A primeira e mais completa História do Design, editada, fartamente ilustrada. Da Revolução Industrial até nossa época, Renato De Fusco examina um dos principais fenômenos culturais e socioeconômicos da era contemporânea, com base em seus aspectos mais específicos, projeto, produção, venda e consumo. Tomados como expediente expositivo e analítico, de modo a vencer a lacuna entre teoria e história, eles abarcam um processo de produção que, ao contrário de outros, como os das artes plásticas, não se baseia apenas nos criadores e na obra criada, pois os vendedores, os consumidores, o ambiente cultural e o avanço tecnológico têm aí o mesmo peso, em determinados momentos assumindo mesmo certo protagonismo na cadeia de eventos. O que De Fusco busca, e alcança, é libertar o design de sua posição subserviente à arquitetura, bem como de mitologias e utopismos de ordem estética ou intelectual, exaltando a ?força das coisas? e o design como atividade eminentemente prática. Publicação inédita no Brasil, tradução do italiano.
Quanto custa meu design? Essa questão deu origem ao workshop de mesmo nome, no qual mais de 200 participantes discutiram e relataram casos reais nas 14 vezes em que foi realizado.
Esses debates serviram de embrião para Manual do freela. O livro não se propõe a ensinar como ser o designer mais desejado, como falar bem, como criar uma imagem mágica de si mesmo nem como se tornar o escritório dos sonhos. Sua proposta é apenas ajudá-lo a começar. Começar e continuar existindo, enxergar os rumos possíveis e dar o passo seguinte com menos risco, quer você planeje trabalhar como freelancer por muito tempo, quer planeje iniciar uma empresa daqui a alguns meses.
Manual do freela não é uma obra de autoajuda, pois não pretende melhorar sua autoestima diretamente. Com ela, espera-se melhorar o conteúdo dos seus bolsos e trazer mais segurança a suas relações profissionais. Também não se deve chamá-lo de livro de contabilidade nem de estratégia, nem de gestão, embora circule por todos esses territórios.
Lançado pela primeira vez em 2010, o livro deu origem a dezenas de outros cursos e palestras. Com esta 2ª edição, revista e ampliada, contribui-se um pouco mais com aqueles que entram no mercado em voo solo, resultando em boas práticas profissionais e em um ambiente mais promissor e consistente para a prática do design.
Móvel moderno no Brasil, de Maria Cecilia Loschiavo dos Santos, é um trabalho sério de pesquisa sobre a formação do móvel moderno brasileiro, mas também um esforço de compreensão desse fenômeno tão pouco estudado entre nós. Nesse particular, o livro, de certo modo, resgata o caráter cultural, estético do móvel, em meio a problemas técnicos e comerciais. O livro traça uma perspectiva que vem desde as origens do móvel moderno brasileiro, nos anos 1920, as realizações mais independentes dos anos 1960 a 1980, até a produção contemporânea. Ele nos proporciona uma visão sintética e esclarecedora da história do nosso moderno mobiliário e considero-o leitura essencial para estudantes e todos aqueles interessados em conhecer a história dos objetos industriais ou artesanais que fazem parte de nossa vida cotidiana.