"Os múltiplos e diferentes aspectos que envolvem a questão dos processos de escolarização de filhos de imigrantes no Brasil na atualidade, com fluxos muito distintos, envolvendo diferentes nacionalidades, com intensificação de ingresso no país de famílias latino-americanas e caribenhas (bolivianas, argentinas, uruguaias, chilenas, paraguaias, peruanas e haitianas), têm merecido por parte do Grupo de Pesquisa Movimentos Migratórios e Educação, assim como dos pesquisadores com os quais seus membros têm mantido intercâmbios, análises profícuas e qualificadas, cujo corolário se expressou na realização do I Seminário Internacional de Imigração e Escolarização em 2016, e na edição deste livro." - José Geraldo Silveira Bueno
Neste livro, Helena Noronha Cury apresenta uma visão geral sobre a análise de erros, fazendo um retrospecto das primeiras pesquisas na área e indicando teóricos que subsidiam investigações sobre erros. A autora defende a idéia de que a análise de erros é uma abordagem de pesquisa e também uma metodologia de ensino, se for empregada em sala de aula com o objetivo de levar os alunos a questionarem suas próprias soluções. O levantamento de trabalhos sobre erros desenvolvidos no País e no exterior, apresentado na obra, poderá ser usado pelos leitores segundo seus interesses de pesquisa ou ensino. A autora apresenta sugestões de uso dos erros em sala de aula, discutindo exemplos já trabalhados por outros investigadores. Nas conclusões, a pesquisadora sugere que discussões sobre os erros dos alunos venham a ser contempladas em disciplinas de cursos de formação de professores, já que podem gerar reflexões sobre o próprio processo de aprendizagem.
Neste livro, Marcelo de Carvalho Borba e Miriam Godoy Penteado apresentam o resultado de mais um trabalho em conjunto sobre informática educativa. Eles trabalham há mais de dez anos em uma das principais tendências da Educação Matemática: a informática. Os autores apresentam exemplos do uso de informática com alunos e professores, para, então, debaterem desde temas ligados às políticas governamentais para a informática educativa até questões epistemológicas e pedagógicas relacionadas à utilização de computadores e calculadoras gráficas em Educação Matemática. Este livro se dirige àquele que ainda não está familiarizado com essa tendência e também àquele que gostaria de conhecer a visão particular dos autores sobre o tema.
Este livro oferece dois programas, um para crianças e outro para adolescentes, de 12 sessões cada, com o objetivo de facilitar o processo escolar e a organização cognitiva com esquemas práticos que treinam automonitoramento, planejamento, resolução de problemas, tomada de decisão, flexibilidade mental, autorregulação, controle inibitório e memória operacional. Ao buscar alternativas para um problema específico, as sessões permitem que os pacientes ampliem a capacidade criativa e estratégica de possibilidades, controlem seu comportamento diante de possível frustração sem desistir do seu desafio e alcancem maior sucesso escolar e de aprendizagem.
"Os múltiplos e diferentes aspectos que envolvem a questão dos processos de escolarização de filhos de imigrantes no Brasil na atualidade, com fluxos muito distintos, envolvendo diferentes nacionalidades, com intensificação de ingresso no país de famílias latino-americanas e caribenhas (bolivianas, argentinas, uruguaias, chilenas, paraguaias, peruanas e haitianas), têm merecido por parte do Grupo de Pesquisa Movimentos Migratórios e Educação, assim como dos pesquisadores com os quais seus membros têm mantido intercâmbios, análises profícuas e qualificadas, cujo corolário se expressou na realização do I Seminário Internacional de Imigração e Escolarização em 2016, e na edição deste livro." - José Geraldo Silveira Bueno