Desde que Ben colocou ordem na casa em A Noite dos Mortos-Vivos (1968), de George A. Romero, ver um personagem negro como herói nos filmes de terror se mostrou possível ? e pra lá de necessário. A Noite dos Mortos-Vivos é um clássico cult agora, e foi uma das maiores contribuições de Romero para o gênero e para a mídia, contudo, já se passaram cinquenta anos desde que o filme exigiu que nos perguntássemos o que era mais assustador: zumbis comedores de carne, ou aquilo que fazemos uns com os outros diariamente? O terror, como gênero que desafia limites, tem sido um lugar para explorações provocativas de racialismo e racismo bem como alternativas na cultura popular estadunidense. E muito se tem pesquisado e escrito sobre a história dos negros no cinema, mas até agora sua presença ? ou ausência ? nos filmes de terror tem sido relegada a um único capítulo ou a várias notas de rodapé. Para contribuir com a narração histórica da negritude no cinema de gênero, a Dra. Robin R. Means Coleman ? professora norte-americana nascida e criada na mesma cidade que Romero e Tom Savini ? desenvolveu uma pesquisa profunda com a análise das imagens, influências e impactos sociais dos negros nos filmes de terror desde 1890 até o presente. Coleman afirma que o terror oferece um espaço representativo único para desafiarmos as imagens mais negativas e racistas vistas nos meios de comunicação. Sua ampla pesquisa cronológica do gênero para o livro Horror Noire: A Representação Negra no Cinema de Terror inclui grandes produções de Hollywood, filmes de arte, blaxploitation e as emergentes produções de horrorcore inspiradas pela cultura hip-hop. Uma obra única que encoraja o leitor a desmontar a imagem racializada do gênero, assim como as narrativas que compõem os comentários da cultura popular acerca de raça, e acende um debate feroz e necessário sobre o poder do horror, seu impacto na sociedade, e suas reproduções como reflexo dela. S. Torriano Berry, cineasta, professor e escritor, diz em sua introdução para Horror Noire: A Representação Negra no Cinema de Terror que um dos aspectos mais danosos do espectro limitado de papéis representados por atores negros nos filmes de terror iniciais é a falta de imagens positivas para proporcionar um sentimento de equilíbrio. ?Ver um personagem negro arregalar os olhos e empalidecer ao se deparar com um fantasma não teria sido tão ruim se o seu papel seguinte ou anterior tivesse sido como um médico, advogado ou empresário de sucesso. No entanto, os filmes hollywoodianos relegavam aos negros os personagens subservientes, como mordomos, empregadas e motoristas?, diz. É esta análise que Coleman propõe ao público em sua obra. Horror Noire: A Representação Negra no Cinema de Terror é um marco e virou documentário produzido e exibido pela Shudder, plataforma de streaming audiovisual de terror ainda não disponível no Brasil. Dirigido por Xavier Burgin, o documentário foi lançado em 2019 e tem produção executiva da Dra. Robin R. Means Coleman,
"Este livro apresenta entrevistas exclusivas e imagens inéditas com idealizadores, diretores e artistas envolvidos na produção do filme ?Divaldo ? o mensageiro da paz?. Nele, a jornalista Daniela Migliari também conversa com o médium baiano, que abre seu coração sobre o impacto de revisitar seu passado em cenas de sua vida, desde a infância até os dias atuais. Divaldo comenta como lidou com a surpresa de ver sua vida retratada nos cinemas e relata que contou, mais uma vez, com o apoio de sua mentora, Joanna de Ângelis. Foi ela quem o auxiliou a superar as resistências iniciais ao projeto e a verificar a serventia do mesmo para sensibilizar o grande público quanto à importância de fazer o bem e amar. As entrevistas retratadas neste livro foram realizadas ? propositalmente ? durante a etapa de filmagem. O objetivo era captar o clima de comoção e os sentimentos à flor da pele, que marcaram a realização desta obra. A cada conversa, é possível perceber como esse projeto tocou cada um dos envolvidos de uma forma única e profunda, trazendo compreensões intensas sobre suas próprias vidas. As fortes energias presentes nas filmagens, as sincronicidades e as curiosidades que envolveram o processo, desde a fase da pré-produção até a finalização, mostram que este é um projeto do Alto que coordenou o serviço e o empenho de muitas equipes ? tanto de encarnados quanto da Espiritualidade. É um livro para quem quer sentir de perto os bastidores deste que é um dos mais belos e sensíveis filmes de nosso tempo!"
Alexandre Garcia segue o estilo de Rohmer na precisão seca do corte. Testemunha a matéria-prima do cineasta dos afetos e das sensações, dos gestos no mundo, em seu modo prosaico de fazer cena e reivindicar moral. Para Rohmer, vale mais o suspiro que a ilação, o inefável que o postulado ? e assim atravessa a forma dura do mundo. As grandes emoções não se deixam levar, nem as grandes frases empoladas ? os momentos cruciais não têm circunstância. O traço do moralismo como lição de afetos transpira com fôlego de juventude nos Contos morais, em toda intensidade e delicadeza. Garcia sabe captar este movimento e acerta na mosca do olhar rohmeriano. Pois Rohmer é o poeta do prosaico e das pequenas emoções que se expressam em micro movimentos, das superfícies do mundo, dos traços sutis na expressão, das paisagens e cenografias delicadamente construídas. - Fernão Pessoa Ramos
"I?M NO HERO. NEVER WAS, NEVER WILL BE
Conheça a trajetória de Solid Snake desde o início de sua criação até se tornar um dos nomes mais famosos da Konami no mundo dos videogames. Nesta edição da coleção WarpZone Biografias, você irá descobrir todos os detalhes deste personagem criado pelo mítico Hideo Kojima. O livro traz a presença de outros três personagens que marcaram a história na década de 90, o sempre sarcástico Duke Nukem, o corajoso Kyle Vlaros de Blackthorne e, por fim, o destemido Ben do jogo Full Throttle. Prepare os controles que agora a viagem será intensa.
"
"INSERT COIN
Os arcades ? ou fliperamas, como ficaram mais conhecidos no Brasil ? foram a porta de entrada para muitos jogadores no mundo dos videogames. Eles iniciaram sua trajetória nos anos 70, evoluíram na década de 80 com o surgimento de diversas franquias clássicas e estiveram no topo do mundo com os jogos de luta na década de 90. Nesta edição da coleção 101 Games, listamos aqueles jogos que fizeram história e marcaram uma geração inteira que adorava jogar só mais uma ficha.
"
Você já sonhou em dirigir um filme?
Agora você pode fazer um filme com seu celular!
Ensinamos, em 39 passos, como fazer seu primeiro filme. Seja para um longa-metragem ou um videoclipe para o YouTube, com este guia genial, de leitura agradável e direta, as técnicas da sétima arte não serão mais um segredo para você.
? Preparação: storyboard, orçamento, equipamento, locais, ensaios? nada escapará nos seus preparativos antes de começar a filmar.
? Filmagem: formatos, composição, planos gerais, movimento, zoom, filmagem noturna, gravação dos diálogos? cada tipo de cena requer uma técnica e nós lhe fornecemos as chaves e os truques fundamentais.
? Pós-produção: Você sabia que antes de editar o filme você tem de fazer muitas coisas? Descubra todas as tarefas e segredos da pós-produção.
E tudo isso temperado com citações e dicas de Hitchcock, Kubrick, Tarantino e os mais importantes mestres do cinema! Vá em frente e crie seu próprio filme e nos convide para a estreia ;-)
Descrição técnica do livro:
QUASE UMA DÉCADA após o lançamento do imensamente popular jogo de ação e aventura da Ubisoft, o mundo de Assassinos e Templários, agora, Assassin's Creed vai para a tela grande, dirigido por Justin Kurzel. Tendo dois protagonistas separados por séculos de história, embora ligados por seu DNA, o filme representa uma experiência cinematográfica intrincada e única, sendo necessária a recriação de um século XV espanhol historicamente preciso e de um presente tecnologicamente avançado.
Assassin's Creed: No Interior do Animus conta a história completa por trás da jornada cinematográfica, desde a pesquisa meticulosa sobre os horrores da Inquisição Espanhola até o processo de filmagem intenso na Espanha atual. Apresentando o conceito de arte expressivo que ajudou a concretizar o filme, este volume de luxo também inclui imagens completas das armas com a rubrica dos Assassinos, os detalhes de bastidores sobre a criação do Animus e fotos das acrobacias que desafiam a morte, que são uma característica marcante da franquia.
Também, apresenta entrevistas exclusivas com Kurzel, com a incrível equipe de dublês e de criação e com membros do elenco-chave, incluindo Michael Fassbender e Marion Cotillard ? Assassin's Creed: No Interior do Animus captura o entusiasmo e os detalhes expressivos que Kurzel e sua equipe imprimiram em todas as fases do filme. Completo, com artefatos removíveis, tais como os esquemas de parkour dos dublês e o Relatório Animus de Callum Lynch, Assassin's Creed: No Interior do Animus é a melhor companhia para o evento deste histórico filme.
"Saiba tudo sobre Newt Scamander e o incrível filme inspirado no mundo mágico de J.K. Rowling e Animais Fantásticos e Onde Habitam
Espie a maleta encantada de Newt Scamander, encontre criaturas maravilhosas, percorra as ruas da Nova York dos anos 1920 e conheça os fascinantes amigos de Newt! Esse scrapbook encantado levará os leitores por uma aventura interativa através de Animais Fantásticos e Onde Habitam. Repleto de artefatos destacáveis, como jornais mágicos, pôsteres e outros achados incríveis para todas as idades!
"
Tendo por subtítulo 'pequeno método para a análise teológica do filme', esta obra constrói um interessante roteiro analítico que permite analisar profundamente um filme, a ponto de descobrir nele implicações religiosas geralmente não percebidas por muitos. Ao final, o método é aplicado a um exemplo concreto.
Sente-se, na leitura deste livro, que a função básica da equipe de produção é muito parecida com a dos anjos da guarda: proteger artistas e técnicos em seu trabalho criador durante os dez meses que dura a realização de um filme, em todas as fases, tal com