discutir possíveis práticas docentes quanto à utilização de conhecimentos históricos dessa área na sala de aula.
As ideias proferidas neste livro foram constituídas pelo autor mediante um trabalho de pesquisa desenvolvido com a colaboração de professores da educação básica em que se investigaram os saberes relacionados à História da Matemática, numa perspectiva metodológica que indicou prováveis caminhos para o ensino de conceitos matemáticos trabalhados no ensino médio, sob o aporte teórico discutido por Le Goff, Foucault, Miguel, Miorim, Mendes, D?Ambrosio, Silva, Farago e outros estudiosos que contribuem direta ou indiretamente com o tema.
O argumento principal sugere que a História da Matemática pode favorecer o processo de ensino de Matemática, uma vez que possibilita trabalhar com incertezas, com erros, com questionamentos que geraram todo o processo de construção de um saber matemático, ou seja, os estudos orientados a partir da investigação histórica podem colaborar para que no processo de ensino e aprendizagem sobressaia-se o indivíduo pesquisador, capaz de gerir suas ações nesse processo e de compreender a Matemática no saber e fazer do homem."
Em A Criança Montessori, Simone Davis, especialista em educação Montessori e proprietária da escola Jacaranda Tree Montessori School em Amsterdã, descreve como desenvolver a educação infantil de maneira gratificante, repleta de respeito e descobertas sobre o tempo de aprendizagem de cada um, além de enfocar as singularidades dos pequenos. Com centenas de ideias práticas para cada aspecto da formação inicial da vida da criança, a autora apresenta diversos princípios para fomentar a curiosidade natural do seu filho, desde confiar nele até promover uma sensação de bem-estar no ambiente familiar. O livro contém um método com um passo a passo para cultivar rotinas diárias com facilidade e atividades simples como: escovar os dentes, aprender a usar o banheiro sozinho, lidar com os irmãos e deixar de usar a chupeta. Além disso, a autora oferece sugestões sobre: ? Manter-se calmo quando o seu filho está nervoso e estabelecer limites com amor e respeito, sem recorrer a subornos ou castigos, ? Organizar a sua casa e se livrar do caos, ? Criar atividades Montessori que sejam adequadas para crianças de um a três anos, ? Criar uma criança com senso crítico e que adora explorar o mundo à sua volta, ? Ver o mundo através dos olhos do seu filho e ficar surpreendido e encantado com a perspectiva dele, Afinal, devemos guiar os nossos filhos e celebrar verdadeiramente cada etapa da formação da criança. Obtenha todas essas informações em nosso novo lançamento A Criança Montessori.
Este é um livro para todos. A educação tem o poder de transformar a sociedade, e tudo o que impacta a comunidade escolar nela ecoa. Diante da avalanche de informações (e desinformações), opiniões e previsões originadas da pandemia causada pelo novo coronavírus, este livro traz textos que se propõem a organizar ações para esse novo cenário. Sob a lente de especialistas em tecnologia, finanças, saúde, habilidades socioemocionais e visão estratégica, cada capítulo traz dicas práticas que nos ajudam a olhar para o futuro com mais segurança.
Crianças que recebem os estímulos apropriados até os seis anos de idade têm um desenvolvimento emocional e cognitivo mais saudável. O que elas vivem nessa etapa vai impactar de forma complexa diferentes áreas da vida quando forem adultas. Não faltam estudos e pesquisas ao redor do mundo com evidências econômicas, sociais e de saúde para atestar a importância do investimento nessa fase da vida: tanto em atenção e afeto por parte dos pais e cuidadores, quanto em recursos financeiros por parte das autoridades públicas. Nas páginas deste livro, você, que tem filhos na primeira infância (ou está planejando tê-los), vai encontrar uma seleção de capítulos que abordam a educação de crianças. Nosso objetivo é ajudar pais e mães a fazer a diferença na vida dos pequenos nessa etapa que é a base de tudo. Generosamente, cada um dos coautores dessa obra compartilha conhecimentos e experiências em diferentes áreas de estudo para inspirar você na desafiadora missão de acolher, aí na sua casa, uma semente do futuro.
É evidente que a pandemia atingiu profundamente nossas relações familiares e profissionais, bem como nossa maneira de ver o mundo. Com o isolamento social ? as aulas suspensas e novos desafios diários ?, todos tiveram de se reinventar e foram obrigados a conviver com o medo da contaminação pela Covid-19 e com a ansiedade. Este livro, fruto de sólida experiência com a prática pedagógica e de profundos estudos na área de psicologia, lança luz aos diversos desafios enfrentados pelos educadores e pais neste momento: a adaptação às ferramentas tecnológicas para inserir os alunos no espaço educacional de modo interativo, o apoio às famílias no ambiente virtual, a vulnerabilidade das crianças e dos adolescentes fora da escola. Esta obra se destina aos diversos núcleos sociais, compreendendo seus universos particulares. A escola, neste contexto desafiador do pós-pandemia, tem o papel de não somente ser uma ponte entre o saber e o aluno, mas também o fio condutor da empatia, do amparo, da resiliência, da complacência e do amor. Este é um novo mundo, desafiador, mas que também pode ser admirável, se soubermos acolhê-lo com sabedoria.
Os pais estão perdidos. Mil vozes se declaram experts sobre a educação da próxima geração, mas seus conselhos contraditórios só deixam os pais mais confusos. Quem tem uma voz de razão em meio a esse caos? Está na hora de voltar para o Manual do fabricante do lar. A Palavra de Deus tem as respostas que tanto precisamos na árdua tarefa de educar nossos filhos. Durante três mil anos seus conselhos têm norteado pais e mães na educação de filhos "no caminho em que devem andar". Esse livro peneira todos esses conselhos e oferece-os em um único lugar, com explicações e aplicações práticas provadas pelos autores na educação dos seus seis filhos. Sua perspectiva Cristocêntrica expõe o coração pecaminoso do filho para poder conduzi-lo até a cruz de Cristo e uma vida vivida para abençoar outros. A nossa sociedade perdeu o rumo na criação dos filhos. A explosão de livros de autoajuda e psicologia pop moderna sugere que os pais estão perdidos, confusos e, em muitos casos, desesperados quanto ao que fazer com seus filhos. Não queremos acrescentar mais uma voz à confusão. Mas, como pais de seis filhos, hoje com quinze netos e dentro de um contexto brasileiro, queremos responder algumas das muitas perguntas que outros pais (e avós) têm feito sobre como navegar com confiança por campos minados da educação de filhos. Nosso alvo é compartilhar alguns princípios que têm fortalecido nosso lar e o lar dos nossos filhos. Queremos levá-lo de volta ao bom senso bíblico e à autoridade divina para retomar o curso.
Especialista na abordagem italiana de Reggio Emilia, a autora apresenta nesta obra uma proposta de formação de professores, coordenadores pedagógicos e gestores da Educação Infantil e séries iniciais do Fundamental I pautada na cultura do coletivo e na importância do grupo na construção do conhecimento. A partir do uso de registros reflexivos como documentação de aprendizagem, fonte de planejamento e material de avaliação, e o desenvolvimento de projetos interdisciplinares como uma metodologia de trabalho para a efetivação de aprendizagens significativas, a autora lança um olhar inovador e propõe uma (trans)formação da prática pedagógica de professores/educadores para a consolidação de uma cultura de grupo.
Disciplina Positiva para educar os filhos é uma valiosa ferramenta para ajudar os pais a lidarem com os desafios da educação dos filhos no dia a dia. Seu rico conteúdo, embasado no bestseller internacional Disciplina Positiva de Jane Nelsen, é apresentado de maneira inovadora e prática: cartas com ilustrações coloridas, contendo dezenas das principais estratégias de forma objetiva e com exemplos de uso.
Os pais poderão consultar as cartas sempre que sentirem necessidade, e a consulta pode ser feita de modo aleatório. Pode-se, por exemplo, usar uma carta por semana, para que sirva de inspiração. Ou então, recorrer a elas em momentos de conflito, com o intuito de evitar um acesso de fúria ? será uma ótima oportunidade para ensinar às crianças autodisciplina, responsabilidade, cooperação e habilidades para resolver problemas, inclusive convidando-as a participar na consulta às cartas!
Trata-se de um recurso inestimável para mães e pais que almejam colocar a Disciplina Positiva em prática, educando seus filhos com base em princípios de dignidade e respeito mútuo.
O livro ?As Bonecas Negras de Lara" traz crianças que abordam sobre suas experiências com bonecas negras. Retrata crianças com famílias diversas, que gostam de brincar, contar histórias e que valorizam as diferenças.
Baseada na Psicologia e na Pedagogia, esta obra apresenta alternativas e cuidados que asseguram uma formação ao educador sexual, formação esta que, por ser imprescindível e urgente, não pode mais ser adiada. A autora trata das seguintes questões - O que é fundamental para se formar o educador sexual? Além da formação técnico-científica, quais outros elementos são essenciais e não podem ser desconsiderados, com risco de se comprometer todo o processo?