Neste livro, Marcelo de Carvalho Borba e Miriam Godoy Penteado apresentam o resultado de mais um trabalho em conjunto sobre informática educativa. Eles trabalham há mais de dez anos em uma das principais tendências da Educação Matemática: a informática. Os autores apresentam exemplos do uso de informática com alunos e professores, para, então, debaterem desde temas ligados às políticas governamentais para a informática educativa até questões epistemológicas e pedagógicas relacionadas à utilização de computadores e calculadoras gráficas em Educação Matemática. Este livro se dirige àquele que ainda não está familiarizado com essa tendência e também àquele que gostaria de conhecer a visão particular dos autores sobre o tema.
"Como ensinar crianças e jovens a ler e a escrever como quem saboreia o prato mais gostoso? Apoiado na teoria histórico-cultural e na pedagogia histórico-crítica, este livro almeja produzir saberes e sabores, sobretudo sociais, nos atos da leitura e da escrita, que favoreçam a construção de cidadãos críticos e agentes de emancipações. Motiva a realização de produções divertidas e inteligentes, que enriqueçam o repertório linguístico e de compreensão de mundo.
Esta inusitada oficina retoma o conteúdo apresentado pelo autor na bem-sucedida obra Escrever é divertido, publicada pela Papirus em 1999, e amplia seu repertório, oferecendo um generoso cardápio com 60 atividades, servidas em três momentos: entradas de sensibilizações para o ato de escrever; pratos principais de produções criativas avançadas; e sobremesas de estímulos ao deleite da leitura.
Você, professor, será o chef desta apetitosa experiência de aprendizagens, e seus alunos, os protagonistas das descobertas propiciadas pela leitura e pela escrita!"
Fábrica de Palavras traz 100 desafios para trabalhar a consciência sobre as letras, dígrafos, fonemas, sílabas, rimas e aliterações para a construção de palavras faladas e escritas. As atividades têm diferentes graus de dificuldade e podem ser usadas por adultos ou crianças; individualmente ou em grupo; nas salas de aula, entre amigos e familiares; e nos atendimentos fonoaudiólogos e psicopedagógicos.
"A EDUCACAO INCLUSIVA E UM TEMA ATUAL. A EXPRESSAO CRIADA HA MAIS DE VINTE ANOS, QUANDO A PRESENCA DE UMA CRIANCA COM DEFICIENCIA EM SALA DE AULA COMUM CONSTITUIA EXCECAO, MERECE SER TRATADA ATUALMENTE COM RIGOR E PROFUNDIDADE.
ESTE LIVRO ABARCA OS FUNDAMENTOS ELENCADOS NA DECLARACAO DE SALAMANCA, EM MUITAS PERSPECTIVAS: DA PRESENCA DOS ALUNOS COM DEFICIENCIA NA SALA DE AULA A SUA PARTICIPACAO E ENVOLVIMENTO, DA NECESSIDADE DE UMA NOVA PEDAGOGIA AO PROCESSO DE AVALIACAO QUE IDENTIFIQUE NAO SOMENTE O QUE O ALUNO NAO SABE, COMO TAMBEM O QUE SABE OU PODE APRENDER, DA CRIACAO DE MULTIPLOS ESPACOS DE APRENDIZAGEM A UMA GESTAO ABERTA, DA FORMACAO REFLEXIVA DOS PROFESSORES A INTERACAO DA ESCOLA COM OS PAIS, DA INCLUSAO EM SALA DE AULA AO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO, CRIADO ESPECIALMENTE PARA OFERECER O APOIO NECESSARIO A COMPENSACAO DAS DIFICULDADES DOS EDUCANDOS COM DEFICIENCIA E, ENFIM, DO PRECONCEITO QUANTO A CAPACIDADE DOS EDUCANDOS COM DEFICIENCIA, A CRENCA NO SEU POTENCIAL DE APRENDER.
ENFIM, UM LIVRO QUE POSSA ATENDER AS EXPECTATIVAS DOS EDUCADORES DE COMPREENDER COMO SE ORGANIZA UMA EDUCACAO DE QUALIDADE PARA TODOS."
Esta obra parte da compreensão de que a experimentação corpórea e sensorial é importante para o amadurecimento físico e mental da criança. O autor destaca que jogar ajuda a crescer, ajuda a conhecer-se, ajuda a aprender e, portanto, fazer as crianças jogarem com o corpo é uma ação fundamentalmente educativa. Com base nessa afirmação o autor apresenta uma rica gama de exercícios e jogos motores extraídos de longa experiência prática escolar com crianças, tanto de ambientes equipados com muitos recursos, quanto na sala de aula, apenas com música e poucos materiais improvisados ou adaptados.