A natureza é a matéria-prima deste Livro de pré-coisas, que celebra a conexão entre os seres e o ambiente sem distingui-los por importância, capacidade ou tamanho. A edição traz prefácio de Maria Valéria Rezende e imagens do acervo pessoal do poeta. ?Quando meus olhos estão sujos da civilização, cresce por dentro deles um desejo de árvores e aves.? Esses versos tão atuais sintetizam este Livro de pré-coisas. Publicada originalmente em 1985, a obra consolida muitas das características que tornaram Manoel de Barros um dos maiores poetas brasileiros. Entre os traços mais marcantes de sua escrita, estão a já reconhecida singularidade de sua linguagem, que evoca imagens reinventando as palavras, e o rompimento com a lógica do mundo civilizado e com as fronteiras entre a prosa e a poesia. O personagem Bernardo, andarilho que atravessa toda a obra de Manoel, aparece aqui. E ele vem de longe ?com sua pré-história? para ciceronear o leitor por esse universo tão rico ? só ele é capaz de aplainar as águas com as mãos ou de assustar o mato. Bernardo, que representa a conexão do homem com a natureza, tem como seu ?grande luxo? justamente ?ser ninguém?. A natureza, para o poeta, não é um cenário ou uma espécie de reservatório de clichês ? a natureza é, acima de tudo, a matéria-prima de sua poesia.
Ana Paula Antunes termina seu livro com uma pergunta para o leitor: Como o livro de nossas vidas será contado por nossos parentes e amigos para as gerações futuras?.
Com seu romance O desafio a superar, a autora demonstrar que no livro de sua própria vida, o amor será o personagem principal.
O desafio a superar é um romance histórico que se inicia em 1747 e nos leva a uma viagem por castelos na Inglaterra, Escócia e aldeias indígenas americanas.
Os personagens nos cativam e nos apresentam aos costumes, rituais e tradições de seus clãs e povos. Veremos a transformação de senhores em guerreiros na conquista de povos e na descoberta do amor. O leitor vai participar junto com os personagens não apenas desta jornada histórica, mas principalmente identificar-se com esta linda e dramática história de amor.
'Escalando Montanhas', tem o objetivo de revelar o ser humano que existe em nós, que, com sua desenvoltura e potencial, saberá triunfar, vencendo obstáculos e assim escalando as montanhas da vida. Nem sempre encontraremos, no topo das montanhas, a solução para nossos problemas, mas temos que continuar a escalá-las do começo ao fim de nossas vidas. Quando chegarmos ao topo, descobriremos que nada foi difícil, descobriremos novas montanhas para escalar.