A quantidade de dados gerada atualmente tem extrapolado a capacidade humana de interpretação. O armazenamento de todo tipo de informação que antes era objeto de desejo de grandes e até médias empresas, agora se torna um desafio de como analisar essa superabundância de dados. A este desafio em específico está o interesse em determinar ações estratégicas, visando à descoberta de conhecimento em bases de dados para aumentar vendas, definir perfis e sugerir produtos relacionados. A descoberta de conhecimento constitui-se de um processo, cuja primeira etapa tem o objetivo de fazer um pré-processamento na base de dados para entregar a fase seguinte os dados limpos, preparados e selecionados. A fase seguinte, que é principal, esta a Mineração de Dados. Nessa etapa, algoritmos de aprendizado de máquina ou de redes neurais artificiais são executados sobre os dados, a fim de criar um modelo que auxilie em tarefas como classificação, agrupamento e associação de dados. Finalmente, como última etapa, os resultados da mineração são interpretados e analisados qualitativamente e quantitativamente. Diante o exposto, nota-se que é uma área interdisciplinar e exige do leitor uma grande diversidade de experiências que envolvem, basicamente: banco de dados, álgebra linear, matemática discreta e algoritmos. Nesse sentido, esta obra tem como objetivo a apresentação destes assuntos de forma contextualizada, de modo a facilitar o entendimento de um problema e sua resolução através de algoritmos escritos em pseudo-códigos e executados em passo a passo. Adicionalmente, os problemas resolvidos analiticamente são também simulados em uma ferramenta case. Com estas estratégias, esta obra constitui-se de uma visão bastante pragmática dos algoritmos de Mineração de Dados e suas utilizações em estudos de casos reais resolvidos e simulados.
A presente edição reflete a nova versão 5.0 dos objetivos definidos pelo Linux Professional Institute para o exame de Certificação LPI nível 1, efetivos a partir de 2019. Assim como em atualizações anteriores, o foco é reduzir a ênfase em tecnologias que estão ficando defasadas e dar mais atenção àquelas que vêm sendo adotadas por padrão na maioria das distribuições Linux. O exemplo mais claro dessa abordagem é o reforço ainda maior no *systemd* como controlador do sistema, em detrimento a outros padrões que, aos poucos, estão caindo em desuso. Outro exemplo é a utilização do *NetworkManager* como ferramenta padrão para controle das conexões de rede, inclusive quando a configuração é feita pela linha de comando. Conceitos de virtualização em serviços de nuvem agora são abordados no exame. O conhecimento da linguagem SQL foi retirado, dada a sua relação indireta com a administração de sistemas Linux. Outro assunto removido foi a administração de cotas de disco, que já não é empregada como no passado. Os detalhes de cada assunto exigido no exame podem ser consultados nas descrições ao longo do livro. Além das alterações de conteúdo, praticamente todo o texto foi reformulado para dar mais fluidez à leitura, sem deixar de lado o objetivo de entregar ao leitor a integralidade do conhecimento exigido. O Linux Professional Institute (LPI) é o padrão global de certificação e organização de suporte de carreira para profissionais de código aberto. Com mais de 175 mil detentores de certificação, é o primeiro e maior organismo de certificação Linux e código aberto do mundo. O LPI possui profissionais certificados em mais de 180 países, oferece exames em vários idiomas e tem centenas de parceiros de treinamento. O LPI é uma organização sem fins lucrativos e tem o compromisso de ajudar os membros da comunidade Linux e de código aberto a ampliar suas oportunidades de carreira, fornecendo certificados profissionais de recursos e habilidades. Com o apoio de uma rede global de afiliados, o LPI trabalha para aumentar a conscientização sobre o poder das tecnologias de código aberto e, ao mesmo tempo, ajudar a garantir que os profissionais de TI tenham as habilidades necessárias para serem competitivos no ambiente de trabalho global. Este livro está organizado segundo o programa de conteúdos oficiais para a Certificação LPI-1. Dessa forma, o candidato encontrará exatamente os temas que são abordados nos exames de certificação e na profundidade que é exigida para a prova. Além disso, sua sequência corresponde àquela apresentada na prova. Essa estrutura auxilia o candidato a manter o foco naquilo que é importante para a prova, mas sem deixar de lado a coerência e a consistência do texto.
Prepare-se para o exame 70-741 da Microsoft e mostre todo o seu conhecimento dos recursos e das funcionalidades de rede do Windows Server 2016. Feita para profissionais de tecnologia da informação experientes e prontos para dar o próximo passo em sua carreira, a série Exam Ref foca no pensamento crítico e nas habilidades de tomada de decisão necessários para o sucesso na obtenção da certificação MCSA.