Somando às obras Maçonaria 100 Instruções de Aprendiz e Maçonaria 50 Instruções de Companheiro, com esta o autor conclui sua trilogia, facilitando o estudo sobre os três primeiros Graus da Maçonaria Simbólica. São instruções a respeito do Terceiro Grau, o de Mestre Maçom, mas que podem e devem ser lidas pelos Irmãos dos demais Graus, ou por todos os interessados em melhor conhecer sua etapa de evolução na senda maçônica. O autor adota o jogral como sistema de apresentação das instruções, o que contribui para criar agilidade no pensar e falar e aumenta a con¬centração dos integrantes, tanto dos que usam a palavra quanto dos que se instruem. A obra pode ser lida por maçons de todos os Ritos e por aqueles que querem conhecer mais sobre a Maçonaria, que é uma Insti¬tuição plena de simbolismo.
'Mistério, Influência sob governantes políticos, operações secretas, cerimônias ocultas, tudo isso permeia os grupos maçônicos pelo mundo. Pelo menos para grande parte das pessoas e da mídia fascinadas pelas histórias dessa tão antiga sociedade secreta. Afinal, não há nada que incite mais a imaginação do que pessoas que se reúnem de maneira sigilosa para realizar atos que apenas quem pertence ao grupo sabe dizer o que são ou para que servem. A ideia que a maioria das pessoas ainda tem é a de que as sociedades secretas são, em grande parte, compostas por grupos esotéricos e que, na maioria das vezes, elas têm uma associação ou finalidades não divulgadas. Será? Nesta obra esclarecemos algumas dessas informações, viajando pelas escolas maçônicas, raízes históricas, mistérios, disputas, conflitos, leis e cerimônias deste grupo no Brasil e no mundo.
Este oráculo foi criado pelo artista e pesquisadorchileno Patricio Diaz Silva, com base em seus estudos do simbolismo maçônico e tendo como modelo os arcanos do tarô.
Assim, imaginou uma síntese para demonstrar a integração e interação entre esses dois sistemas de autoconhecimento.
O autor também se inspirou nos quatro elementos alquímicos da natureza: Água, Terra, Fogo e Ar, e os utilizou nos quatro naipes do tarô, mostrando que seu simbolismo pode ser reconhecido nas várias facetas dos rituais e dos simbolismos da Ordem, sendo uma delas a cerimônia de iniciação maçônica.
A obra inclui 78 cartas coloridas, sendo 22 dos Arcanos Maiores e 56 dos Arcanos Menores, além do livro explicativo de cada uma delas.
"Curioso sobre a maçonaria? Maçonaria Para Leigos é um best-seller internacional introdutório sobre os maçons, a mais antiga e maior sociedade secreta do mundo. Este guia equilibrado e revelador desmistifica a Maçonaria, explicando desde os elaborados rituais e ritos enigmáticos até os incontáveis símbolos e seus significados. Se você está intrigado pelo mistério que ronda os maçons, prepare-se para conhecer os fatos sobre essa antiga ordem em Maçonaria Para Leigos.
Primeira aula de maçonaria descubra o que é a Maçonaria (e o que não é), faça um curso intensivo da História maçônica desde 1.000 a.C. até os dias de hoje, e compreenda as crenças e filosofia básicas da instituição maçônica
As pedras e argamassa da maçonaria descubra o que acontece em uma Loja maçônica, desde os oficiais e poderes governantes de uma Grande Loja até as cerimônias e rituais da maçonaria
Quem é quem observe os diversos grupos (conhecidos como corpos aliados) dentro da família maçônica: quem participa deles, quem pode se juntar a eles e porquê o fazem
A Maçonaria moderna vislumbre como uma fraternidade bastante antiga e muito sigilosa que advoga fé, moralidade, harmonia e responsabilidade pessoal sobrevive em uma era de isolação e indiferença
Maçons famosos conheça maçons famosos, de personagens históricos, ativistas e cientistas a músicos, atores e atletas"
Muitas pessoas têm curiosidade sobre a existência de sociedades secretas que afirmam ter conhecimento religioso arcano ou esotérico e que o passam por gerações através de adeptos selecionados. Escritores maçons clássicos, incluindo William Preston, Robert Gould, J. S. M Ward, A. E. Waite e W. L. Wilmshurst, escreveram sobre sociedades secretas ligadas ao Templo de Sião. Cada um possui diferentes ideias sobre como o conhecimento místico chegou à Maçonaria. Alguns dizem que a Carta de Larmenius revela uma linha secreta de Cavaleiros Templários Grão-Mestres que sobreviveu até o século XIX. Todos concordam que há uma Loja Secreta ou Casa de Adeptos que continua a ensinar o verdadeiro conhecimento dos mistérios antigos e que a Arte transmite crenças ligadas aos condes de Rosslyn, os Cavaleiros Templários e a Loja-Mãe Kilwinning. O renomado maçom Robert Lomas juntou todos esses ramos de crença de antigos escritores maçons e reescreveu isso originalmente em inglês moderno, a fim de deixar as ideias acessíveis aos leitores de hoje. E, pela primeira vez, ele forneceu um índice abrangente para essas fontes clássicas.
Aqui são apresentadas 50 instruções aos maçons do Segundo Grau, o de Companheiro, mas que podem e devem ser lidas pelos Irmãos dos demais Graus ou por todos aqueles interessados em conhecer melhor essa etapa tão importante da evolução do homem em sua senda maçônica. Trata-se de um trabalho de intensa pesquisa, com o intuito de auxiliar os maçons e as Lojas pertencentes aos vários Ritos. Para facilitar o entendimento, o autor escolheu o jogral como meio de apresentação das instruções, por acreditar que esse método facilita a condução de todas as Luzes das Oficinas para participar nas exposições das instruções aos Companheiros. Isso contribui para a criação de agilidade no pensar e no falar, e aumenta a concentração dos integrantes da Oficina, tanto dos que usam a palavra quanto daqueles que se instruem. Com capítulos que abordam desde o simbolismo mais simples até textos com teor mais filosófico, o autor demonstra que o universo da Instituição tem amplitude incomensurável.
OS POLÊMICOS SEGREDOS DA MAGIA E DA FRANCOMAÇONARIA
O Rei Salomão é a figura central nos rituais secretos da Francomaçonaria e nos ritos proibidos da feitiçaria. As tradições sagradas do Judaísmo, do Cristianismo e do lslamismo se reúnem na pessoa do sábio rei-mago da Israel antiga. A sua presença na história bíblica é um elemento-chave para entender a visão que essas três religiões tão diferentes têm de si mesmas e umas das outras. A história de Salomão e seu magnífico Templo em Jerusalém é a pedra angular da Bíblia, que faz a ligação entre o Antigo e o Novo Testamentos.
Mas será que isso é verdade? Ou será que o mito e a tradição realmente detêm as chaves que liberam mistérios da consciência humana infinitamente mais espantosos do que a História?
Simbolismo do Primeiro Grau
Aprendiz
Eis-nos às voltas com mais uma pérola desse tão dedicado Ir??que é Rizzardo da Camino, tratando da Simbologia dos Graus. Na verdade, os Símbolos são a alma e a vida da maçonaria; foi a forma adotada para preservar conhecimentos e disseminá-los entre os obreiros, grau após grau, até que o mérito pessoal traga o pleno entendimento da arquitetura cósmica.
Tudo tem seu tempo, tudo tem seu lugar! Possam todos os maçons brasileiros beber na inesgotável fonte de conhecimento desse autor que com o maior espírito fraterno o disponibiliza para nós.
Eis uma obra referencial, básica e indispensável para todo Irmão que zele pela sua própria formação, nisso incluindo o perfeito entendimento de tudo quanto existe para ser entendido no universo maçônico e que, mesmo constando em obras e opúsculos diversos, nem sempre é facilmente assimilável ou compreensível. Neste Dicionário Maçônico o Irmão encontrará explicações claras, objetivas, e nem por isso abreviadas ou simplificadas, cerca de 1.500 verbetes necessários à satisfação de sua sede de saber. Como incansável obreiro, o ilustríssimo Irmão Rizzardo da Camino oferece ao leitor, nesta sua obra, que se não é a mais densa, certamente é uma das mais trabalhosas e bem-pesquisadas, a possibilidade de ampliar seus conhecimentos e, pela compreensão clara do que lhe for desconhecido, poder ter um melhor proveito de tudo quanto o universo maçônico tem a oferecer.
Este livro é mais um volume da Biblioteca Maçônica Pensamento, uma coleção de obras maçônicas, com um formato moderno e um projeto gráfico totalmente reformulado, indispensável para todo aquele que deseja compreender a fascinante jornada do Maçom pelos graus que levam à perfeição. Grau máximo entre os graus simbólicos, o Mestre representa a perfeição humana, atingida após a morte de suas paixões e o domínio de seu discernimento mais elevado.
É na lenda de Hiram Abiff, o arquiteto do Templo de Salomão, que o Mestre maçom vai espelhar sua chegada a essa perfeição. Hiram era o "chefe supremo dos obreiros", nas palavras de Jorge Adoum. A difusão maior da Maçonaria, graças a obras como O Símbolo Perdido, de Dan Brown, despertou a curiosidade de muitos a respeito da fraternidade, e com a orientação segura e erudita de Adoum, o leitor estará com um guia fiel.
Neste volume, Jorge Adoum, conduz novamente o leitor ávido de conhecer alguns dos mistérios maçônicos por este que é o quinto grau, o do Mestre Perfeito. Seu principal objetivo neste grau é a meditação interior, como sugere este trecho: "O fim da Maçonaria é que cada homem se conheça a si mesmo e o conhecimento de si mesmo não consiste em estudar anatomia, se bem que a anatomia, para o consciente, é um sublime motivo para a meditação no mistério que conduz à verdade". Além disso, dedica-se a estudar a filosofia da natureza, sendo portanto uma repetição diária, acontecida e realizada no próprio homem.