nullDurante largo tempo, por não se incorporar ao espírito da estrutura linguística do texto jurídidco, o ensino da disciplina de Língua Portuguesa como unidade curricular dos cursos de direito se conduzia por mera revisão do conteúdo do ensino médio, com aulas, quase sempre, trabalhadas em cima de textos comuns e literários, passando ao largo da forma e da linguagem propriamente de Direito. Identificado por pesquisa da OAB, este fato gerou, em sua sede, debates e estudos com professores de diferentes Universidades que atuam no campo da chamada Linguagem Jurídica. ALguns desses professores investiram na reflexão da problemática, procurando contribuir para modificar esse quadro, produzindo trabalhos de indentificação do texto como base da argumentação jurídica, da exposição dos fundamentos etc.
A famosa obra do lexicógrafo e dicionarista Silveira Bueno, em uma versão reeditada e atualizada, com termos recentes do nosso vocabulário, de áreas como tecnologia e informática.
Esta edição conta com um texto mais fácil para o entendimento e a fixação do significado dos mais de 43 mil verbetes, expressões e locuções idiomáticas presentes na obra.
No momento em que a TV brasileira completa 70 anos, o mundo se isola para se proteger contra a covid-19, declarada pandemia pela OMS em março de 2020. E quando as autoridades pedem para todos ficarem em casa, a televisão, o cinema, a música e o teatro assumem um importante papel na nova rotina das pessoas. Os conteúdos são reformulados e adaptados, antecipando uma tendência que já dava sinais de mudanças após o surgimento da internet. Em Conversa com Bial em casa, apresentamos uma seleção de entrevistas realizadas pelo jornalista Pedro Bial para seu programa Conversa com Bial, com artistas, cineastas, jornalistas, músicos e economistas para refletir sobre a história e o papel da televisão, a internet, a arte e o Brasil. Em novo formato na quarentena do isolamento social, o palco se transforma na casa de cada um. E, neste livro, a plateia é o leitor. ?Uma entrevista tem interesses determinados, a boa conversa é sempre desinteressada, arte pela arte. E não é fácil conversar sem artifícios quando se está sob as luzes, num palco, diante da plateia, anunciando-se aos acordes de uma banda. Não que seja impossível, acontece, mas é uma exceção de sorte.? Pedro Bial Neste livro Pedro Bial conversa com Glória Maria, Laura Carvalho, Armínio Fraga, Paulo Gustavo, Xuxa Meneghel, Gilberto Gil, Daniel Filho, Ary Fontoura, Lima Duarte, Betty Faria, Glória Pires, Alceu Valença, Ricardo Darín, Caetano Veloso, David Wilson, Eliane Dias, Silvio Almeida, Luiza Brunet, Ruy Castro, Bruno Mazzeo, Antonio Prata, Luiza Trajano, William Bonner, Paulinho da Viola e Zico.
O presente volume trata da história social do português brasileiro. Tal como outras investigações que adotam esse ponto de vista, buscamos priorizar a experiência do homem comum ?e os processos de diferenciação e individuação dos comportamentos e identidades coletivos ? sociais ? na explicação histórica? (Castro, 1997: 54). Assim sendo, as mudanças linguísticas ocorridas na língua portuguesa em uso no Brasil, que constituem nosso objeto de investigação, serão analisadas levando-se em conta seus agentes e as condições políticas, econômicas e sociais em que foram produzidas, adotando-se uma abordagem interdisciplinar. O tema da formação do português brasileiro vai-se desenvolver como um caso de expansão dialetal da língua portuguesa, o que significa conceber o português brasileiro como um novo dialeto, resultante do contato entre diferentes dialetos da língua portuguesa que, após um período de acomodação, sofreu um processo de mistura dialetal e nivelamento, como propôs Trudgill (1999) para outras línguas.
A novissíma gramática da língua portuguesa é uma obra indispensável desde seu lançamento, em 1964, graças à grande aceitação que obteve por parte de professores e estudantes ao longo dos anos. Até 2004, essa respeitada gramática foi submetida a seis reformulações, todas com o intuito de mantê-la atualizada. Esta 48° edição da obra é um excelente instrumento de estudo, principalmente para estudantes do ensino médio e, ainda, para todos aqueles que precisam esclarecer suas dúvidas a respeito da língua portuguesa. O volume fornece ainda inúmeros exercícios de fixação de conteúdos gramaticais e também provas dos principais concursos e exames vestibulares, em todos os capítulos.
Depois do sucesso de Sou péssimo em português, Cíntia Chagas usa novamente histórias de sua própria vida para ensinar regras gramaticais e para dar dicas de bom uso do português. Tudo isso de modo divertido e descontraído. Desta vez, o pano de fundo é a reviravolta que a vida dela deu ao decidir se casar. Enquanto damos boas gargalhas lendo sobre o suspense do primeiro encontro, a loucura da preparação da festa e a adaptação a uma nova rotina a dois, aprendemos mais de 100 lições de português: de ortografia a regência verbal. Prepare-se para desvendar, por meio de histórias (ou estórias?) hilárias, alguns erros comuns da língua portuguesa. Esses deliciosos relatos da vida real farão você chorar de tanto rir.
Este Resumão - a nova ortografia traz as principais mudanças estabelecidas pelo novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. Principais temas abordados - acentuação gráfica, emprego do hífen, consoantes mudas, regras de acentuação, proparoxítonas, paroxítonas, oxítonas, regra do hiato, mudança no alfabeto.
O SARAIVA INFANTIL de A a Z Dicionário da Língua Portuguesa Ilustrado , obra indispensável ao alfabetizador, apresenta definições claras e analíticas, e a ordem das definições (acepções) segue prioritariamente a frequência de uso. Nos casos em que há mais de uma acepção, as definições são numeradas. Há informações que ampliam o campo semântico (sinônimos, antônimos, locuções e expressões idiomáticas etc.) e esclarecem os diferentes usos de uma mesma palavra (exemplos, indicação de contextos etc.). A percepção dos significados e dos usos de cada vocábulo vem acompanhada de informações morfológicas (separação silábica, sílaba tônica), gramaticais (classes, formação de feminino e do plural, quando duvidosos) e semânticas (sinônimos e antônimos).
Para as crianças que estão aprendendo a ler e a escrever é uma obra de referência indispensável, uma ferramenta agradável e prazerosa que proporcionará momentos de divertimento e aprendizado, tanto na escola, em sala de aula, quanto em casa, com os familiares.
Conteúdo em destaque:
· 3.061 verbetes impressos com destaque colorido.
· Marca alfabética impressa na lateral das páginas para facilitar a localização dos verbetes.
· Verbetes com divisão silábica e indicação da sílaba tônica.
· Exemplos contextualizados para ressaltar a diferença de significado, de classe gramatical e de uso de uma mesma palavra.
· 300 imagens fotográficas
· 200 vinhetas do ilustrador Fernando Gonsales
· 79 histórias em quadrinhos
· Plural das palavras que comumente geram dúvida
· Indicação de pronúncias, como a do x (cs, ss, z)
· Timbre da vogal tônica ou átona das palavras sem acento gráfico.
· Expressões idiomáticas mais comuns na fala do dia a dia.
· Sinônimos e antônimos.
· Primeiro e último verbetes de cada página indicados na parte superior da página, em tamanho grande e colorido, para facilitar a localização das palavras.
· Inclusão de palavras relacionadas à cultura, à fauna e à flora de todo o Brasil.
· Vocábulos estrangeiros já incorporados no dia a dia, com a indicação da pronúncia.
· Uma seleção de palavras que fazem parte do vocabulário do português brasileiro contemporâneo presente nos cadernos, em jornais, nas revistas, na internet e na literatura adotada nas escolas de Ensino Fundamental e presentes no universo infantil.