Neste livro fascinante, didático e ilustrado sobre a nossa morada no Universo, você descobrirá que o céu que os nossos ancestrais viam há 2 milhões de anos já não é aquele que hoje pesquisamos.
O Sistema Solar é um organismo vasto e complexo que há milênios vem sendo ininterrupta e incansavelmente investigado. O século 20 foi testemunha de inúmeras e sofisticadíssimas espaçonaves, enviadas à exploração de meia centena de mundos. E pensar que ainda nos resta muito a ser descoberto neste infindável e enigmático Universo.
Como o Sistema Solar foi de fato formado? Será que a vida em nosso planeta surgiu realmente a partir da nuvem de gás que originou o Sol? De onde vêm os cometas? Como se comportará o Sol na sua velhice? Por que Vênus não possui sequer um satélite? Qual será a origem do gelo que está nas entranhas da Lua? Estes são apenas alguns dos inúmeros temas abordados na presente obra, numa espécie de roteiro de uma longa viagem que parece jamais se esgotar.
Uma fantástica travessia de 10 bilhões de quilômetros, transcorrida num canto remoto da Via Láctea, a nossa galáxia. Do Sol aos mais distantes corpos conhecidos do nosso sistema, somos convidados a um giro ao redor de uma única estrela ? a nossa estrela solitária ? e de sua extensa, variada e fascinante família: os planetas e seus satélites, os cometas e os asteroides.
O uso de fármacos é um dos pilares da medicina. As drogas são produtos importantes não só pelos fins terapêuticos, mas também simbólicos ? basta pensarmos no surgimento da pílula ou dos remédios para disfunção erétil ? e, evidentemente, econômicos. Por trás do surgimento de cada remédio há uma história e também uma combinação de fatores: novas tecnologias, mudanças geopolíticas, questões culturais, sorte. É o caso, por exemplo, dos tranquilizantes: descobertos por acidente por um químico que investigava conservantes de penicilina, foram lançados comercialmente na década de 1950 e se tornaram moda em Hollywood, pavimentando o caminho para antidepressivos e outros fármacos.
Conheça a incrível história real da infiltração de um combatente da Resistência polonesa em Auschwitz para destruir o mais brutal campo de concentração nazista.
Em setembro de 1940, Witold Pilecki, um combatente da Resistência polonesa, se ofereceu para uma missão audaciosa: assumir uma identidade falsa, ser intencionalmente capturado e enviado a um campo de concentração e executar um ataque lá de dentro. Nos dois anos seguintes, Pilecki forjou um exército clandestino dentro de Auschwitz, que sabotou instalações, assassinou informantes e oficiais nazistas e reuniu evidências de abusos terríveis e assassinatos em massa. Apesar da tarefa árdua e necessária, ele foi completamente apagado do registro histórico pelo governo comunista polonês do pós-guerra, permanecendo quase desconhecido para o mundo. Agora, Jack Fairweather, que teve acesso exclusivo a diários escondidos, depoimentos de familiares e arquivos recentemente liberados, oferece um retrato inflexível de sobrevivência, vingança e traição em um dos momentos mais sombrios da história da humanidade.
ESTA EDIÇÃO HISTÓRIA RESGATA A BIOGRAFIA DE GRANDES PARANAENSES QUE HÁ 85 ANOS FUNDARAM O TRADICIONAL ROTARY CLUB DE CURITIBA, PRIMEIRO CLUBE DO PARANÁ E SANTA CATARINA. A OBRA TOTALIZANDO 296 PÁG. EM FORMATO 22 X28 CAPA DURA PAPEL 150GR. INCLUI TAMBÉM 49 ILUSTRAÇÕES A BICO-DE-PENA DE PONTOS HISTORICOS DE CURITIBA PELO ARTISTA DI MAGALHÃES, COMENTADOS. INCLUI TAMBÉM UM RESUMO DA ATUAÇÃO DO ROTARY REGIONAL E INTERNACIONAL.
A Revolução Francesa foi, e continua sendo, a base para uma enorme esperança, a esperança de mudar o mundo, eliminando as injustiças, em nome das luzes da razão e não de um fanatismo cego. Como ela se inscreveu na história num momento determinado da evolução das forças econômicas, sociais e culturais, sabemos que seu êxito teve origem na união das aspirações da burguesia e das classes populares. E, por causa disso, percebe-se bem tudo que fica faltando: a conquista da igualdade pela mulher, a ratificação do fim da escravidão, mas, sobretudo, a eliminação das desigualdades sociais, no momento mesmo em que, ao desferir o golpe derradeiro no feudalismo, ela estabelece as bases sobre as quais irá progredir a sociedade liberal, do século XIX até os dias de hoje.